Administrar as finanças da empresa é uma das atividades mais importantes de qualquer empreendimento, pois está diretamente ligada à saúde financeira do negócio e à sua capacidade de crescer no mercado em que atua.

Sendo assim, para que uma organização consiga manter o bom funcionamento e garantir sua competitividade diante da concorrência, é necessário que ela conte com recursos humanos, principalmente com procedimentos tecnológicos — como uma boa solução de gestão integrada.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos a importância da gestão financeira para o varejo e como o uso de uma solução de gestão pode melhorar diversos aspectos pertinentes a uma das áreas mais importantes do negócio. Acompanhe a leitura para conferir!

Ajuda a entender a realidade da loja

Quando os processos deixam de ser realizados manualmente, por meio de planilhas, para serem gerenciados por uma solução automatizada, a tendência é que as informações sejam centralizadas e se torne muito mais fácil entender a realidade da loja.

Os dados obtidos com o uso de uma solução de gestão financeira são indispensáveis para a tomada de decisões dos gestores do negócio, além de ajudarem a definir metas e a desenvolver um planejamento estratégico.

Faz com que os departamentos caminhem juntos

Uma empresa que pretenda se manter competitiva deve trabalhar em simetria. Ou seja, todos os departamentos que a integram precisam estar devidamente alinhados.

O financeiro é a parte principal dessa simetria, pois ao estabelecer rotinas integradas, ele é capaz de reduzir o índice de erros operacionais que acabam afetando a produtividade da empresa e, por consequência, diminuindo a lucratividade do negócio.

Uma das vantagens de utilizar programas para integrar processos é que esse tipo de solução digitalizada permite o compartilhamento de informações, arquivos e dados em tempo real entre os diversos departamentos da empresa, o que é essencial para reduzir custos e agilizar os processos.

Melhora o controle de estoque

A importância da gestão financeira é evidente quando falamos sobre o controle de estoque da organização, não é verdade? Afinal, o estoque é a base de toda a operação em uma empresa varejista. Gerenciá-lo corretamente garante que as demais áreas funcionem de maneira bem-sucedida.

O controle financeiro por meio de uma solução de gestão integrada, no contexto do gerenciamento do estoque, gera dados sobre a movimentação de produtos no inventário, o giro de mercadorias, entre outros aspectos importantes para manter a gestão financeira em dia.

Otimiza a gestão de custos dos produtos

Saber precificar da maneira correta os produtos no varejo é um dos principais pontos que uma boa gestão financeira deve priorizar. Em outras palavras: é fundamental saber quanto custa cada item do estoque.

Conhecer o preço real de suas mercadorias é importante para calcular o valor de venda e definir a quantidade de produtos que deve ser comprada.

Além disso, saber o custo dos itens é necessário na hora de repassar informações fiscais para a gestão tributária da empresa. Nesse aspecto, qualquer equívoco pode resultar em muitos problemas para o estabelecimento.

Como você pôde conferir neste artigo sobre a importância da gestão financeira, toda a operação se torna muito mais produtiva, ágil e segura quando é realizada com o auxílio de uma solução tecnológica integrada para gerenciar os assuntos ligados às finanças do negócio.

O conteúdo sobre a importância da gestão financeira no varejo foi útil para você? Então, siga-nos no LinkedIn e no Facebook para receber mais conteúdos como este todas as semanas!

Share: