A computação em nuvem é uma das inovações mais benéficas já utilizadas pelas empresas. Nela, é possível hospedar com segurança as informações do seu negócio. Mas, o que realmente garante a segurança de software na nuvem?

Graças ao surgimento de novas soluções de segurança e uma nova geração de provedores de cloud eficientes, essas preocupações podem ser efetivamente tratadas agora. Os novos provedores de serviços de hospedagem em nuvem também são capazes de suportar infraestruturas de TI de empresas de diversas categorias.

A computação em nuvem amadureceu ao longo dos anos, levando ao desenvolvimento de soluções mais seguras e escaladas dinamicamente para cima ou para baixo em resposta à demanda dos clientes. Isto é, a capacidade da hospedagem se ajusta ao tamanho ideal do seu negócio e pode ser facilmente adaptada conforme sua necessidade.

Neste artigo, vamos falar dos recursos de segurança existentes para proteger seus dados, além de mostrar como a segurança em nuvem é benéfica para seus negócios. Confira!

A definição de segurança na nuvem

A segurança de computação em nuvem é o conjunto de tecnologias e políticas baseadas em controle, projetadas para aderir às regras de conformidade, regulamentar e proteger informações, softwares de dados e infraestrutura associados ao seu uso.

O efeito de dados perdidos para a operação da empresa

As empresas reconhecem que a perda de dados representa um risco comercial. Mesmo que um valor monetário não seja atribuído aos dados, os efeitos negativos sobre as operações podem ser significativos.

Em muitos casos, as operações corporativas podem ser tão negativamente afetadas, que os prejuízos se tornam irreversíveis ou, ao menos, muito difíceis de se reverter.

Por isso, a hospedagem em nuvem veio para garantir mais segurança aos dados e evitar possíveis perdas, invasões e ameaças.

Os benefícios da segurança na nuvem

A tecnologia de computação em nuvem oferece vantagens incríveis para os usuários. Estes incluem acessibilidade irrestrita (ou seja, você pode acessar seus dados de qualquer lugar, a qualquer tempo), maior eficiência operacional e escalabilidade sob demanda, para citar apenas alguns.

Os benefícios seguintes das soluções em nuvem estão diretamente associados à segurança:

Minimiza a exposição de dados vitais

Graças a métodos robustos de criptografia e tokenização, a computação em nuvem facilita a segurança de dados confidenciais. As soluções em nuvem oferecem localização remota para armazenar seus dados mais confidenciais, melhorando assim o nível de segurança.

Mitiga os ataques de vírus

Soluções antimalware ou antivírus sofisticadas são capazes de melhorar a segurança dos dados ao proteger os pontos de extremidade das estações de trabalho de várias ameaças. Atualizações regulares e automáticas garantem a segurança dos dados, sem maior preocupação para o seu negócio.

Segurança de backup em nuvem

A virtualização é o maior dom da computação em nuvem. Ele permite o login seguro para acessar dados de locais remotos. Assim, uma facilidade de armazenamento de dados dessa forma pode ser de grande conveniência para acessar dados sensíveis. Soluções de backup em nuvem podem fornecer benefícios consideráveis no caso de qualquer acidente grave.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para baixar nosso e-book gratuito: Soluções de gestão em nuvem no varejo: um guia com os principais benefícios.

 

Share: