Quando um cliente chega na sua loja, física ou online, e não encontra um determinado produto, ele procura no concorrente. Além de perder a venda, este processo pode abalar a confiança do consumidor na sua marca e aumentar os custos de retenção e de fidelização no atendimento ao cliente.

O que é a ruptura de estoque, quais prejuízos e problemas ela pode causar e como pode ser evitada? Que tal ter acesso à 5 atitudes fundamentais para evitar a ruptura de estoque e garantir o bom funcionamento do seu negócio? Confira o nosso artigo!

Quantidade mínima de itens em estoque

Quando você faz o seu inventário e conhece seu volume de vendas, é importante definir o volume mínimo que deve ter de cada item. No seu sistema de gestão de controle, você poderá programar um alerta para avisar quando as mercadorias atingirem a marca pré-definida. Desta forma, você conseguirá programar as suas compras e não correrá o risco de perder clientes por falta de produto e ruptura de estoque.

Previsão e reordenamento

Uma excelente forma de garantir que não haja ruptura de estoque é trabalhar com previsões de venda e reordenamento de produtos. Para tal, você pode pensar em promoções e destaque nos anúncios para alavancar um item específico. No caso de vendas online, é importante mostrar para o consumidor quantos itens disponíveis você tem e até avisá-lo quando um produto estiver disponível.

Redução de erros

A fim de manter o seu inventário preciso, para fins de organização de gerenciamento e para impedir rupturas de estoque, você precisa reduzir possíveis erros. Qualquer coisa para tornar a tarefa de controle mais fácil e rápida para o usuário é essencial! Aqui, uma solução automatizada pode ser uma boa solução.

Programas de incentivo baseados na produtividade e na eficiência dos seus colaboradores também são interessante. Seu time reduzirá erros drasticamente, já que eles saberão que estão sendo recompensados por um bom trabalho executado.

Contagens periódicas

O inventário precisa ser organizado e preciso. Realizar contagens periódicas evita a ruptura de estoque. Estabeleça uma frequência para esta ação e garanta que o seu sistema de gestão esteja abastecido com informações precisas e atualizadas. Uma periodicidade interessante é fazer esta contagem trimestralmente.

Controle de qualidade

É importante que você tenha em sua empresa uma pessoa responsável pelo controle de qualidade. Se itens errados estão sendo retirados, você perde a precisão, o que pode refletir em ruptura de estoque com a falta de produtos esperados. Além disso, você garante a satisfação do seu cliente, que receberá um produto adequado às expectativas daquela compra.

Ruptura de estoque é um inimigo nas vendas! Na prática, o consumidor fica frustrado e o faturamento do seu negócio é prejudicado.

O cliente, a princípio, pode até comprar de outra marca ou depois voltar a negociar com a sua empresa. Mas se a falta de produtos for frequente, o consumidor desistirá da sua loja. Por isso, é fundamental integrar o setor de compras com o estoque, ter um estoque organizado, manter inventários atualizados e ter um controle rígido de entrada e saída de mercadorias.


 

Rupturas são um grande problema para a sua empresa? Como você lida com elas? Se você precisa de ajuda, a INFOX tem a solução ideal para o seu negócio e conta com especialistas para auxiliá-lo na gestão do seu varejo.

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