SAIBA COMO GERENCIAR OS DADOS DE CLIENTES COM SEGURANÇA

Gestão do Varejo


            SAIBA COMO GERENCIAR OS DADOS DE CLIENTES COM SEGURANÇA

Você já parou para pensar na infinidade de dados de clientes que as empresas costumam gerar por dia? Dependendo do segmento de atuação, esse número pode ser muito alto.

Mas, independentemente da quantidade, a proteção de informações sigilosas é um assunto que deve ser tratado com profissionalismo e segurança. Dados financeiros, de fornecedores ou clientes, além de outras informações importantes como contábeis e estratégicas, são alguns exemplos daquilo que não podem vazar de modo algum.

Se o seu varejo conta com uma solução de gestão cuja hospedagem não é em nuvem, isto é, ainda precisa de uma infraestrutura física local, é importante analisar as questões levantadas neste artigo.

Quer saber melhor por que e como gerir os dados de clientes? Então, continue lendo e descubra quais passos seguir.

A importância do gerenciamento dos dados de clientes

A relevância da segurança da informação para as empresas é incontestável. Isso porque, cada vez mais, os gestores percebem que tais dados são preciosos para o crescimento do negócio e para a disputa com a concorrência.

São incontáveis os dados que giram diariamente dentro de uma empresa, tratando a respeito de negócios, clientes, aspectos financeiros, entre outros. Por isso, a Segurança da Informação costuma se basear em três pilares essenciais na hora de garantir a salvaguarda: integridade, confidencialidade e disponibilidade.

Cadastro dos clientes atuais

Pense na importância do cadastro de seus clientes atuais para a gestão eficiente do seu negócio. É fundamental manter dados pessoais, e-mail, telefone, endereço, últimas compras e pedidos feitos pelo consumidor.

Esse tipo de conhecimento tem extrema relevância na definição de seu público-alvo. Sendo assim, ele reflete a necessidade da existência de um banco de dados bem gerenciado.

Benefícios

Quanto mais cruzamentos inteligentes você puder fazer com os informações disponíveis, mais eficazes serão suas estratégias de marketing para a fidelização e atração de clientes. E não para por aí. Gestores terão o caminho aberto para:

  • aprimorar a gestão do estoque (buscar seu ponto de equilíbrio);
  • criar alternativas atrativas que estimulem suas vendas a partir de dados históricos;
  • calcular o valor do tíquete médio e estabelecer ações para melhorá-lo;
  • planejar táticas mais eficazes para o negócio.     

Portanto, ter um banco com os dados dos clientes é o primeiro passo para quem deseja evoluir nesse sentido. Mas isso não é o suficiente para impulsionar o crescimento de uma loja e gerar mais receita. 

Um bom gerenciamento das informações em plena era da informatização exige as práticas que vamos abordar a seguir. Acompanhe.

A necessidade de manutenção das normas de confidencialidade

Não podemos nos esquecer de citar a confidencialidade. É imprescindível que sua loja disponha de práticas e técnicas para que as informações protegidas permaneçam apenas dentro da organização.

Para isso, você pode criar um termo de confidencialidade, determinando normas (e penalidades) e coletando a assinatura de cada funcionário. Há empresas que são mais rígidas, impedindo a cópia dos dados de seus computadores para pen drives ou até o uso de dispositivos móveis no momento do trabalho.

Nesse caso, as permissões e coibições devem ser explicitadas em uma política amplamente divulgada. O foco é evitar o vazamento e, até mesmo, o roubo de informações corporativas.

As principais vantagens do armazenamento em nuvem

Agora que você já entendeu a importância de gerenciar as informações em sua empresa, chegou a hora de falarmos sobre como é possível armazená-las da melhor forma. Afinal de contas, os dados podem ser gerados diariamente, ganhando cada vez mais importância no negócio.

Com o mercado em plena ascensão tecnológica e as inovações que estão transformando o varejo, o armazenamento em nuvem, que dispensa investimento em infraestrutura local tornou-se um excelente aliado para a varejista. Confira suas vantagens:

Praticidade e segurança

O armazenamento de dados em nuvem é a solução mais segura, prática e acessível para quem trabalha com informações estratégicas, dispensando o investimento em servidores — que costumavam ocupar espaço interno e envolviam gastos periódicos com manutenção.

Com os serviços de armazenamento em nuvem, conhecidos como Cloud Computing, os dados geridos são guardados integralmente sem que ocupem espaço físico. Para tanto, é usado um ambiente 100% online, que pode ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo com conexão à Internet.

Confiabilidade

Esse conjunto de funcionalidades está disponível para empresas de todos os tamanhos, com preços adequados à necessidade da empresa com investimento menor em manutenção (se comparado à infraestrutura local). Dessa forma, é possível assegurar a disponibilidade integral dos dados de clientes com segurança e sigilo.

Portanto, um sistema confiável de Cloud Computing é a melhor opção para quem deseja trabalhar com proteção digital completa, mas sem muitas complexidades.


QUER SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO? Então clique aqui e baixe nosso e-book “Soluções de gestão em nuvem no varejo: um guia com os principais benefícios”.


O poder dos backups frequentes

Quando o assunto é o armazenamento de conceitos e referências, o backup não pode ficar para trás. Quem nunca ouviu falar de falhas no equipamento ou invasões em computadores causadas por vírus? Esse tipo de eventualidade acontece e, caso você não tenha um backup do banco de dados, pode perder seus dados!

Para garantir a eficácia do backup, invista na frequência  — se possível, automaticamente e todos os dias. Assim, se você enfrentar problemas no servidor, como atualizações que falharam ou uma simples perda de energia elétrica, poderá recuperar as informações sem estresse.

Por fim, vale lembrar que os sistemas em nuvem estão cada vez mais inteligentes e espaçosos para quem precisa armazenar um volume de dados considerável. No caso da solução da INFOX, o serviço de backup é um adicional incluso.

Se você enxerga na proteção dos dados de clientes um ponto de partida para organizar melhor os processos de gestão da sua loja, que tal conhecer as soluções da INFOX para o varejo? Trabalhamos com você desde o diagnóstico das operações até a implantação dos melhores processos. Entre em contato conosco!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.