Tradicionalmente, o setor de compras era responsável pela função exclusiva de comprar, não estando envolvido nos demais processos. Com a evolução estratégica das empresas, passou-se a perceber quão importante é a participação dos compradores no controle de estoque da organização. Uma gestão de compras mais eficiente pode garantir maior eficácia e agilidade nas operações efetuadas pelas corporações, o que passa a ser considerado altamente competitivo.

Quais são os pontos importantes acerca da relevância do setor de compras na gestão do estoque? Confira o nosso artigo de hoje!

Flutuações na demanda

Muitas vezes, a previsão de demanda de um produto não é precisa. Há sempre uma pequena diferença entre a previsão de demanda e demanda real. Por este motivo, sempre há chances de flutuações na procura de um material.

Estas flutuações podem ser ajustadas com a participação efetiva do setor de compras, que trabalhará para um controle de estoque adequado, protegendo a empresa de tais flutuações.

Melhores serviços aos clientes

Se a empresa mantém uma gestão e controle de compras adequados à sua demanda média, ela tem capacidade de entregar suas encomendas em tempo. Assim, o controle de estoque aparado pelo setor de compras, ajuda a empresa a entregar as mercadorias no momento certo, conforme acordado com os clientes.

Continuidade das operações de vendas

Um setor de compras atuando na gestão de estoque e um controle adequado ajuda a manter a continuidade das operações de venda. Isso, porque mantém um bom fluxo de entrada e saída de mercadorias.

Reduz o risco de perda

Um controle de estoque adequado ajuda a reduzir o risco de perda devido à obsolescência ou a deterioração dos itens. Com um setor de compras integrado às práticas de gestão, aquisições desnecessárias não são feitas e entregas podem ser parceladas de acordo com a real necessidade da organização.

Além disso, o setor de vendas poderá direcionar seus esforços para a venda dos itens de baixa movimentação. Assim, as chances de perdas de produtos estocados é reduzida.

Garante o uso o eficaz de capital de giro

Um controle de estoque adequado ajuda a fazer uso eficaz de capital de giro. Controle de estoque ajuda a manter a quantidade certa de estoques de materiais e componentes. Portanto, o capital de giro não será bloqueado em excesso de estoque.

Evita a duplicação de compras

O setor de compras integrado com o controle de estoque evita duplicações de aquisições ou compras desnecessárias. Este departamento fará todo o aquisitivo para a organização de forma completa, não podendo nenhum outro departamento realizar aquisições.

Os níveis de estoque, controle e a gestão de compras são afetados por vários fatores como, por exemplo, serviço ao cliente, a incerteza da demanda e da flexibilidade da cadeia de suprimentos. Integrar estes setores fará com que a eficiência e a eficácia operacionais sejam maiores.

Como funciona a gestão de compras e o controle de estoque na sua organização?  Há muitas perdas ou o estoque funciona integrado com a gestão de vendas? Compartilhe com a INFOX as suas experiências e dúvidas pelos comentários ou preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Share: