As técnicas de merchandising são fundamentais em qualquer plano de marketing para as lojas, uma vez que as ações no ponto de venda (PDV) se responsabilizam por grande parte das conversões em vendas.

Há várias maneiras de trabalhar com dispositivos para oferecer mais destaque a uma loja ou produto específico. Em um mercado lotado de opções, o conhecimento da técnica pode fazer a diferença. É preciso sensibilidade para entender o local onde o consumidor pretende tomar a decisão de compra, dispondo de possíveis truques na intenção de fazer com que a sua oferta seja abocanhada.

Neste artigo, você conhecerá 5 técnicas de merchandising para atrair mais clientes e influenciar nas decisões de compra dos consumidores. Acompanhe!

1. Utilize a regra de três

Para exibir os produtos no PDV, a regra de três é uma das técnicas mais interessantes. Trata-se da organização dos nichos de exposição com conjuntos de três peças. Nossos olhos são mais propensos a perceber o movimento. Por isso, quando os produtos aparecem estáticos e simétricos, as pessoas tendem a dar menos atenção.

Na hora de empilhar mercadorias, pense no formato de pirâmide. Você pode conduzir o olhar das pessoas para um ponto focal (o topo), fazendo com que sigam para os níveis inferiores.

2. Estimule os sentidos

Quem visita sua loja precisa ter uma experiência sensorial que estimule todos os sentidos. Portanto, nada de focar apenas no que os clientes podem ver. Invista, por exemplo, em um aroma característico para que o visitante relacione o cheiro ao seu produto.

Quando for decorar, tenha cuidado com o tom das cores para não causar sensações indesejadas. A audição também merece atenção especial: selecione músicas de modo a tentar se aproximar do gosto do seu público.

3. Garanta que o item seja visto várias vezes

O facing é uma técnica famosa de visual merchandising que consiste na quantidade de vezes que um produto deve ser mostrado ao cliente. Vale lembrar que você precisa convencer as pessoas utilizando persuasão estratégica.

Lojas de roupas, por exemplo, organizam os cabides repetindo o mesmo modelo cerca de quatro vezes até que um novo item seja apresentado na arara. Percebe como vale a pena encontrar uma medida interessante para a repetição?

4. Utilize o cross merchandising

Essa técnica serve para induzir a venda de um produto que estava fora do interesse inicial do cliente. Ele está analisando modelos de tênis de corrida e, de repente, esbarra em sugestões de meias esportivas na promoção. Já parou para observar como esse episódio é frequente em lojas?

Para aumentar a venda de produtos que não estavam programados nas compras dos clientes, a melhor opção é apostar no estímulo por associação. O impulso ou conveniência contribuirão para que uma nova mercadoria seja levada.

5. Guie o cliente com a iluminação

A iluminação pode funcionar como um verdadeiro guia de compra para o cliente. Basta você pensar que pode criar pontos focais com luzes diferenciadas, destacando itens específicos e sugerindo compras.

A iluminação é responsável por refletir não só o posicionamento da marca, mas também a sensação que a loja quer emitir, entre outros efeitos.

E aí? Gostou de conhecer nossas dicas sobre como aproveitar técnicas de merchandising para aumentar o seu tíquete médio? Esperamos que possa colocá-las em prática para garantir o máximo possível de retorno financeiro.

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