Business Intelligence (BI) — ou, em português, Inteligência de Mercado — é uma dessas expressões do mundo dos negócios que se espalharam rapidamente.

Por isso, a atenção para o seu uso e significado deve ser redobrada. Sinônimo de decisões estratégicas, o BI já rendeu resultados positivos em diversas companhias.

Se você deseja entender tudo sobre Business Intelligence, seus benefícios e se a sua empresa deve adotá-lo, não deixe de conferir as informações que reunimos para você!

 

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é um termo que se refere a uma variedade de softwares usados para analisar os dados de organizações. Como disciplina, inclui:

  • o levantamento de dados;
  • os processamentos analíticos;
  • os questionários;
  • a emissão de relatórios. 

Em outras palavras, o BI é toda a tecnologia empregada com a finalidade de visualizar, investigar e monitorar informações que possam servir para a tomada de decisões por parte dos gerentes, executivos e stakeholders de uma organização.

Podemos dizer, então, que as soluções em Business Intelligence objetivam descobrir e analisar as informações, a fim de torná-las acessíveis aos decisores dos mais diversos níveis da organização. Assim, esses poderão acessar, compreender, analisar e agir com muito mais rapidez e eficiência.

Por que os dados são tão importantes?

Como dissemos, o Business Intelligence tem como objetivo transformar dados brutos em um conjunto de informações que faça sentido. Mas por que devemos dar tanta atenção a tais informações? 

Primeiramente, elas são essenciais, porque justificam todas as tomadas de decisões de uma empresa, alicerçando-as em fatos reais e concretos. Desse modo, é possível realizar uma análise ampla da conjuntura do negócio e implementar estratégias que têm muito mais chances de sucesso.

Qual a contribuição do BI para o dia a dia do negócio?

As empresas utilizam o Business Intelligence para aprimorar o processo de tomada de decisões, cortar custos e identificar novas oportunidades de mercado.

Além disso, a partir dessas soluções tecnológicas, as empresas identificam os processos ineficientes e aqueles que precisam de manutenção. 

Dessa maneira, o BI permite que os tomadores de decisões e os colaboradores tenham um conhecimento mais amplo e sólido sobre o negócio, seu desempenho, o mercado que ele está inserido e até mesmo, a respeito das previsões sobre o futuro da organização.

Quais são os benefícios do Business Intelligence?

Com as ferramentas de BI, o levantamento e a análise de dados foram democratizados. Assim, gestores e outros profissionais podem acessar informações relevantes de maneira independente, sem necessitar tanto de uma equipe de TI para gerar relatórios complexos.

Entretanto, há muitos outros benefícios que a implantação do Business Intelligence pode trazer à organização. Vejamos alguns deles!

1. Basear suas decisões em fatos reais

Um dos maiores mitos do mundo dos negócios é o da empresa bem-sucedida que é gerenciada por bons instintos. De fato, empreendedores necessitam de um bom faro para encaminhar os seus negócios na direção certa, mas esse olhar diferenciado exige, também, muitas pesquisas, levantamento e análise de dados para que resulte em decisões certeiras.

Nesse sentido, o Business Intelligence fornece dados precisos, atualizados em tempo real, bem como recursos para levantar tendências — o que proporciona a tomada de decisão com base em fatos reais.

2. Fornecer respostas rápidas às questões sobre o negócio

Outro grande incentivo para utilizar o BI é que ele fornece respostas imediatas às questões relacionadas ao negócio.

Dessa forma, você pode tomar decisões rápidas baseadas nessas informações sem ter que esperar pela formação e emissão de relatórios completos.

3. Facilitar previsões e minimizar riscos

Um importante uso para uma plataforma de BI é prever os resultados de uma ação para os negócios. Trata-se de uma tendência emergente, chamada análise prescritiva, possibilitada pelo armazenamento de dados. Com ela, é possível identificar padrões e traçar sugestões para agir preventivamente. 

Essa ação preventiva, por sua vez, faz com que os riscos sejam minimizados de maneira muito significativa. Afinal, se a decisão tem o respaldo de dados concretos, a ameaça de eles darem errado é incrivelmente reduzida. Assim, a empresa consegue permanecer estável e empregar campanhas com muito mais chances de sucesso.

4. Fidelizar seus clientes

Ter uma plataforma de BI permite que a sua organização tenha um olhar mais atento às demandas do mercado. Com essas informações, você pode oferecer produtos e serviços que vão ao encontro dos interesses de seus clientes, mantendo-se um passo à frente da concorrência. 

Dessa forma, em vez de realizar campanhas cujas divulgações são massificadas e pulverizadas, sua empresa passa a fazer uma publicidade muito mais refinada e segmentada. Isso acarreta em um maior conhecimento a respeito do público-alvo, seus objetivos e suas necessidades.

5. Aprimorar seu processo de vendas

Plataformas de Business Intelligence permitem que você use os dados obtidos sobre a sua clientela para aprimorar processos de vendas. Afinal, com a abordagem correta, você consegue sensibilizar o consumidor no momento certo!

6. Administrar o estoque

Uma solução de BI ajuda no controle de estoque, permitindo que você encomende produtos na hora certa.

Dessa maneira, seus consumidores encontrarão o que procuram no momento ideal, e você evitará mercadorias paradas e, consequentemente, perda de dinheiro.

7. Reduzir o estresse dos gestores

Pequenos detalhes podem levar um tempo precioso dos gestores, que necessitam desenvolver também uma visão global. Uma solução de BI permite que os gestores esbocem o que é preciso para uma performance de excelência. Além disso, ele facilita a obtenção de informações sobre a produtividade do negócio, o que otimiza a tomada de decisão.

Depois dos gestores, os vendedores são os maiores interessados em uma solução de BI. Afinal, eles estão em constante busca por formas de abordar os clientes no momento certo.

8. Aumentar seus lucros

Frente a todos esses benefícios que o BI pode trazer para a sua empresa, não podemos deixar de mencionar um que é crucial: o aumento dos lucros do negócio.

Isso porque as soluções em Business Intelligence amparam os gestores no sentido de deixar mais claro o que está e o que não está funcionando devidamente dentro da organização. Em vista disso, no momento em que o esforço é canalizado para desenvolver projetos que possuem maior rendimento, o capital recebido pela organização passa a ser bem maior.

Dessa maneira, por meio de ações mais eficientes e resultados mais sólidos da gestão dos dados da empresa, a organização passa a ter instrumentos mais expressivos para um desenvolvimento consistente e contínuo.

Como saber tudo sobre Business Intelligence?

Agora que já vimos o que é e quais são os benefícios do Business Intelligence, devemos ficar atentos ao seguinte ponto: sua implementação necessita de mudanças técnicas e culturais em toda a organização. Nesse sentido, gestores precisam assegurar-se de que a obtenção de dados está sendo feita de forma clara e consistente, a fim de que todos possam utilizar com clareza as informações. 

Além disso, compartilhar é essencial para o sucesso da implementação de BI. Todos os envolvidos no processo precisam ter acesso completo às informações para modificar a forma como eles operam. Afinal, transparência e BI andam juntos! 

Se você gostou desse texto e deseja saber mais a respeito, fale com nosso consultor especializado e veja como podemos auxiliar o seu negócio! CLIQUE AQUI!

 

 

Salvar

Share: