Os meios de pagamento eletrônico são soluções disponíveis no mercado para que sejam feitas compras em lojas presenciais ou na internet sem que o consumidor tenha dinheiro na mão. Isso pode acontecer por meio dos cartões de crédito e débito.

Alguns negócios optam por inovar e oferecer aos seus clientes um cartão próprio da loja, em que são agregados benefícios (como os programas de fidelidade) e, ao mesmo tempo, o lojista consegue diminuir o custo de trabalhar com o dinheiro físico (que pode chegar até a 1% do valor total movimentado) .

Além dessas, existem outras vantagens. Para saber quais são elas, continue a leitura!

1. Redução das chances de fraude e aumento da segurança

Quem tem uma loja física e trabalha com dinheiro na mão sabe que corre o risco de ser assaltado. Dessa forma, esse tipo de método torna o seu negócio mais visado por pessoas mal intencionadas. Isso pode gerar uma insegurança à integridade física do seu pessoal e uma instabilidade financeira no seu comércio.

Trabalhar apenas com dinheiro, carnês e cheques também pode ocasionar um menor controle financeiro da operação, principalmente em relação à inadimplência. Usando um meio de pagamento eletrônico, a gestão torna-se muito mais eficiente e integrada, tornando o seu negócio mais estável no mercado.

2. Aumento da praticidade

Uma empresa que não oferece meios eletrônicos de pagamento corre o risco de ver o seu cliente indo embora. Afinal, as pessoas buscam por facilidade na hora de fazer as compras —, e oferecer essa possibilidade é uma excelente maneira de descomplicar e diminuir a burocracia na hora de atender o consumidor.

3. Maior controle

O seu cliente, provavelmente, enxerga o controle como uma grande vantagem ao usar meios de pagamento eletrônico. No histórico da fatura, conseguem ver exatamente quais foram as compras feitas e o valor de cada uma delas. Assim, podem se certificar de que nada foi realizado sem a autorização deles.

O controle também é uma vantagem muito grande para o dono do comércio. Você vai ter como verificar com mais facilidade:

  • faturas geradas;
  • quais clientes precisam ser cobrados (e estabelecer padrões de cobrança);
  • uma análise mais apurada para concessão de crédito;
  • relatórios financeiros que ajudam a administrar a sua loja.

4. Redução no tempo de atendimento

Outra vantagem em oferecer aos seus clientes meios de pagamento eletrônico é que vai conseguir diminuir o tempo de atendimento em sua loja. Trabalhar apenas com dinheiro exige que seja feita a contagem em cada uma das compras, tanto por parte do caixa como do cliente. Usando essa solução, o valor cobrado é automatizado, fazendo com que o consumidor ganhe tempo.

Além disso, trabalhar com o crediário exige (habitualmente) a análise de crédito a cada nova emissão de carnê, diferentemente da oferta a partir do cartão próprio da loja — pois essa análise é feita na solicitação do cartão, sendo mantido um limite seguro de crédito ao cliente para demais compras na loja.

Esta margem, naturalmente, pode ser revista a qualquer tempo pelo gestor do negócio, uma vez que todas as parametrizações são adaptadas à realidade da empresa.

5. Maior atração de clientes

Se você fosse um cliente e precisasse efetuar uma compra, quais as probabilidades de optar por lugares que permitem um pagamento eletrônico? Conforme mencionado no início do texto, a prática é benéfica também por permitir o pagamento sem que o consumidor tenha o dinheiro em mãos.

Isso é algo muito comum de acontecer atualmente: as pessoas optam por pagamentos via crédito ou débito, já que essa forma é mais prática. Então, se a sua empresa não estiver preparada para atender essa grande maioria de consumidores, certamente, isso vai servir como um fator de retração. Com o mercado competitivo, você pode não ter uma segunda chance de conquistar essa parcela perdida.

6. Maior comodidade e flexibilidade para a empresa

Claro que não é só o comprador que encontra mais comodidade com os meios de pagamento eletrônico. Por exemplo, o pagamento que não é feito dessa forma exige o trabalho manual de contar as notas, conferir o caixa e realizar depósitos em banco. Isso oferece mais trabalho para a empresa e ainda gasta mais tempo — como tempo é dinheiro, há um gasto duplo.

Porém, não é simplesmente o processo de lidar com o dinheiro que é trabalhoso. A necessidade de contabilizar esses valores pode tornar a sua contabilidade mais lenta, já que há mais trabalho. Quando o pagamento é eletrônico, esse valor vai direto para uma conta, o que dispensa a contabilidade.

7. Oportunidade de se preocupar com questões estratégicas do negócio

Como você já percebeu, introduzir meios de pagamentos eletrônicos no seu negócio reduz os custos e o tempo de determinadas operações. Com isso, você tem mais oportunidade de investir e se preocupar com questões estratégicas que vão impactar no crescimento do seu negócio.

Já pensou em criar um canal de vendas pela internet? Essa possibilidade pode ser aplicada até em estabelecimentos menores, desde que faça seu tipo para o seu segmento, produto ofertado e características do público-alvo.

Além disso, outra possibilidade estratégica que pode ser pensada é a integração de pagamentos com o modo on-line para vender produtos pela internet. Esse tipo de comércio exige uma mão de obra e infraestrutura mais enxuta — por isso, ele pode terminar sendo mais lucrativo. Uma outra vantagem é que você pode negociar com todo o Brasil e, assim, aumentar sua abrangência de atuação.

Diferentemente da gestão por meio de uma financeira, os meios de pagamento eletrônico podem impulsionar a receita recorrente da loja, a partir de taxas e encargos provenientes da operação do cartão, além de ofertar aos usuários serviços financeiros interessantes, como seguro atrelado ao cartão, recarga de celular, entre outros. Não fique para trás no seu negócio e adote diferenciais como esses agora mesmo!

Gostou de conhecer estas sete vantagens da utilização de meios de pagamento eletrônico? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar você!

Share: