Os meios de pagamento eletrônico são soluções disponíveis no mercado para que sejam feitas compras em lojas presenciais ou na Internet sem que o consumidor tenha dinheiro na mão. Isso pode acontecer pelo uso de cartões de crédito e débito.

Algumas lojas optam por inovar e oferecer aos seus clientes um cartão próprio da loja, em que são agregados benefícios, como os programas de fidelidade, e ao mesmo tempo, o lojista consegue diminuir o custo (que pode chegar até a 1% do valor total) de trabalhar com o dinheiro físico, ou seja, o papel moeda.

Além destes benefícios citados, é possível encontrar mais alguns? Para ver estas vantagens, continue lendo o nosso artigo, você não vai se arrepender!

1. Segurança

Quem tem uma loja física e trabalha com dinheiro na mão sabe que corre o risco de ser assaltado, tanto em seu estabelecimento como na rua quando precisar ir ao banco fazer depósitos. Isso pode gerar uma insegurança à integridade física do seu pessoal e uma instabilidade financeira no seu comércio.

Trabalhar apenas com dinheiro, carnês e cheques pode ocasionar um menor controle financeiro da operação, principalmente, em relação à gestão da inadimplência. Usando um meio de pagamento eletrônico, a gestão torna-se muito mais eficiente e integrada, tornando o seu empreendimento mais estável no mercado.

2. Praticidade

Um empreendimento que não oferece meios eletrônicos de pagamento corre o risco de ver o seu cliente indo embora. As pessoas procuram por facilidade na hora de fazer as compras. E oferecer essa possibilidade é uma excelente maneira de descomplicar e diminuir a burocracia na hora de atender o consumidor.

3. Controle

O seu cliente, provavelmente, enxerga o controle como uma grande vantagem ao usar meios de pagamento eletrônico. No histórico da fatura conseguem ver exatamente quais foram as compras feitas e o valor de cada uma delas. Assim, podem se certificar de que nada foi feito sem a autorização deles.

O controle também é uma vantagem muito grande para o dono do comércio. Você vai ter como verificar com mais facilidade:

  • o recebimento das faturas e acordos;

  • quais clientes precisam ser cobrados (e conseguirá colocar uma configuração para isso);

  • uma análise mais apurada para concessão de crédito;

  • relatórios financeiros que ajudam você a administrar a sua loja.


Cartão próprio da loja (private label)
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4. Redução no tempo de atendimento

Outra vantagem em oferecer aos seus clientes meios de pagamento eletrônico é que vai conseguir diminuir o tempo de atendimento deles em sua loja. Trabalhar apenas com dinheiro exige que seja feita a contagem em cada uma das compras, tanto por parte do caixa como pelo cliente. Usando essa solução o valor cobrado é automatizado, fazendo com que o consumidor ganhe tempo.

Além disso, trabalhar com o crediário exige (habitualmente) a análise de crédito a cada nova emissão de carnê, diferentemente da oferta a partir do cartão da loja, pois a análise é feita na solicitação do cartão, sendo mantido um limite seguro de crédito ao cliente para demais compras na loja.

Esta margem, obviamente, pode ser revista a qualquer tempo pelo gestor da loja, uma vez que todas as parametrizações são adaptadas à realidade do negócio.

Diferentemente da gestão por meio de uma financeira, se a operação for administrada internamente — a partir da tecnologia de uma processadora de cartões —, esta nova modalidade de crédito pode impulsionar a receita recorrente da loja, a partir de taxas e encargos provenientes da operação do cartão, além de serviços financeiros que podem ser ofertados para os usuários, como seguro atrelado ao cartão, recarga de celular, entre outros.

Gostou de conhecer estas quatro vantagens da utilização de meios de pagamento eletrônico? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudar você!

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