Ser empreendedor é algo desafiador, especialmente quando é necessário gerenciar um ou vários negócios, além de ter que se preocupar com o modo de receber os pagamentos dos consumidores.

Os avanços tecnológicos, entretanto, têm ajudado os lojistas a superarem os obstáculos e estão os deixando cada vez mais preparados para fornecer um excelente serviço ou produto.

Já foi o tempo em que os consumidores só tinham uma forma de pagarem por suas compras, e, hoje, isso mudou drasticamente. Atualmente, já é possível comprar utilizando mais de um meio para saldar seus compromissos. 

Por isso, os lojistas precisam conhecer bem a sua audiência, além de escolherem quais serão os meio de pagamentos utilizados em suas lojas, sejam físicas ou virtuais.

Neste artigo, falaremos sobre a importância e os impactos que esses meios de pagamento têm em seu negócio, além de apresentar os mais utilizados. Confira!

A grande variedade de meios de pagamento

Hoje em dia, por causa do avanço tecnológico, está ficando cada vez mais fácil e diversificado realizar um pagamento de uma compra, seja em uma loja física ou digital.

Existem vários meios de pagamento disponíveis no mercado como: cartão de crédito, cartão private label, cartão pré-pago, entre outros.

No Brasil, existem vários consumidores que realizam suas compras normalmente sem terem vínculo com bancos. Os clientes desbancarizados precisam de um olhar mais atento.

A grande razão é a digitalização dos serviços financeiros, que não exigem que o cliente tenha algum tipo de associação bancária.

O impacto dos meios de pagamento no seu negócio

Por outro lado, os meios de pagamento podem ter um impacto significativo no faturamento do seu negócio, e isso se deve a algumas taxas cobradas por alguns serviços.

Certas bandeiras de cartão de crédito oferecem taxas entre 2% e 5% por venda feita de maneira à vista, ou seja, pago em única parcela. Já para mais parcelas, a taxa poderá chegar até 10%. O cartão de débito gira em torno de 4% por venda efetivada.

Já para os pagamentos com o boleto bancário, podem ser encontradas taxas que giram em torno de R$ 1 a R$ 10 por venda efetivada. Alguns bancos, entretanto, fornecem pacotes para um determinado número de emissões por um determinado valor.

Mas há uma alternativa para atrair clientes para sua loja, evitar o pagamento de taxas a terceiros e, ainda, lucrar com a operação, que é por meio da gestão interna do cartão próprio da loja.

Nesta modalidade, a loja fica responsável pela gestão da operação, a partir do uso de uma solução tecnológica que faça o processamento dos cartões (como é o caso da INFOX). Desta maneira, toda a receita recorrente proveniente desta operação fica exclusivamente com a loja.

Os meios de pagamento mais utilizados

Uma vez entendido como as taxas e comissões podem ter um impacto no seu negócio, elas precisam ser analisadas antes de serem utilizadas em sua empresa.

No tópico anterior, foi possível verificar alguns meios de pagamento, mas falaremos um pouco mais sobre eles. Confira:

Cartão de crédito e débito

Não podemos deixar de falar dessas duas maneiras muito utilizadas atualmente, e isso se deve à praticidade. O crédito permite parcelar a compra em várias vezes e isso tranquiliza o consumidor quanto ao pagamento.

Segundo o último levantamento feito pelo Banco Central, os números de transações com cartões de crédito e débito foram de 6,4 bilhões e 7.9 bilhões, respectivamente.

Crediário

Trata-se de um meio de pagamento bastante tradicional no comércio brasileiro, que se baseia na concessão de crédito direto ao cliente.

Para o consumidor final, o crediário é uma categoria que dá mais conforto aos pagadores, visto que mensalmente será cobrado um valor fixo.

Para você, lojista, é a oportunidade de obter liquidez e atrair ainda mais consumidores. No entanto, é importante pensar na modernização desta operação, promovendo mais agilidade e dinamismo ao negócio.

Private Label

Essa é uma categoria que pode ser bem valiosa para sua empresa, já que se trata de um cartão da própria loja.

O que deixa esse meio de pagamento tão especial? A possibilidade de ofertar benefícios exclusivos para os seus consumidores, além de fornecer dados pertinentes aos lojistas, que o ajudarão a entender ainda mais sua audiência.

Agora que você compreendeu o que são os meios de pagamento, já poderá optar pelo mais indicado para o seu negócio. O essencial é que sua clientela tenha uma boa experiência e se sinta segura na hora do pagamento.

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