4 DICAS PARA FAZER O PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

4 DICAS PARA FAZER O PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
3 minutos para ler

O planejamento financeiro desempenha um papel muito importante dentro de um negócio. Ele é responsável por direcionar as ações que devem ser colocadas em prática, de acordo com os limites de gastos estabelecidos. Em suma, podemos afirmar que nele conterão informações valiosas que visam otimizar os investimentos da empresa, direcionado os recursos de maneira estratégica.

O planejamento também é importante para garantir um bom controle financeiro, possibilitando ao gestor ter um domínio eficiente sobre as entradas e saídas para não ter problemas no futuro por conta de um desequilíbrio nas finanças.

E você, precisa otimizar o planejamento financeiro na sua loja de material de construção? Então leia este artigo até o final porque vamos dar 4 dicas muito importantes sobre o assunto. Acompanhe!

1. Registre todas as operações

Registrar todas as operações, tanto entradas quanto saídas, é o primeiro passo para ter um planejamento financeiro eficiente. Essa prática é importante para que o gestor possa ter a certeza de que as informações que ele tem em mãos são condizentes com a realidade de sua empresa. 

Além disso, por meio desse registro é possível verificar se a empresa tem dívidas acumuladas e, também, analisar o nível de inadimplência de seus clientes.

2. Trabalhe com indicadores financeiros

Os indicadores financeiros ajudam a orientar a tomada de decisão do gestor, mensurando os resultados de cada estratégia utilizada. Esses indicadores proporcionam uma visão mais ampla dos acertos e erros da empresa durante um determinado período.

Em suma, podemos afirmar que essas métricas transformam dados em oportunidades de crescimento. Entre as principais, podemos citar:

  • CAC (Custo de Aquisição por Cliente): mostra quanto foi gasto para conquistar cada cliente da loja de material de construção;
  • ROI (Retorno sobre Investimento): mostra se o valor investido trouxe resultados positivos para o negócio.

3. Tenha atenção ao nível de endividamento

O fato de a empresa necessitar recorrer a empréstimos para estabilizar suas finanças não é um problema tão grande. O perigo se desencadeia quando há um descontrole desse tipo de ação, que faz com que a empresa aumente seu nível de endividamento. Nesse sentido, esteja atento à quantidade de juros e empréstimos que são pagos todos os meses e, se necessário, trace estratégias para não precisar mais recorrer a esse tipo de “solução”. 

4. Faça uso da tecnologia

O uso de soluções tecnológicas acelera a produtividade e permite que os processos sejam executados com mais precisão e qualidade. Quando falamos em planejamento financeiro, a tecnologia pode ser usada para auxiliar no registro acertado das informações, gerar relatórios, manter os dados financeiros em ordem, entre outras funcionalidades importantes.

A solução da INFOX, por exemplo, alinha o planejamento financeiro com as exigências tributárias e fiscais, eliminando, assim, os processos burocráticos que tomam muito tempo da equipe.

O planejamento financeiro é muito importante para direcionar as suas decisões e potencializar seus investimentos. Além disso, ele permite a análise da necessidade de redução de gastos e ajuda a identificar outros gargalos que podem prejudicar o bom desenvolvimento da sua loja de material de construção.

Agora que você já conhece os principais passos para fazer um planejamento financeiro em sua empresa, acesse nosso outro artigo e entenda como otimizar o departamento financeiro da sua loja.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Share This