4 principais causas da inadimplência que você precisa ficar atento!

principais-causas-da-inadimplencia-que-voce-precisa-ficar-atento.jpg
3 minutos para ler

inadimplência é uma questão que precisa ser levada a sério dentro de uma empresa. Isso porque, quando não controlada, ela prejudica o fluxo de caixa do negócio, fazendo com que ele não tenha os recursos necessários para arcar com seus compromissos. 

Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento às principais causas da inadimplência a fim de saber como agir em determinadas situações. Ao conhecer a origem do problema, fica mais fácil negociar com os devedores e oferecer condições que incentivem o pagamento da dívida.

Neste artigo, listamos as 4 principais causas da inadimplência, trazendo informações relevantes sobre o assunto. Venha conferir!

1. Aumento do desemprego

Somente no trimestre de fevereiro a abril deste ano, a taxa de desemprego aumentou em 1,5%, atingindo 13,2 milhões de trabalhadores, segundo dados divulgados no portal de notícias El País. Esses dados alarmantes refletem diretamente na inadimplência, pois, com a perda da sua renda mensal, o consumidor tende a ter mais dificuldades para arcar com seus compromissos.

Ou seja, o desemprego bate à porta, o consumidor perde o seu fluxo de receitas e, com isso, não consegue manter suas contas em dia.

2. Diminuição da renda familiar

Nesse momento, nos referimos àquelas pessoas que ficaram desempregadas, mas conseguiram se realocar no mercado de trabalho. No entanto, para que isso fosse viável, elas precisaram aceitar receber menos do que ganhavam anteriormente.

O problema em questão é que o salário diminui, mas o valor das dívidas não. Isso faz com que o indivíduo precise priorizar alguns pagamentos mais urgentes, deixando aqueles que supostamente não são tão importantes em atraso.

3. Compras para terceiros

Muitas pessoas se veem em uma situação financeira delicada porque efetuaram compras em seu nome para terceiros. O que aconteceu? O indivíduo não pagou e a dívida ficou por conta do responsável pela liberação do crédito. Devido à informalidade, o real devedor se sente confortável em não priorizar tal pagamento, deixando o problema nas mãos de quem emprestou o nome.

4. Falta de educação financeira

A falta de educação financeira é um problema de muitos brasileiros, tanto é que não é difícil conhecer pessoas que gastam mais do que ganham ou simplesmente não têm uma reserva financeira para usar em momentos difíceis, como no caso do desemprego.

A falta desse tipo de conhecimento faz com que as dívidas se acumulem e proporcionem grandes transtornos para as pessoas. Indivíduos que não são educados financeiramente não sabem administrar seus recursos e muito menos investi-los para aumentar seu patrimônio de maneira sadia.

A análise de crédito é indispensável para evitar a inadimplência na sua empresa. Sendo assim, não deixe de realizá-la a cada compra efetuada. É importante ressaltar também que, com uma boa negociação, é possível reverter esse quadro e fazer com que a inadimplência gere receita para o seu negócio por meio de juros e taxas que podem ser cobrados devido ao atraso no pagamento.

Quer ter acesso a soluções tecnológicas que ajudem a otimizar os processos do seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo e converse com a nossa equipe!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Share This