5 FATORES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS PME

Gestão do Varejo

5 FATORES ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EMPRESAS PME

Uma empresa PME, no início de suas atividades, tem uma série de desafios operacionais pela frente, com o objetivo de ganhar competitividade no mercado.

Muitas ferramentas são buscadas por esses gestores, tais como treinamentos, desenvolvimento de novos produtos e fluxo de caixa para empresas PME. Não existe uma lista que esgote todos os fatores que façam uma PME se desenvolver.

Mas que tal conhecer 5 dos mais importantes? Leia o nosso artigo e faça a sua PME crescer e aparecer!
 

Controle os gastos operacionais e não operacionais

Tal qual acontece em uma residência, para se viver tranquilamente, deve-se gastar apenas o necessário, evitando desvios de metas ou custos excessivos com itens desnecessários. No caso de uma empresa com estrutura não muito grande, essas despesas podem arruinar as finanças. Se o fluxo de caixa não for realizado e não abarcar essa possibilidade, nunca se saberá se eles são operacionais, não operacionais ou, pior, se o que está registrado corresponde à realidade financeira, inviabilizando o planejamento de longo prazo.

Tenha um bom relacionamento com clientes e fornecedores

Na prática, toda empresa funciona como uma intermediadora entre fornecedores e clientes. Se não houver um bom relacionamento com os consumidores, os estoques se elevarão e mais dinheiro ficará empatado.

Caso o mau relacionamento seja com os fornecedores, a tendência é que os clientes fiquem sem o seu produto, buscando uma concorrente no mercado. Não importa qual seja a situação! Há de se manter um bom relacionamento com ambos para que a longevidade operacional seja garantida no que há de mais básico: a possibilidade de se fabricar e de beneficiar os produtos para os clientes, que são a razão de ser de qualquer empresa.

Valorize seu pessoal e faça-os se sentirem estimulados

É óbvio que o que mais motiva os funcionários de qualquer empresa é o salário ao fim de cada mês, mas já está claro que a nova geração não se preocupa apenas com a remuneração direta. Assim, para garantir um produto ou um serviço de qualidade, é importante que os seus funcionários se sintam parte de todo o processo e não apenas um elo de uma corrente.

Além de treinamentos focados na área de expertise de cada um, é importante que eles saibam que a empresa está interessada na manutenção dos seus talentos, pois é uma via de mão dupla. A equipe ganha por trabalhar para a empresa e a companhia ganha por ter funcionários comprometidos com a sua excelência operacional.

Invista em publicidade e em propaganda

Uma boa divulgação do seu produto ou do seu serviço pode fazer a diferença entre conseguir um novo cliente ou não. Mas não se esqueça de que a comunicação deve acontecer, não somente para os clientes da sua empresa, que são os potenciais compradores, mas para toda a companhia.

Quando os setores de uma empresa se comunicam com perfeição, essa harmonia extrapola as portas e é percebida por quem está fora da companhia: representantes, vendedores e, inclusive, os clientes. Portanto, invista em comunicação em todas as instâncias de sua PME.

Para realizar uma administração bem-feita de uma PME, não basta apenas saber o que entra e o que sai de recurso. O fluxo de caixa para empresas PME é uma informação importante, mas não a única. São várias as maneiras de ganhar mercado e garantir o desenvolvimento de sua companhia, seja ela pequena ou média.

Ache o recurso de tecnologia ideal para a sua empresa

Atualmente, mesmo as PMEs têm acesso a ferramentas informatizadas para controlarem as suas operações. Essas tecnologias não custam uma fortuna e trazem, em curto prazo, ótimos resultados gerenciais, tornando-se um investimento para toda a companhia.

Já põe alguma dessas políticas em prática em sua PME? Conte para nós!

E para conhecer mais sobre as soluções INFOX para o Varejo, clique aqui e saiba mais! Nossas soluções contemplam desde o diagnóstico da operação do cliente até a implantação dos melhores processos de gestão, visando redução de custos, aumento de receitas e lucratividade.

 

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.