5 MOTIVOS PARA CAPACITAR O TIME DE SUA EMPRESA

Gestão do Varejo

5 MOTIVOS PARA CAPACITAR O TIME DE SUA EMPRESA

O capital investido, espaço físico e capacidade tecnológica são alguns dos fatores que determinam a qualidade de um novo negócio. Mais importante que eles, está o grupo de colaboradores da empresa, responsáveis pela execução de todos os processos e garantia de soluções. Ter uma equipe bem estruturada sempre foi um diferencial, mas que não depende somente da escolha de profissionais adequados ao perfil, mas também, de capacitação e treinamentos adequados, bem como objetivos bem específicos.

Quer conhecer os benefícios? Confira 5 motivos para capacitar funcionários da empresa e o que levar em conta na hora desse preparo.

Por que capacitar os funcionários da empresa?

Como em um processo de estudo e aprendizado, muitas empresas incentivam o preparo constante da sua equipe por meio de práticas e exercícios que estimulem velhas e novas habilidades. A capacitação de funcionários, quando bem planejada, potencializa o desempenho e melhora o espírito de convívio dentro do ambiente corporativo.

Com ela, todos os membros da equipe sentem que fazem parte da construção do sucesso, estabelecendo assim uma linguagem própria e buscando benefícios comuns que valorizam o negócio. Confira os motivos para apostar no treinamento dentro da empresa:

1. Melhora a integração

Mais do que um treino, a capacitação pode ser vista como uma atividade diferenciada dentro do ambiente de trabalho. Saindo da rotina comum, incentiva o contato entre pessoas de diferentes cargos e posições na empresa. Nessa reunião de equipes, a troca de experiências e diálogos proporciona maior integração e vontade de ser parte do processo.

2. Mais qualidade no ambiente de trabalho

Um funcionário treinado e conhecedor de todos os processos dentro da empresa se sente mais seguro e motivado à encontrar boas soluções para os negócios. Quanto mais pessoas estiverem satisfeitas e buscarem os mesmos objetivos, melhor é a qualidade do ambiente corporativo.

3. Diminui a rotatividade de pessoas

Capacitar a equipe existente evita a necessidade de novas contratações e a rotatividade diminui. Assim, a perda de tempo com seleções de perfis que o gestor considera interessantes para o futuro da empresa é substituída pela garantia de funcionários cada vez mais preparados.

4. Aumenta o desempenho e a produtividade

Capacitar, como o próprio termo indica, significa otimizar habilidades e adequar ações de um determinado grupo para um objetivo específico. Com foco e direcionamento, os funcionários garantem autonomia para representar a empresa, melhorando o desempenho e a produtividade dentro da mesma.

5. Valoriza a empresa no mercado

Grandes companhias garantem as melhores soluções por meio do treino de pessoal. Entenda que são os funcionários os responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento de uma empresa, portanto, quanto mais capacitada for a sua equipe, maior a chance de competitividade frente à concorrência e mais fácil se manter no mercado.

O que deve conter no planejamento da capacitação:

 

Análise do desempenho da equipe

Na primeira etapa do planejamento, o gestor deve observar sua equipe para identificar possíveis deficiências que devem ser trabalhadas. A proximidade e diálogo com os funcionários permite verificar com mais facilidade o que eles necessitam aprender para trabalhar com maestria.

Definição do tempo de capacitação

Após avaliação do desempenho, é possível definir um período necessário à capacitação dos funcionários. Dependendo da deficiência encontrada, o tempo de treino pode ser maior ou menor, mas sempre deve-se levar em conta a importância do preparo constante.

Escolha do tipo de treinamento

Competências inexistentes podem ser sempre adquiridas por meio do preparo, por isso, valorize os treinos. Considere os feedbacks como métodos importantes de avaliação e aprendizado do funcionário. Em alguns momentos, é importante que o gestor considere investir em uma capacitação mais especializada, por meio de coaching e programas terceirizados que oferecem palestras e aulas dinâmicas na empresa.

 

A área de Atendimento (Service Desk) da INFOX está sempre atualizada e pronta para capacitar nossos clientes, proporcionando uma melhor experiência com nossas soluções!

Venha conhecer nossa empresa e o que podemos fazer pelo seu negócio! Preencha o formulário abaixo para saber mais informações.

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.