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ADMINISTRAÇÃO DE CARTÕES PRÓPRIOS: COMO ESCOLHER O MELHOR GERENCIAMENTO?

Administração de cartões próprios: como escolher o melhor gerenciamento?
7 minutos para ler

Ter eficiência na gestão financeira é essencial para reduzir custos e ter um fluxo de caixa adequado. Isso requer muito esforço e dedicação por meio de um trabalho minucioso, que deve ser feito para otimizar os resultados da empresa.

Quando se fala em administração de cartões, é importante ter um planejamento para administrar os recebimentos da melhor forma possível. Com o aumento do volume de vendas nessa modalidade, seja débito ou crédito, é necessário ter uma eficiente gestão de crédito e administração da operação.

Isso pode ser feito internamente, pela equipe de gestão de crédito da loja, ou com o apoio de uma financeira. Há diferenças importantes entre as duas opções, e elas devem ser levadas em consideração na hora da escolha do gestor.

Separamos, neste artigo, alguns números que mostram como esse mercado de cartões de marca própria está em expansão e, ainda, as diferenças entre a administração interna e por meio de financeira na gestão de crédito. Confira!

Qual o tamanho deste mercado?

Na era atual, os cartões de crédito e débito são as facilidades mais populares. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) indica que, de 2008 a 2016, a participação dos cartões no consumo das famílias brasileiras aumentou 60,7%.

Em 2017, a entidade aponta que as compras com cartões de débito e crédito atingiram o valor de R$ 1,36 trilhão.

Como ter uma administração eficiente?

Com os pagamentos em cartão cada vez mais comuns, oferecer essas alternativas aos clientes é fundamental para qualquer empresa. É essencial, ao mesmo tempo, fazer uma administração eficiente desses processos.

Vale, então, consultar e compreender qual modalidade de gestão mais se adapta ao contexto da sua empresa: gestão própria ou por meio de financeira. Abaixo, descrevemos um pouco mais sobre essas diferenças.

As modalidades de gestão do cartão da loja

O ponto chave é pensar na maneira que deseja administrar o crédito: de maneira própria ou terceirizada (isto é, isentando a responsabilidade na oferta do crédito).

No entanto, é importante sempre contar com uma solução que ofereça confiabilidade e, claro, uma gestão adequada ao perfil do seu negócio. Abaixo damos algumas dicas para você começar.

A importante comparação entre alguns pontos

Como já falamos, independentemente da forma de administração escolhida, a gestão do crédito deve ser feita cautelosamente para que eventuais perdas sejam evitadas, a fim de garantir a lucratividade.

Quando a gestão é própria, ou seja, feita internamente, há um maior controle sobre o risco de inadimplência e crédito, bem como menor incidência de taxas. Além disso, existe a possibilidade de aproveitamento de infraestrutura interna da empresa, no caso de lojas que já contam com o crediário.

Algumas empresas, no entanto, optam por entregá-la a financeiras. Geralmente, quando não há ainda o conceito de gestão de crédito incutido na empresa ou, ainda, a oferta de crédito não é uma opção de negócio para o empreendimento.

Além disso, é preciso comparar o custo-benefício, uma vez que essa opção — via financeira — vai inevitavelmente trazer cobranças de taxas (tanto para a sua empresa, como para o seu cliente), sem a possibilidade de a loja interferir na cobrança e, até mesmo, na aprovação e critérios para análise de crédito.

Um outro ponto que deve ser levado em consideração é que, com a opção da gestão por financeiras, a carteira de clientes fica sob responsabilidade desta e, como você já deve saber, esses dados são extremamente valiosos para sua gestão.

Com a administração própria, além de não ter que contar com as taxas administrativas repassadas à financeira, você ainda detém 100% da sua carteira, podendo planejar e executar ações importantíssimas de relacionamento com seus clientes. Ou seja, uma excelente oportunidade comercial!

O planejamento é essencial para a tomada de decisão

Em resumo, é importante observar quais são as vantagens de cada sistema antes de escolher o que efetivamente será adotado.

Isso faz a empresa ter um processo mais efetivo, com um controle apurado de tempo e custos demandados pela operação de administração de cartões.


Administração de cartões

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Como implantar a conciliação de cartões de marca própria?

Você é o gestor da empresa, e após levar em consideração todos os fatores listados, optou por fazer o gerenciamento interno da gestão das vendas de cartão da sua loja. Como começar esse gerenciamento?

Antes de mais nada, é necessário escolher qual solução irá utilizar para fazer o controle. É possível optar por planilhas digitais de controle de cartão de crédito, que você mesmo irá produzir, ou utilizar uma solução tecnológica desenvolvida especificamente para sua gestão.

O gestor deve sempre optar por meios de gestão que priorizem a agilidade e a segurança, além de oferecer projeções e dados que possibilitem o planejamento para uma melhoria nos recebimentos futuros.

As planilhas podem parecer mais fáceis e rápidas de lidar a princípio, mas de modo geral, para a gestão ser feita de forma eficiente, vale considerar a aquisição de uma solução própria que ajude você na conciliação de cartões de marca própria e demais cartões usados em recebimentos na empresa.

Quais as vantagens de fazer a gestão de conciliação de cartões?

Seja a gestão dos recebimentos feitos a partir do uso do cartão de marca própria ou de outros cartões usados na sua empresa, todo o processo de gerenciamento deve ser feito de forma minuciosa e planejada.

A gestão através de soluções próprias proporciona vantagens. Além de oferecer o básico, como o melhor controle do fluxo de recebimento, apresenta também alguns outros diferenciais, como os dois pontos citados a seguir.

Evite fraudes e gerencie as contestações de compras

As contestações de compras, ou chargebacks, ocorrem quando o cliente solicita o cancelamento de uma compra realizada junto à emissora do cartão, geralmente usando um cartão clonado e visando a obtenção do estorno.

Para evitar esse tipo de fraude, é primordial o gerenciamento efetivo dessas contestações, identificando-as prontamente, e para que isso dê certo elas devem ser identificadas rapidamente.

Essa identificação imediata das contestações é possível por meio de soluções tecnológicas de gestão de conciliação de cartões.

O uso de soluções de administração da gestão de conciliações de cartões para evitar esse tipo de fraude pode ser especialmente vantajoso e chamativo, se for combinado ao uso de cartões de marca própria, garantindo o controle quase total nas operações de contestações.

Otimize a gestão de recebimento de cartões

Acompanhar mais de perto todos os detalhes das conciliações é também vantajoso, ao passo que você passa a ter absoluta certeza de que tudo que foi vendido está sendo pago. O controle assertivo do fluxo de caixa é muito necessário e se torna a opção mais viável aqui.

A automatização da conciliação de vendas traz benefícios para toda a equipe, que se beneficia ao ganhar em produtividade, podendo dedicar sua performance a outras atividades dentro do seu negócio.

De modo geral, é importante nos dias de hoje se manter atento às atualizações do mercado, e contar com soluções em seu negócio que também busquem por essas mudanças.

No gerenciamento de cartões de marca própria e de outros cartões, se manter atualizado é especialmente primordial.

Se você está em busca de soluções inteligentes e assertivas para a gestão de cartões de marca própria ou mesmo para a conciliação de vendas em cartões, entre em contato com a gente e conheça nossos diferenciais!

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