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Bandeiras de cartões: será que valem a pena para o lojista?

Os cartões de crédito contam com uma bandeira que tem uma função específica nas operações de compra e venda a prazo. Há várias bandeiras no mercado com atribuições designadas pelas suas operadoras para que seja possível o seu uso em diversos lugares. Algumas estão presentes no mundo inteiro e são mais abrangentes do que as outras.

As bandeiras de cartões são uma espécie de marca que fica localizada do lado direito e no canto inferior de cada cartão, e que define os cartões de crédito para que sejam ou não aceitos em estabelecimentos na aquisição de serviços ou produtos.

Porém, o que vale mais a pena para o lojista: oferecer um cartão marca própria ou depender dos bandeirados? Acompanhe a leitura deste conteúdo!

O que são bandeiras de cartões de crédito?

A bandeira do cartão de crédito é um dispositivo que faz a validação na maquininha no momento de pagar as compras. Por meio dela ocorre a comunicação com a administradora que valida as transações financeiras. As principais bandeiras são Mastercard, Visa, American Express, Elo, Hipercard e Diners Clube.

Já os cartões da marca própria são soluções de crédito que oferecem maiores vantagens para os clientes e, consequentemente, aumento de vendas para o lojista. Eles são mais interessantes do que os cartões bandeirados e permitem ao lojista criar ofertas atrativas ao seu público-alvo. Além disso, facilitam o controle e o planejamento financeiro dos empreendimentos que os utilizam.

Quais as desvantagens dos cartões bandeirados?

Os cartões bandeirados não oferecem ao lojista a possibilidade de potencializar as suas vendas porque eles não são desenvolvidos para um negócio específico. Um cartão da marca própria é elaborado exclusivamente para determinada loja e melhora consideravelmente a experiência de compra dos clientes. Veja a seguir algumas desvantagens oriundas do uso das bandeiras!

Atração de mais clientes

Enquanto um cartão da marca própria otimiza as campanhas de marketing para atrair novos clientes, os cartões bandeirados não oferecem essa opção. Isso ocorre porque eles são fornecidos por bancos ou financeiras e não podem ser usados nas estratégias das lojas. Com uma alternativa private label, é possível obter dados para direcionar campanhas publicitárias.

Motivação pelo retorno à loja

O uso dos cartões bandeirados deixa de estimular os clientes para que retornem até a sua loja. O cliente faz o pagamento e esquece o estabelecimento, visto que não tem qualquer vínculo com ele. O cartão da marca própria, por sua vez, faz o consumidor voltar a consumir na hora de pagar a fatura ou quando o visualiza na carteira.

Oferecimento de uma alternativa de compra diferenciada

Sem um cartão próprio da loja você deixa de oferecer aos seus clientes uma opção diferenciada para as suas compras. Porém, ao ofertar essa opção o lojista não compromete os cartões bandeirados do cliente, e pode conceder premiações e descontos especiais. As bandeiras costumam restringir as negociações devido aos juros praticados pelas administradoras.

Fortalecimento da marca

O cartão bandeirado não promove o fortalecimento da marca como faz o private label. Uma loja que dá aos clientes a opção de usar uma solução própria transmite confiabilidade e demonstra que atingiu um bom nível de maturidade. A maioria das pessoas entende que é seguro comprar em um estabelecimento que oferece crédito.

Aumento do ticket médio

Com o auxílio do cartão próprio é mais fácil conseguir um aumento do ticket médio, tendo em vista que ele aumenta o poder de compra dos clientes. A população desbancarizada também consegue acessar os produtos de forma parcelada, razão pela qual aumenta a qualidade e o volume das vendas. Isso não acontece se você utilizar apenas os cartões bandeirados.

Agora você já sabe que as bandeiras de cartões podem até valer a pena para o lojista, mas o cartão da marca própria gera benefícios muito maiores. Na hora de escolher uma solução financeira para o seu negócio, verifique se ela permite recarga de celulares, disponibiliza aplicativo para dispositivos móveis, envio de SMS/e-mail, plataforma de atendimento ao cliente etc.

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