fbpx

CARTÃO DE MARCA PRÓPRIA: O QUE É E COMO FUNCIONA?

15 minutos para ler

A cada ano, mais empreendedores analisam a ideia de adotar um cartão de marca própria como uma opção interessante para fidelizar seus clientes e alavancar suas vendas. Essa estratégia, quando bem implementada, tem forte potencial de aumentar a lucratividade da empresa, facilitando a ampla divulgação da marca e o alcance da organização nos mais variados públicos.

O cartão próprio também é um excelente instrumento para aumentar a competitividade, pois caso o cliente não tenha dinheiro em mãos, não vai perder a oportunidade de adquirir o item que deseja. Afinal, ele vai poder comprar com o cartão, parcelando as suas compras sem nenhuma dificuldade. A opção ainda é pouco divulgada, mas acredite, é uma das melhores.

Está pensando também em adotar o cartão para loja no seu empreendimento? Veja neste artigo como realmente essa modalidade de pagamento funciona!

O que é um cartão para loja de marca própria?

Os cartões de marca própria, também conhecidos como private label, são uma maneira de proporcionar crédito para seus clientes de forma personalizada. Eles operam de maneira semelhante à qualquer cartão de crédito do mercado, porém, sendo de uso exclusivo da loja.

Ao utilizar um cartão feito especialmente para o seu empreendimento, os clientes poderão ter acesso a descontos especiais, programas de fidelidade, melhores formas de pagamento e outros benefícios que você queira proporcionar para atrair mais pessoas para o seu negócio.

Nesse contexto, cabe informar que empresários de todos os segmentos e portes correm atrás de oportunidades para garantir as vendas em um cenário bastante competitivo. Dessa forma, esse tipo de cartão vem sendo cada vez mais aproveitado por varejistas, como uma estratégia comercial diferenciada para o aumento de vendas e fidelização de clientes.

Pesquisas de mercado apontam que os consumidores gastam significantemente mais com cartão de marca própria, do que com cartões desvinculados de lojas. Isso porque, dessa forma, o cliente não compromete o limite do cartão (que já pode estar em grande parte utilizado) e, com o private label, tem uma oportunidade extra de poder de compra.

Continue acompanhando para entender quais os maiores benefícios para o seu negócio!

Quais as vantagens de ter um cartão private label?

Se você achou a conceituação do cartão próprio da loja interessante, separamos, então, as principais vantagens dessa estratégia comercial para sua loja. Veja abaixo quais são esses benefícios adquiridos e descubra como é interessante adotar esse tipo de estratégia para seu negócio!

Encontrar novos clientes

Apresentar um cartão de marca própria em seu estabelecimento, traduz uma ótima forma de atrair novos compradores. Muitas pessoas ficarão tentadas a comprar na sua loja, já que ela oferece crédito e maneiras facilitadas de realização de pagamento para quem tiver o cartão.

A maior parte de seus novos clientes fará o seu cartão pelo fato de serem atraídos pelos benefícios agregados a ele. Consequentemente, passarão a adquirir mais itens a cada compra ou visita, podendo aumentar, ainda, o valor do seu ticket médio, que inicialmente, por tentativa de evitar inadimplência de valores muito altos, tinha um valor menor.

É importante lembrar que esses tipos de cartões requerem menos garantias por parte dos titulares, em comparação com os cartões de crédito tradicionais. Assim, o cliente tende a fazer o máximo das compras de que precisa em apenas um local, que é o seu estabelecimento!

Fidelizar os clientes antigos

Uma vez que o cliente adquire o cartão, ele já estará inclinado a visitar mais e mais vezes o seu negócio. Esse fato, por si só, já é um passo relevante em direção à fidelização desses consumidores, que desempenham papel fundamental para o sucesso de seu empreendimento.

Além disso, se a sua empresa oferecer descontos especiais, programas de pontos ou ofertas de crédito facilitadas para os clientes que já conhecem sua marca, eles estarão ainda mais propensos a realizar novas transações de compra com a sua loja, o que é extremamente importante.

Por essa razão, é muito importante pensar em iniciativas que visem não só a atração de novos clientes, como também a manutenção daqueles que já passaram por sua loja em algum momento. Boas estratégias são as promoções ou esquemas de recompensas, como desconto no total da compra ou até mesmo vale troca por produtos da loja com base na pontuação do cartão do cliente.

Aumentar o valor de compra do cliente

Como já mencionado anteriormente, o cartão de marca própria também é uma excelente maneira de aumentar o ticket médio de seu cliente. Uma vez com mais opções de pagamento, o consumidor estará mais suscetível às compras por impulso, o que aumentará o valor de sua aquisição final. Consequentemente, o negócio terá mais lucro.

Benefícios extras para o seu cliente

Por meio do cartão próprio, sua clientela pode usufruir de melhores taxas e condições do que com o uso do cartão de crédito bandeirado, além da vantagem de não atrelar o limite do cartão de crédito convencional. Dessa forma, o cliente tem mais liberdade para gastar em sua loja!

Quais são os tipos de cartão de marca própria?

Existem alguns tipos de cartão de loja e, entre os diferentes cartões de marca própria disponíveis no mercado, separamos três dos principais modelos, que são os mais utilizados no varejo. Verifique abaixo quais são essas opções e como cada uma delas funciona!

Cartão de crédito

O cartão de crédito de marca própria é praticamente igual aos outros cartões que têm a mesma função. Como já mencionamos, o principal objetivo do vínculo é oferecer flexibilidade no pagamento, para conseguir conversão. Garantir o acesso ao crédito sem burocracia e em velocidade são vantagens que contam pontos para o cliente, que vai ter melhores condições para que suas compras possam ser pagas.

Junto do cartão, a empresa pode proporcionar benefícios adicionais como acesso a seguros e programas de fidelidade. Quanto mais você puder incentivar o consumo frequente, melhor será para seu empreendimento, que estará no caminho certo para o êxito.

Cartão pré-pago

O cartão pré-pago é uma opção private label bem interessante e que auxilia na fidelização dos seus clientes que tenham um perfil diferente de controle financeiro e realização das compras em seu negócio. Ele pode ser usado, até mesmo, para o reembolso de despesas, seja para clientes, para colaboradores ou, até mesmo, para prestadores de serviço do seu negócio.

Cartões benefício/convênio empresarial

Para algumas empresas, é possível inserir cartões de benefícios ou convênio empresarial emitidos pelo próprio empreendimento. Esse tipo de cartão é válido dependendo da modalidade do seu negócio. Quando bem utilizado, pode ser útil tanto para clientes quanto para colaboradores.

Como administrar esses cartões?

Diante de um cenário de instabilidade econômica para grande parte da população, muitas famílias acabam não tendo fácil acesso ao crédito. Por isso, o mercado das empresas do varejo e prestadores de serviços tem encontrado no cartão de marca própria uma solução atrativa para expandir o poder de compra de seus clientes.

Há algumas maneiras de facilitar a administração dos cartões de marca própria para lojas. Observe abaixo algumas dicas importantes a serem seguidas para realizar uma melhor administração desses tipos de cartões e implemente-as agora mesmo para o bom andamento de seus negócios.

1. Utilize os equipamentos adequados

A administração de cartões requer o uso de equipamentos adequados para realizar o controle e monitoramento das vendas realizadas nessa modalidade. Para que isso aconteça, é preciso ter, minimamente, uma boa conexão de internet e um computador, no qual possa ser acessada uma solução online específica de acompanhamento dessas questões.

2. Treine os funcionários para o uso dos cartões

Os funcionários devem receber o treinamento adequado para o uso dos cartões, tanto para as peculiaridades de sua utilização e elaboração, quanto para a venda deles para os clientes de sua empresa. Invista em capacitação para sua equipe e tenha ótimos resultados.

Inclusive, esse segundo ponto é fundamental — afinal, é por meio dele que se torna possível aumentar o número de clientes utilizando o cartão de marca própria, trazendo os benefícios que abordamos no início deste conteúdo. Para isso, elabore um bom discurso de vendas, que deverá conter os seguintes pontos:

  • o discurso de vendas deve ir em direção a promover valor para seu cliente;
  • não fique travado no script, ensine seus colaboradores para saberem como improvisar sem saírem do foco;
  • seja maleável durante a abordagem ao cliente;
  • faça um estudo completo sobre o mercado de cartões próprios e o cliente que deseja atingir;
  • aprenda com os melhores. Isso significa estudar, acompanhar artigos de blogs e ler conteúdos sobre o assunto;
  • analise continuamente o script e verifique se ele, de fato, está rendendo os resultados esperados.

Seguindo esses passos, os seus funcionários terão um ótimo discurso de vendas e consequentemente venderão muito mais do que antes. É importante saber demonstrar ao cliente como é bom ter um cartão de sua loja, demonstrando todos os pontos positivos de tal atitude.

3. Realize a gestão de crediário

Para evitar inadimplências e problemas que podem acarretar prejuízos severos para seu empreendimento, é fundamental que seja realizada uma gestão de crediário eficiente. Para isso, atente para os pontos primordiais descritos neste post e que farão toda a diferença em sua loja.

4. Faça a aprovação e cadastro

Primeiramente, realize uma análise de crédito antes de conceder o cartão de marca própria para qualquer que seja o cliente. Além disso, tenha uma boa solução de cadastro de clientes, investindo em uma ferramenta que tenha foco nesse tipo de controle, com objetivo de gerar, para você gestor, dados relevantes para o planejamento de sua estratégia e apoio na tomada de decisões. Tal ato pode ser útil para decisão de aumento de limite de crédito.

5. Use a tecnologia

Utilize soluções tecnológicas para evitar a inadimplência. Por exemplo, o envio de SMS para lembrar sobre o pagamento da fatura pode ser uma boa alternativa para evitar que sua empresa sofra com o atraso e não pagamento por parte dos seus clientes. Também pode ser feito uma mensagem de agradecimento quando o pagamento é concluído, o que atrai a atenção do cliente.

6. Efetue uma boa cobrança e pagamento

Outro ponto importante é quanto à cobrança. Estabeleça um plano para cobrar clientes inadimplentes que não seja extremamente invasivo, mas que também alerte o cliente para que o pagamento seja realizado quanto antes, evitando assim maiores complicações.

Além disso, conceda facilidades para a realização de pagamento. Facilidade no parcelamento para ter uma maior extensão de prazo para arcar com a compra é um bom exemplo disso. Por fim, fique atento a algumas dicas importantes:

  • o crediário é uma forma de retenção do cliente;
  • realizar promoções para essa modalidade de pagamento pode ser vantajoso;
  • acompanhar os indicadores de vendas para essa modalidade de pagamento é primordial;
  • tenha uma boa gestão de riscos.

Sendo assim, mantenha a atenção para as cobranças e pagamentos de seus clientes. Faça um acompanhamento rigoroso sobre as parcelas a receber e não deixe para fazer o contato apenas depois que o prazo estiver esgotado, pois alguns consumidores acabam se esquecendo de pagar a fatura e isso acaba gerando maiores problemas.

Como escolher uma empresa adequada para produzir o cartão para loja?

Oferecer cartões de marca própria nunca foi algo tão importante como está sendo nos dias atuais. A competitividade do mercado e as novas formas de consumo da população em geral, fizeram com que os cartões private label se tornassem indispensáveis para o bom andamento dos negócios.

É de extrema importância que você, empreendedor, esteja atento a algumas peculiaridades na hora de escolher a empresa que vai produzir os cartões para o seu negócio. Não basta apenas oferecer um cartão com a logo de seu estabelecimento, é preciso encontrar um fornecedor que ofereça:

  • um sistema de acompanhamento dos cartões;
  • serviços de confiança;
  • confiabilidade e reconhecimento no mercado;
  • auxílio e treinamento aos seus funcionários.

Alguns fornecedores de cartões de marca própria oferecem algumas vantagens a seus clientes. Verifique abaixo algumas dicas para encontrar soluções reais e que deem resultados positivos para seu negócio!

1. Avalie o tempo da empresa no mercado

Fazer uma análise de mercado é essencial para conhecer a realidade das empresas que estão ofertando serviços de realização de cartões de marca própria. A coleta de dados deve conter algumas informações. Entre elas estão:

  • tempo em que a empresa ofertante está no mercado;
  • credibilidade.

Se após avaliar essas questões você perceber que determinada empresa não se encaixa nos critérios que você está procurando, continue sua busca até encontrar o fornecedor que se encaixa perfeitamente no perfil que você está procurando.

2. Verifique a qualidade do serviço oferecido

Antes de contratar uma empresa para fazer os cartões de sua loja é preciso verificar a qualidade dos serviços prestados. O ideal é encontrar uma empresa que ofereça serviços que satisfaçam as suas necessidades e de seus clientes. As expectativas de cada cliente são diferentes, mas saiba que é possível agradar a todos. Então se certifique de que os cartões a serem oferecidos pelo seu estabelecimento proporcionam boas oportunidades para os seus negócios.

3. Analise o suporte oferecido pela empresa

É muito importante que seja feita uma análise sobre o suporte e outros serviços ofertados pela empresa que for escolhida para fabricar os cartões. Como os consumidores estão cada vez mais exigentes, é preciso receber auxílio todas as vezes que:

  • houver um problema que não puder ser sanado apenas pelos funcionários da sua loja;
  • for encontrada alguma dificuldade para verificar o sistema operacional;
  • acontecer uma falha em alguma operação envolvendo o cartão.

Os seus funcionários e até mesmo você que é um empresário, precisam ter alguém a sua disposição para prestar suporte sempre que houver necessidade. Por isso verifique essa questão antes de escolher um fornecedor de cartões.

Como esses tipos de cartões surgiram no Brasil?

Os cartões de marca própria surgiram no Brasil em meados de 1970. Estes eram os cartões Mappin e Mesbla. Com o passar dos anos, no século XI, com mais tecnologia, os cartões para as lojas começaram a ser utilizados por grandes lojas como a Renner, Pernambucanas e Riachuello. Para ter uma base, saiba que no ano de 2006 as vendas nos cartões próprios representaram a maior parte do faturamento das Lojas Renner de Porto Alegre/RS, por exemplo.

Como o uso dos cartões vem crescendo ao longo dos últimos anos?

Com a crise econômica enfrentada pelo país, os bancos começaram a dificultar a liberação de empréstimos para as populações das classes sociais C, D e E. Pensando nesses potenciais clientes, que têm dificuldades para conseguir empréstimos e nos consumidores de maneira geral, pequenos, médios e grandes varejistas estão optando em ter como principal ferramenta de crédito, o uso dos cartões próprios de suas lojas.

Tal fator faz com que o consumidor tenha mais facilidade em liberação de crédito. Em virtude disso, ocorre a fidelização desses clientes, visto que o uso dos cartões de lojas aumenta dia após dia.

Quais são suas perspectivas de crescimento ao longo dos próximos anos?

Como os cartões de marca própria funcionam para as ofertas de crédito imediato para consumidores em geral, a estimativa é de que a utilização desse tipo de ferramenta deve crescer em até 90% nos próximos anos, de acordo com as informações da Isto É. Portanto, não perca tempo e busque alternativas para utilizar os cartões em seu varejo.

Então, ofertar cartão para loja para seus clientes, é uma boa opção para os varejistas que desejam administrar de maneira própria essa modalidade de pagamento. Para que tudo ocorra bem, saiba que vale contar com uma empresa especializada como a INFOX, que poderá auxiliar o varejista na oferta da tecnologia para operacionalizar os cartões, além de dar apoio na implementação do cartão, treinamento da equipe e dando todo suporte que o lojista precisar.

Gostou do nosso artigo sobre o que é e como funciona o cartão de marca própria para lojas? Quer adotar essa ideia fantástica? Então, entre em contato conosco neste exato momento e saiba mais a respeito!

Você também pode gostar

303 thoughts on “CARTÃO DE MARCA PRÓPRIA: O QUE É E COMO FUNCIONA?

          1. Olá, Marília! Precisamos entender um pouco melhor seu projeto. Faremos contato via e-mail. Agradecemos seu interesse

          1. Olá, Helio! Nossa equipe entrará em contato. Agradecemos o interesse!

          2. Gostaria de obter informações sobre como adquirir um cartão próprio da minha loja.

          3. Bom dia, Helio! Entraremos em contato para passar as informações por e-mail. Agradecemos o contato ;D

        1. Bom dia
          Fiquei interessada pois ja trabalhei nas lojas marisa e deu muito certo
          Fideliza ps clientes e tambem pela facilidade de compras aumentando as vendas
          Gostaria de saber mais sobre ter implementar o cartao na minha loja

          1. Olá Denise! Nosso consultor entrará em contato via e-mail! Agradecemos o interesse.

          1. Ola to abrindo uma loja de roupa Plus size e queria faze um cartaozinho,minhas cliente ia ama elas ia sentir mais honrada😍 conto com voceis bjs

        1. Gostaria muito de saber se tenho condições de trabalho com esse sistema e quanto me custaria para implantar este método inteligente em meu negócio, temos uma venda de dindins gormet e já faço um diferencial no varejo. chicomendes186@gmail.com

          1. Olá Fábio! Tudo bem? Estamos encaminhando seu contato para nosso time de inteligência de mercado, eles entrarão em contato com você via e-mail. Agradecemos pelo interesse!

          1. Hey,Rosilda! Estamos entrando em contato via e-mail! Agradecemos o interesse =D

          1. Tenho interesse em adquirir essa modalidade vendas para minha loja

          2. Tenho uma pizzaria e gostaria de adquirir um cartao de marca propria como proceder

          1. Olá, Adriana, que bom! A equipe comercial entrará em contato com você via e-mail. Obrigada!

    1. Eu sempre quis ter um cartão com a cara da minha empresa e expande a esse brasil todo, porem acho meio difícil isso acontecer.

      1. Hey, Francisco! Nós podemos te ajudar nesse projeto, vamos conversar! Estamos entrando em contato por e-mail. Até mais!

    1. Tenho 5 lanchonetes e queria saber o que presisa para oferece os cartões para meus clientes?????

          1. Boa tarde! Gostaria de maiores informações sobre o cartão, trabalho com vendas de produtos para salões de beleza e produzo workshops na área.

          1. Olá, Vanessa! Agradecemos o contato, nossa equipe de inteligência de mercado continuará o contato.

  1. Boa noite , gostaria de saber mais sobre os cartões de marca própria , teria interesse , por favor entrar em contato

  2. Boa noite , gostaria de saber mais sobre os cartões de marca própria , teria interesse , por favor entrar em contato

  3. Olá, boa tarde! Gostaria de obter mais informações sobre o cartão marca própria. Gentileza enviar no e-mail:

    Aguardo.

    Obrigada!!
    Cida

  4. Olá gostaria de entender mais sobre isso para apresentar uma proposta a um dos meus clientes da consultoria : poderia me enviar todas as informações que englobam esse processo.
    Att Katia Oliveira

  5. Boa Noite!

    Gostaria de saber mais, sobre o cartão para minhas lojas, tenho interesse.

    Por favor, entre em contato!

  6. Boa tarde!

    Ótimo e esclarecedor artigo, na minha opinião. Entretanto, me surgiram dúvidas a respeito de pontos peculiares do meu segmento. Sendo assim, como a INFOX pode dirimir tais questões?

    1. Olá, Edinaldo! Que bom que gostou do artigo! Enviaremos um e-mail para você de maneira a entender como podemos melhor auxiliá-lo, ok? 😉

  7. Tem algum tipo de cartão para uma assistência se celular por que quando alguma peça de. Celular quebra geralmente e caro o concerto e fica bem mais fácil parcelado

  8. Achei interessante essa idéia se um cartão próprio. Como faço para adquirir e saber mais como funciona?

  9. Olá boa tarde, tenho uma empresa do ramo de atividade comercio varejista de materiais de construção, gostaria de obter informações de como funciona o CARTÃO DE MARCA PRÓPRIA, pois tem um numero grande de clientes que comprar à PRAZO/NO CRÉDITO, e estou precisando começar emitir cartão de crédito para todos eles.

  10. Por favor me explique mais,tenho duas lojas e gostaria de trabalhar com essa linha de crédito.

  11. boa tarde tenho uma clinica de odontologia gostaria de aplicar ,um cartao de credito para meus pacienetes , para uso somente dentro da clinica , como funciona ,voces pode me ajudar ? e cobrado uma taxa por mes de voces ?me de explicação .. ??

  12. Bom dia gostaria de saber mais sobre esse cartao tenho interesse em colocá-lo na minha empresa se entrar em contato cmg pelo meu e-mail agradeço ..

  13. olá, tenho loja de roupas e calçados e gostaria muito de ter o cartão da minha propria loja. para aumentar meus clientes porque não vendo na promissoria

  14. Tenho uma loja de artigos de presentes criativos e tenho interesse em ter um cartão proprio da loja.
    Como funciona??

  15. Boa tarde
    Trabalho numa loja de Cama mesa e banho e o patrão me pediu para fazer uma pesquisa sobre um cartão próprio para loja.
    Ele tem como objectivo vender mais e pensa que um cartão próprio traria mais clientes à loja.
    Aguardo maiores informações;

    1. Olá, estamos encaminhando sua solicitação para nosso time entrar em contato. Responderemos por e-mail! Agradecemos seu contato!

  16. Olá, estou fazendo uma pesquisa de como que funciona implantar um cartão próprio para a loja.
    Eu gostaria de saber mais sobre esse assunto

  17. Boa noite. Gostaria de receber mais informações sobre a implantação de cartão de credito com programa de fidelização.

  18. Boa noite
    Gostaria de saber o que é preciso para implementar o cartão de crédito em minha loja com as bandeiras aceita em todo o Brasil.
    Tenho muito interesse nisso.
    Aguardo uma resposta

    Att.
    Eliane Galucio

    1. Boa tarde, Antônio! Nossa equipe explicará tudo para você! Estamos entrando em contato via e-mail. Agradecemos o contato!

  19. Boa tarde, como fazer cartão da marca própria, para escola particular. Custo mensal e de implantação?

  20. Bom Dia,

    tenho uma empresa de distribuição de alimentos, tenho interesse de implementar um cartão próprio, gostaria de saber os custos.

    1. Olá, Michele! Legal, nossa equipe entrará em contato via e-mail, para entender melhor o seu projeto! Agradecemos o interesse.

    1. Tudo bem, Jonas? Vamos explicar tudo sobre a solução de cartão através de um contato inicial via e-mail. Obrigado!

    1. Olá, Flávio! Nossa equipe está entrando em contato via e-mail. Agradecemos o interesse na nossa solução!

  21. Ola!! Tenho restaurante e a possibilidade de ter cartão próprio me chamou atenção. Gostaria de saber sobre as taxas, dias de repasse e como proceder.

    1. Olá, Luiz! Nosso consultor especialista está entrando em contato via e-mail para esclarecer todas dúvidas =D

  22. Queria mais informações sobre o cartão Próprio da loja, sobre valores, taxas!

    Meu zap ( 024 ) 998372289

  23. Boa tarde,
    Sou gerente de vendas na empresa Dt-Tech e, gostaria de entender melhor sobre o negócio de vocês.
    Aguardo seu contato.

    1. Boa tarde, Caroline! Claro, vamos explicar tudo e também queremos entender seu projeto. ;D Logo, um de nossos especialistas vai entrar em contato via e-mail!

  24. Olá, gostaria de receber informações por e-mail, tenho interesse em implantar o sistema no meu comércio.

  25. Tenho uma loja de materiais de construção e queria implamentar esse sistema. Entre em contato comigo no meu email ou no whatsapp 33 999147694

  26. Bom dia , eu tenho uma empresa e gostaria de fazer um cartão associado ao banco para os meus cliente vendedores ,,,, entrar em contato ,, obrigado Danilo

  27. Tenho interesse em lançar um cartão de crédito de marca própria, com bandeira conhecida.
    Gostaria de saber qual número mínimos de cartões são necessários para que a operação seja interessante.

    1. Boa tarde Tony! Para responder sua dúvida, encaminhamos seu contato para nosso consultor te explicar melhor por e-mail! Agradecemos o interesse.

  28. Olá,

    Estou procurando uma parceria para elaborar o cartão do meu próprio negócio. Vocês poderiam por favor entrar em contato via meu email?

    No aguardo.

  29. Olá gostaria de fazer a implementação de um cartão com uma característica especial no mercado, gostaria de maiores informações para saber a melhor maneira de desenvolver meu projeto.

Deixe um comentário