fbpx

Clientes desbancarizados: como aproveitar essa oportunidade no seu negócio?

Sabia que muitas pessoas ainda preferem não ter conta em banco? Eles fazem parte do grupo que o mundo financeiro chama desbancarizados, ou seja, pessoas que não têm conta bancária ou que não fazem movimentações financeiras usando os bancos há pelo menos um mês.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o que é a bancarização e como o número de pessoas desbancarizadas ainda é alto. Em seguida, vamos descrever como o gestor de crédito, seja uma loja ou uma administradora financeira, pode aproveitar essa oportunidade e oferecer produtos de crédito específicos para esse público em questão.

Participação dos desbancarizados

O termo bancarização é usado para descrever o processo de integração de brasileiros ao sistema dos bancos e financeiras que atuam hoje no Brasil. Sua intenção é permitir que mais e mais pessoas possam se utilizar de serviços e vantagens em suas movimentações financeiras, através de uma conta bancária ou de sistemas que permitam o pagamento de contas e acesso à crédito. Com os efeitos da Pandemia, o número de clientes bancarizados cresceu de 2020 para cá.

Entretanto, o número de pessoas desbancarizadas ainda é alto. Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em janeiro de 2021, mais de 34 milhões de brasileiros adultos não possuem conta bancária ou a utilizam com pouca frequência. É um número muito expressivo, se considerarmos que, estes consumidores movimentam juntos R$ 347 bilhões anualmente, segundo a mesma pesquisa.

A pesquisa coletou ainda justificativas sobre o porquê algumas pessoas são desbancarizadas e a maioria das respostas foi: falta de confiança nos bancos e acreditar que lidar com dinheiro em espécie é mais fácil para pagar dívidas.

Clientes desbancarizados são uma grande oportunidade

Pelo que vimos, existe uma boa parcela da população fora da bancarização, o que faz com que algumas compras ocorram com mais dificuldade, já que é preciso ter o dinheiro à vista para concretizar a aquisição. Ao permitir que essas pessoas tenham algum crédito, abre-se um mercado pouco explorado, pois muitos que deixam para comprar depois, ou até desistem de comprar, vão se sentir seguros em poder adquirir produtos e serviços pagando a prazo.

Com a pandemia, muitas pessoas foram obrigadas a se bancarizar devido ao pagamento do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal. Porém, isso é um bom indicador de pessoas propensas a aceitarem ter um cartão de crédito, por exemplo, ou seja, uma oportunidade para empresas que queiram aumentar suas vendas e rentabilidade ofertando crédito.

Como aproveitar essa oportunidade para o meu negócio?

Para aproveitar essa oportunidade que a desbancarização acaba promovendo, você precisa:

  1. Contratar uma instituição financeira para apoia-lo na cobrança de juros;
  2. Contratar uma solução tecnológica como a que a INFOX oferece, que permite gerenciar a oferta de crédito ao seu cliente de maneira prática, inteligente e segura. Com essa solução, você poderá ofertar aos seus clientes que não tem conta em banco:

Cartão de crédito marca-própria ou private label

Um cartão com a marca da sua empresa permitirá que seu cliente compre parcelado, podendo pagar suas compras com tranquilidade e confiando na sua empresa, não em bancos. 

Já você e sua empresa, usando a tecnologia da solução, vai poder ofertar o crédito de maneira segura, mitigando riscos de inadimplência ao estabelecer critérios próprios de aprovação e liberação de crédito, tendo como parâmetros os indicadores que forem mais convenientes ao seu negócio, no entanto, mais flexíveis do que os utilizados por grandes instituições financeiras.

Crediário WEB

Aquele famoso carnê impresso, porém em um formato digital, mais tecnológico e seguro. É assim que o Crediário Web pode ser usado para alavancar suas vendas e faturamento, dando a possibilidade do cliente não bancarizado e que não queira um cartão, comprar pagando em parcelas. Lembrando que, com os critérios definidos pela empresa sobre o perfil ideal de cliente, o risco torna-se baixo e aquisição de bons pagadores pelo score se torna mais fácil.

Além disso, com o Cartão de crédito próprio ou o Crediário Web, sua empresa terá estas vantagens: aumento do tíquete médio, fidelização dos clientes, captação de novos clientes, gestão de dados sobre a jornada de compra e oportunidade para ações promocionais.


Quer saber mais sobre como aproveitar essa oportunidade que a bancarização traz para os meu negócio? Então você precisa conhecer a INFOX e sua solução tecnológica completa para meios de pagamento. Com ela, seu negócio pode oferecer Cartão de marca-própria, Crediário Web e Crédito Pessoal ao seu cliente com tecnologia, inovação e segurança. Usando recursos como a Inteligência Artificial para concessão de crédito, você minimiza impactos da inadimplência e aumenta consideravelmente seu faturamento e rentabilidade.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra todas as vantagens em ter uma solução INFOX, que a 35 anos transforma os negócios dos nossos clientes.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.