COMO A OFERTA DE CRÉDITO PODE CONTRIBUIR PARA A GERAÇÃO DE RECEITA EM SUA LOJA?

Processamento de Meios de Pagamentos


            COMO A OFERTA DE CRÉDITO PODE CONTRIBUIR PARA A GERAÇÃO DE RECEITA EM SUA LOJA?

Atualizado em: 02/10/2019

Muito se tem falado sobre inadimplência, termo que se refere ao descumprimento de algo que uma pessoa se comprometeu a fazer, como realizar o pagamento de uma dívida. Se não for bem administrado pelo varejista, isso pode se tornar um grande problema para o negócio, pois os clientes adquirem os produtos, mas não pagam por eles, o que resulta em sérios prejuízos.

No entanto, existe uma maneira de melhorar essa situação, a partir da oferta de crédito feita pelo varejista. Hoje em dia, o lojista pode contar com uma consultoria especializada nas melhores práticas de oferta e gestão de crédito, seja por meio dos cartões de crédito próprios (também conhecidos como private label) ou por meio da modernização do crediário da loja. Ambas são uma maneira eficiente e rápida para melhorar a fonte de receita para empresas e diminuir o número de clientes inadimplentes.

Quer conhecer mais sobre esse tipo de estratégia adotada no mercado? Continue a ler nosso artigo e fique por dentro!

Como funciona a operação crediário?

Com uma operação mais moderna, é possível atual de maneira totalmente digital, ou seja, funciona de forma 100% online, garantindo mais agilidade e segurança nas informações geradas pelos clientes da loja. Isso porque todo o processo de análise e aprovação acontece em pouquíssimo tempo, ainda podendo ser integrado a soluções de proteção ao crédito, dando ao lojista mais segurança na operação.

Além disso, a informatização reduz custos operacionais, a partir da redução de papéis, pessoal e outras despesas envolvidas. Outro diferencial está na possibilidade de integração do crediário entre lojas, no caso de redes varejistas.

O que são os cartões próprios (ou private label)?

Essa operação de crédito é uma maneira encontrada pelas empresas para melhorar a fidelização dos clientes, além de aliar a inadimplência a uma fonte de renda alternativa para os lojistas. São cartões de uso exclusivo na loja e carregam essa marca em seu plástico.

Por que esse tipo de cartão pode gerar outra fonte de receita?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as compras feitas com cartões de crédito e débito chegaram ao valor de  R$ 720 bilhões apenas no primeiro semestre de 2018.

Isso mostra como o uso de cartões se tornou cada vez mais comum e é nesse contexto que os cartões private label entram. Como são exclusivos, a gestão dos clientes é mais eficaz, pois a base de dados é da loja e não precisa ser terceirizada. Logo, é possível analisar todas as informações sobre os consumidores, além de obter relatórios gerenciais mais específicos, norteando os investimentos e negócios.

Melhor gestão da oferta de crédito

O cartão próprio possibilita um maior controle de clientes inadimplentes, pois o seu uso é limitado à renda do consumidor. Isso significa que quem tem menor renda terá limites menores no cartão, restringindo os seus gastos. Além disso, diferentemente do crediário, a loja fatura com os juros, taxas e encargos agregados à fatura do cartão, bem como outros serviços financeiros que podem ser incrementados, como seguro de vida, recarga de celular etc.

Com isso, é possível que a empresa obtenha outra fonte de renda pela inadimplência dos clientes. Contudo, esse não é o único benefício do cartão próprio. Ele permite ainda uma maior fidelização dos clientes, pois como a instituição conhece o seu público-alvo, ela poderá realizar promoções que os atraiam, facilitando as suas vendas.

Como posso gerenciar o crédito por meio do cartão próprio?

Esse é um ponto importante para os gestores de varejos que adotam esse tipo de cartão de crédito. Além de aderir ao private label, é preciso administrar as operações realizadas por meio dele dentro da empresa. Isso pode ser feito por meio de uma solução tecnológica específica, que realize o processamento do cartão. Com essa solução, é possível gerenciar todas as transações feitas nessa modalidade de crédito.

Essa solução pode oferecer os melhores processos para avaliação e correção de eventuais riscos que os varejos ficam expostos. Além de aliar inadimplência a uma nova fonte de receita para empresas, ele aumenta o número de clientes fiéis. Pode ainda ser gerenciado por meio de um programa integrado, facilitando o controle das transações realizadas por meio dele.

Quais os benefícios em oferecer crédito ao seu cliente?

Os benefícios são inúmeros, mas podemos destacar como principais:

  • fortalece, reforça e divulga a marca própria da sua empresa;
  • estimula a fidelização e melhora o relacionamento com os clientes, com consequente aumento na frequência da loja;
  • oferece meio de pagamento atrativo para o varejista;
  • favorece o aumento da receita financeira, por meio de encargos, taxas, serviços etc.;
  • incentiva compras por impulso, aumentando o valor do ticket médio.

Quais cuidados devo ter ao conceder crédito?

Conheça alguns fatores que devem ser observados antes de conceder esse serviço. Confira!

Automatize a gestão de crédito

Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais comum a prática de utilizar tecnologia na análise de crédito com objetivo de facilitar os processos envolvidos — e é nesse contexto que se destaca a automatização da gestão do crediário. A partir dele, a empresa é capaz de reduzir custos e elevar a produtividade de quem concede o crédito no seu negócio. Essa automatização pode ser garantida por meio de uma solução que gerencie as transações de crédito, além de avaliar e corrigir riscos relacionados ao varejo.

Faça o cadastro do cliente

O cadastro do cliente representa uma série de informações essenciais para contatar o consumidor, não apenas para fechar vendas e investir no pós-venda, como também para fazer a cobrança e a negociação de pagamentos atrasados. Sem os dados completos, a tarefa de encontrar o cliente fica muito mais complexa e lenta.

Sendo assim, a melhor estratégia é ter um cadastro completo e atualizado com os dados de cada cliente, isso inclui: nome, telefone, endereço, CPF, e-mail, entre outros. Isso vai diminuir vários obstáculos na hora do contato.

Defina prazos e limites seguros

A definição de prazos e limites seguros para a concessão de crédito só pode ser feita depois que você conhecer o perfil do cliente, além de já ter consultado o seu CPF em órgãos de proteção ao crédito, a fim de verificar se o nome dele está limpo.

Essa avaliação pode ser feita por meio da solução automatizada, que falamos há pouco, para tomar uma decisão mais objetiva. A partir disso, o risco para conceder o crédito poderá ser feito de forma mais rápida e precisa. A tecnologia é capaz de considerar tanto as informações de cadastro do cliente quanto dados públicos e consultas ao Serasa e SPC.

Evite fazer vendas para terceiros

Você já “emprestou seu nome” para realizar uma compra para alguém? Essa é uma prática bastante comum, principalmente na atual era da internet. Contudo, essa ação está submetida a diversos riscos, além de ser considerado um ato de má-fé ou até mesmo um golpe no crediário. Por isso, a melhor atitude é evitar fazer vendas para terceiros.

Considere o histórico de compras do cliente

Outro cuidado importante antes de conceder o crédito é considerar o histórico de compras do cliente. Caso você utilize uma solução de gestão de crédito, é possível pegar as informações fornecidas a cada venda para montar um histórico completo. A partir disso, além de você ter capacidade de monitorar o consumo do consumidor, também poderá verificar se ele não tem inadimplências com a loja.

Esses dados são fundamentais para a análise de crédito. No entanto, lembre-se de observar apenas as informações mais recentes — considere aqueles que têm no máximo 2 anos. Monitorar dados muito antigos é menos preciso, pois a chance de o consumidor já ter mudado os seus hábitos de consumo e pagamento é maior.

Percebeu como a oferta de crédito pode ser rentável para o seu negócio? Interessou-se pelo assunto? Há mais de 30 anos no mercado, a INFOX é especialista em meios de pagamentos e oferece soluções para processamento, incluindo as modalidades de crédito: private label e crediário.

Se você deseja oferecer um serviço de crédito para seus clientes, entre em contato conosco e saiba o que mais podemos fazer pelo seu negócio.

Fonte:

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