Como aumentar a receita diversificando a forma de pagamento? Descubra aqui!

Como aumentar a receita diversificando a forma de pagamento Descubra aqui
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Diversificar é a palavra mágica do mundo dos negócios. A variedade de produtos, serviços e canais de comunicação dentro de uma empresa é algo fundamental para atrair mais clientes e aumentar a receita — e o mesmo vale para a forma de pagamento.

Ao oferecer mais de um meio de pagamento, o cliente tem a chance de decidir, dentre as opções, qual a melhor forma de realizar a compra. Além disso, não há como negar que o consumidor pode optar em adquirir, ou não, um produto da sua loja por causa das formas de pagamento disponíveis.

Visto que a diversificação de pagamento é extremamente importante para o sucesso do negócio, preparamos uma lista com as formas de pagamento mais interessantes atualmente para você investir. Confira!

Dinheiro

O dinheiro em espécie é uma das formas mais simples de meio de pagamento. Além de garantir o recebimento imediato da compra, a empresa não precisa pagar nenhum tipo de taxa administrativa ao banco por causa do uso de cartão de crédito.

Também, manter o dinheiro no caixa é uma forma de evitar o consumo de uma parcela dos lucros com a participação de intermediários. Por esses motivos, é comum que a loja ofereça descontos para o pagamento com dinheiro.

Contudo, é importante ressaltar que essa alternativa de pagamento também tem as suas desvantagens, devido ao grande risco de assaltos, dependendo da região do estabelecimento.

Cartão de débito

Para o comerciante, o cartão de débito apresenta, praticamente, todas as vantagens do dinheiro. A única ressalva, neste caso, é a cobrança da taxa administrativa no momento da compra, consumindo uma porcentagem do lucro da empresa. Já para o comprador, a maior vantagem de portar esse meio de pagamento é não precisar ficar andando com muito dinheiro na carteira, evitando a ação de assaltantes.

O problema é que apesar de o cartão de débito ser uma opção mais cômoda, assim como o dinheiro, só é possível fazer o pagamento à vista. Contudo, para os clientes que preferem realizar o pagamento dessa maneira, ter essa opção na sua empresa pode levar ao aumento da receita.

Cartão de crédito

O crédito oferece mais segurança tanto para a empresa, que recebe o pagamento do banco mesmo que o comprador esteja inadimplente, quanto para o cliente que, mais uma vez, correrá menos risco de furtos.

A possibilidade de parcelamento também é uma característica atrativa para o consumidor que quer adquirir um produto com o valor alto em sua loja, porém não tem todo valor disponível na conta naquele momento.

Vale destacar que, caso o cliente tenha algum problema entre o momento da compra e o pagamento, é possível alterar as opções de parcelamento para evitar a criação de dívidas muito grandes.

Crediário

Embora seja um meio de pagamento não muito habitual dependendo da região, também é importante dar destaque por ser uma opção válida para aqueles que não são adeptos ao cartão de crédito ou não possuem conta no banco, por exemplo.

Basicamente, o crediário representa vários boletos para pagamentos mensais de vendas parceladas. Assim como qualquer parcelamento, o valor de cada documento e a data de vencimento é definido no momento da compra com o vendedor. Para garantir o recebimento do valor integral, normalmente, é feita uma análise de crédito para verificar se o cliente realmente tem condições de obter o produto ou serviço que deseja adquirir.

Vamos a um exemplo: um cliente vai até sua loja realiza uma compra de R$1.000, no entanto, não tem dinheiro suficiente para pagar à vista. Simples! Basta encaminhá-lo até o crediário do estabelecimento para ele abrir uma conta e dividir o valor em até 10x. Com isso, um carnê de prestações é emitido e entregue para o consumidor.

Independentemente da forma de pagamento que você utilize atualmente, tenha em mente que é fundamental diversificá-la para oferecer mais opções ao cliente e conseguir aumentar a sua receita.

Além disso, é extremamente recomendado o investimento em uma solução que, além de propiciar uma maior segurança de dados do cliente e da sua empresa, tenha funcionalidades para evitar inadimplentes no seu negócio.

Gostou de conferir as principais formas de pagamento? Agora, aproveite para entrar em contato conosco para conhecer nossas soluções para varejo!

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