COMO UTILIZAR O CALENDÁRIO PROMOCIONAL PARA IMPULSIONAR AS VENDAS?

Processamento de Meios de Pagamentos


            COMO UTILIZAR O CALENDÁRIO PROMOCIONAL PARA IMPULSIONAR AS VENDAS?

O marketing sazonal tem sido a aposta de muitos empreendedores que enxergaram uma oportunidade em épocas específicas do ano. De modo geral, a estratégia se refere ao aproveitamento de datas especiais para impulsionar as vendas da sua empresa e evitar que as mercadorias fiquem paradas no estoque.

Quer aproveitar a sazonalidade do seu produto e alavancar as vendas do seu negócio? Então, você precisa utilizar um calendário promocional para se planejar e conquistar os clientes durante o ano todo. Confira algumas dicas para obter sucesso nessa empreitada!

Crie ofertas relacionadas ao calendário promocional

É importante lembrar que um bom planejamento é sempre primordial para garantir a eficácia de qualquer estratégia da sua empresa. Em outras palavras, é necessário tempo hábil para desenvolver e programar soluções capazes de impactar o público-alvo.

Portanto, é imprescindível que o calendário promocional seja elaborado previamente e considere eventos, como:

  • datas comemorativas do ano (Natal, Páscoa, Dia das Mães, eventos regionais, entre outras);
  • datas importantes para o comércio (Dia do Consumidor, Black Friday e mais).

“Na verdade, usar um calendário promocional envolve aproveitar os eventos certos para promover o seu negócio e estimular as vendas de produtos específicos.”

Para tanto, é necessário mapear as datas mais relevantes do ano para o seu nicho e região. Assim, fica mais fácil planejar as suas ações de marketing e realizar mudanças e ajustes com antecedência sem correr o risco de esquecer alguma comemoração.

Compreenda seu público-alvo para estabelecer a duração de cada ação

É preciso conhecer bem o público-alvo para planejar as melhores ações de marketing. Isto é, compreender as necessidades, os desejos e as preferências dessas pessoas e usar essas informações para enriquecer a estratégia. Afinal, não adianta nada criar uma campanha incrível se ela não se comunicar adequadamente com quem interessa para o seu negócio.

Outro ponto que merece cuidado é a duração de cada ação, pois é essencial saber quando começar e quando terminar a divulgação da campanha. Lembre-se: tudo é questão de timing e você deve ser capaz de usá-lo sempre a favor do seu empreendimento, tomando ações nos momentos ideais.

Por exemplo, uma papelaria que deixa para conversar com seu público e expor seus produtos apenas em janeiro pode estar cometendo um erro grave, pois as aulas já estariam prestes a voltar e muitos pais preferem comprar o material escolar de seus filhos com antecedência, em dezembro e, até mesmo, em novembro, para aproveitar os preços mais acessíveis.

Utilize as datas para buscar novas oportunidades

A pandemia causada pela Covid-19 fez com que as empresas precisassem se adaptar o mais rapidamente possível a um cenário de “novo normal”. Nesse contexto, alguns produtos acabaram encalhados nas prateleiras, enquanto a demanda por outros aumentou de forma considerável.

Por isso, nunca foi tão importante usar o calendário promocional para promover a rotatividade das mercadorias e até mesmo divulgar melhor ou lançar um novo produto.

Uma ideia interessante é entender bem o contexto do evento, analisar o momento atual e tentar associá-lo aos clientes e às soluções oferecidas pela sua empresa.

Com o isolamento social, uma dica legal para as vendas de final de ano, por exemplo, é divulgar brinquedos que integrem toda a família no ambiente doméstico. Os kits de artes e jogos de tabuleiro podem ser ótimas escolhas. Além disso, kits para comemorações mais intimistas e artigos para decoração da casa no período também pode ter bastante sucesso nas vendas.

Trata-se apenas de uma iniciativa simples sobre como é possível aproveitar o calendário promocional para buscar novas oportunidades em uma data comemorativa, principalmente nesse “novo normal”.

Outra ideia é investir em um comércio eletrônico a fim de expandir o alcance da sua marca. Com o isolamento social e a mudança de hábitos da população, essa é uma tendência bastante forte. Além disso, tenha em mente que sempre é fundamental encontrar meios de aprofundar o planejamento e se destacar da concorrência.

Invista na solução de ter um cartão próprio da loja

cartão próprio da loja é uma solução que traz muitos resultados para os varejistas. Um exemplo disso é o fortalecimento da relação entre empresa e consumidor, uma vez que o cartão é aceito somente onde é emitido.

“Os eventos do seu calendário promocional podem ser uma ótima forma de incentivar o uso do cartão da loja como meio preferencial de pagamento, impulsionando ainda mais as vendas.”

Vale a pena, por exemplo, propor ações promocionais exclusivas para os portadores do cartão da sua marca. Uma ótima ideia, não acha?

Planeje seu calendário promocional com antecedência

No mundo dos negócios, o planejamento é o primeiro passo para o sucesso. Portanto, não deixe para lançar suas campanhas na última hora. O ideal é que você já tenha em mente todas as datas que pretende explorar antes mesmo que o ano se inicie.

Dessa maneira, será mais fácil calcular os gastos, encontrar parceiros e até mesmo comprar mercadorias com mais antecedência. Isso, evidentemente, costuma garantir preços bem mais atrativos. 

Determine as datas-limite para suas ações

Para que o seu planejamento funcione, é importante estabelecer um período de tempo específico para cada ação. Nesse caso, o comportamento dos clientes é o parâmetro que você deve observar.

O planejamento de uma loja de chocolates para a Páscoa não é igual ao de um supermercado, por exemplo. Da mesma forma, uma livraria deve começar a sua campanha com bastante antecedência para que todos os pais sejam atendidos e os livros cheguem à tempo para as aulas.

É claro que, para entender essas métricas, você precisa fazer um acompanhamento meticuloso dos resultados e observar atentamente o comportamento dos clientes nos anos anteriores. Uma empresa especializada pode oferecer muitas soluções para otimizar esse processo. Especialmente agora, nesse contexto de pandemia, em que tudo é novo para todos.

Fique de olho também no calendário internacional

Algumas datas comemorativas são bastante famosas no mundo, mas nem sempre são tão conhecidas no Brasil. É o caso do Halloween, por exemplo. Entretanto, ainda que não sejam muito populares, algumas pessoas se interessam por elas e desejam comemorá-las. Assim, dependendo do seu nicho de atuação, pode ser bem interessante conhecer e explorar essas datas.

Capriche na divulgação de suas ações promocionais

Não adianta criar uma campanha muito atrativa se você não a divulgar de maneira adequada. Por isso, entenda quais são os melhores canais para alcançar seu público e inclua no seu planejamento os eventuais custos de divulgação.

Agora que você já conhece as melhores dicas para utilizar um calendário promocional e alavancar suas vendas, é hora de arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa! Nada de deixar as ações de marketing para última hora. Trace planos desde já e os coloque em prática para identificar o que funciona ou não para a sua empresa.

Este conteúdo foi interessante para você? No nosso blog, você vai encontrar muitas outras dicas incríveis como essas. Portanto, continue conosco e veja também 3 dicas para chamar a atenção dos seus clientes

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.