COMO UTILIZAR O CREDIÁRIO PARA ALAVANCAR AS VENDAS DE FINAL DE ANO?

7 minutos para ler

Atualizado em: 20/12/2019


Qual o varejista que não deseja alavancar as vendas, principalmente em épocas especiais, como o final de ano? Para conseguir isso, toda estratégia bem-pesquisada é válida. Neste artigo, falaremos sobre a possibilidade de usar o crediário para aumentar suas vendas no período que se aproxima.

Quando bem-usado, o crediário é uma boa solução para as vendas de final de ano. Leia e confira!

Conte com regras bem-definidas

Para evitar contratempos e minimizar os riscos, é fundamental que as regras de crediário fiquem bem claras. O cliente deve ficar ciente de como as coisas funcionam e estar disposto a aceitá-las.

Um dos pontos, por exemplo, é ter cautela na oferta do crédito a pessoas que estão negativadas no comércio. Por isso, é fundamental fazer uma análise criteriosa de seus clientes e confirmar se têm condições para honrar com seus compromissos financeiros junto ao seu negócio.

Lembre-se de que o controle da inadimplência é importante para a educação financeira da clientela para evitar que ela se envolva em dívidas cada vez maiores, que podem levá-la à ruína. Ou seja, tanto para o comércio como para o consumidor, o gerenciamento da inadimplência é eficaz e uma forma de otimizar a economia brasileira.

Tenha uma tecnologia eficiente de controle

Aproveite a tecnologia e mantenha uma solução de cadastro dos clientes para garantir o controle operacional, como os dados que envolvem pagamento, perfil do cliente, histórico de compras, entre outros.

A partir desse tipo de solução tecnológica, você poderá efetuar um controle mais eficiente da concessão de crédito. Aqueles clientes que são sempre pontuais podem, inclusive, ter direito ao limite de crédito ampliado — será bom para ele e para você, que vai vender mais a um consumidor confiável.

Fique atento aos prazos

Divida em quantas parcelas for viável. Não adianta vender em 10 ou 12 prestações se isso vai causar prejuízo ao seu comércio. Faça uma experiência e veja o comportamento dos clientes: a quantidade máxima de parcelas que a maioria deles adota, a pontualidade em cumprir esse prazo e o impacto sobre o caixa de sua empresa.

Depois de uma análise, decida. Uma sugestão é optar pelo número máximo de 6 parcelas, ou seja, meio ano. Lembre-se de que, quanto menor a quantidade de prestações, mais rápido será o retorno.

Tenha cuidado com a inadimplência

Por meio da solução de cadastro, fique alerta à inadimplência e, dentro do possível, evite-a. Além de consultas aos órgãos de proteção ao crédito, busque outras informações (com outros clientes e lojistas), cruze dados do SPC/Serasa com dados sobre o nível de endividamento do consumidor (Quanto de sua renda está comprometida? Quantas parcelas ainda faltam pagar? Qual a data de vencimento? Quais os valores de crediários que estão em andamento?).

É possível fazer esse cruzamento de dados com uma solução automatizada, que otimiza a gestão financeira do negócio.

Harmonize as vantagens para o empreendedor e para a clientela

Lembre-se de que utilizar o crediário é uma boa maneira de melhorar seu relacionamento com o cliente. Um momento econômico mais sensível e a elevada concorrência exigem que você ofereça melhores condições de pagamento, para que ele se sinta mais satisfeito e possa realmente tornar-se um cliente fidelizado (além de um divulgador de sua empresa e de seus produtos). O relacionamento com o cliente deve ser de confiança entre ambas as partes.

Como alternativa para a modernização do crediário, o varejista pode ter seu próprio cartão de crédito (também conhecido como private label), solução já adotada por diferentes lojas. Sem dúvida, a venda no cartão é uma estratégia eficaz para aumentar o potencial competitivo de seu negócio.

Gerencie o seu estoque

De nada adianta oferecer ótimas opções de pagamento se você não tem estoque suficiente para atender à demanda do seu negócio. Estar preparado para as vendas do final de ano é fundamental para não perder espaço no mercado. Sendo assim, faça um controle eficiente dos produtos do seu estoque para evitar esse problema.

Nesse momento, é importante contar com a tecnologia para facilitar todo o processo. Por meio dela, você pode gerenciar melhor as datas de validade (em casos de mercadorias perecíveis, por exemplo), o número de produtos que precisam ser inclusos na lista de compras, a localização dos itens etc.

Com todas essas informações em mãos, é possível negociar preços melhores com seus fornecedores e estabelecer datas exatas para a realização de novas compras.

Seja criativo nas promoções

As promoções são grandes atrativos que visam estimular as vendas de determinados produtos. No entanto, elas não devem apenas atender aos clientes que compram à vista. O crediário ou a compra no cartão da loja incentiva a compra de mais produtos e, por isso, as promoções precisam ser estendidas a essas opções também.

Ao oferecer os descontos, é importante usar a criatividade para encantar o seu público-alvo e atraí-lo para o seu negócio. Um exemplo interessante é aderir a um programa de fidelidade e, assim, oferecer vantagens interessantes para os seus clientes. Ao atingir uma quantidade preestabelecida de pontos, o consumidor tem direito a um desconto ou a troca por produtos da loja.

Tenha uma boa estratégia de preços

Por mais que as promoções sejam excelentes formas de incentivar as vendas no final de ano, elas precisam seguir uma boa estratégia de preços. Isso, porque, como você sabe, muitos custos estão envolvidos na precificação de cada produto, desde o seu preço de custo até todas as ações investidas para que ele seja vendido (como campanhas de marketing), sendo assim, quando você oferece descontos muito exorbitantes, seu fluxo de caixa será prejudicado.

Nesse momento, é importante calcular muito bem quanto de desconto poderá ser oferecido nas compras. Uma dica interessante é negociar melhores preços com seus fornecedores nessa época do ano para garantir um valor mais competitivo nos produtos sem interferir negativamente no seu orçamento.

Melhore a retenção de clientes

É muito mais barato manter seus clientes do que conquistar novos e isso não é segredo para ninguém, certo? Nesse sentido, a oferta do crédito próprio – seja por meio do crediário ou cartão da loja – ajuda a fidelizar aqueles que gostaram dos seus produtos e tiveram facilidade para efetuar o pagamento de suas compras.

Sendo assim, é possível utilizar o crediário e/ou cartão da loja como uma forma de oferecer benefícios interessantes aos seus consumidores, fazendo com que eles se sintam privilegiados ao fazer parte do seu negócio. Quando você oferece descontos para quem utiliza essas opções de pagamento, por exemplo, é possível criar novas oportunidades de alavancar as vendas recorrentes e, consequentemente, melhorar seu faturamento.

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A divulgação de suas alternativas de pagamento não deve ficar de fora de sua estratégia! Considere comunicar o seu crediário ou a modalidade do cartão próprio da loja por meio de todos os canais, inclusive a web, por meio do seu site e mídias sociais.

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