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Conheça 4 compromissos fiscais do comércio varejista

Fazer a gestão de uma loja de materiais para construção envolve diversos fatores, desde o controle do estoque até o atendimento ao cliente. E entre esses fatores, está a atenção aos compromissos fiscais que todo lojista precisa estar atento.

As movimentações financeiras são cada vez mais dinâmicas, tornando mais fácil cometer erros ou perder prazos. No entanto, se planejar para manter a regularidade com o poder público é crucial para mitigar as chances de multas em caso de fiscalização e assegurar o funcionamento do negócio.

Continue a leitura e conheça alguns compromissos relacionados ao fisco, que incidem sobre a loja de materiais para construção:

1 – E-SOCIAL

É bastante provável que você já tenha ouvido falar sobre o e-Social, que surgiu recentemente como uma forma de informatizar os processos de obrigações acessórias e facilitar um pouco mais a vida do empreendedor. O seu intuito é o de centralizar dados fiscais e estatísticas laborais ou econômicas, tanto dos trabalhadores quanto das próprias empresas.

Aliás, a digitalização é uma das grandes tendências do momento, já que padroniza sua transmissão, validação e armazenagem.

2 – SPED

A sigla SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital. Na prática, se trata de um arquivo digital, no qual são feitos os registros de apuração de impostos de empresas. Por isso, o SPED pode ser considerado uma das principais obrigações fiscais do comércio varejista hoje.

É ali que ficam, por exemplo, informações relativas ao famoso ICMS e o IPI (veja abaixo o que significam). O arquivo deve ser gerado mensalmente pelos contribuintes e, com isso, a fiscalização tributária é facilitada.

3 – NFC-E

A sigla NFC-e quer dizer Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, sendo uma alternativa relativamente recente. Além de ser sustentável, por não usar papel físico, facilita bastante a vida de empresas e clientes. Ela foi desenvolvida para substituir as notas fiscais tradicionais, eliminando a necessidade de cupons impressos, como ocorria até pouco tempo. Atualmente, é obrigatória na maioria dos estados, sendo uma realidade no mercado de varejo.

4 – TRIBUTOS DAS LOJAS DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO

Lojas de materiais para construção, elétrica, hidráulica e móveis precisam estar em dia com as questões tributárias, para evitar uma série de transtornos e prejuízos. Por isso, é muito importante conhecer como funciona a tributação da sua loja e em qual regime ela se enquadra. Hoje são três tipos de regimes disponibilizados pelo fisco:

  • Lucro Real
  • Lucro Presumido
  • Simples Nacional

Cada regime tem suas particularidades e diferentes formas de recolhimento e alíquotas. E isso varia de acordo com o porte da loja de materiais para construção, com o faturamento e com a atividade realizada.

Os principais tributos para o segmento de materiais de construção hoje são:

  • IRPJ (Imposto sobre a renda das pessoas jurídicas);
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • IMPOSTOS PREVIDENCIÁRIOS.

As contribuições incidentes, portanto, deverão ser quitadas em sintonia com as regras estabelecidas e o sistema adotado, o que torna imprescindível que o empreendedor esteja atento quanto a prazos e vencimentos.

COMO VOCÊ PODE ORGANIZAR ENTRE TANTOS IMPOSTOS?

Você viu acima alguns dos compromissos fiscais do comércio varejista. E deu para perceber que o assunto é complexo, não é?

Soluções tecnológicas para gestão da sua loja facilitam uma organização mais profunda sobre resultados de vendas e faturamento, emissão de notas, controle de estoque, coisas que sua contabilidade irá precisar para dar conta de cumprir com esses compromissos fiscais.

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