fbpx

Lojista, fique atento! A demanda por crédito está em alta

Disponibilizar uma boa variedade de opções de pagamento para o cliente é uma atitude imprescindível para quem atua no varejo, especialmente em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje. Pensando nisso, preparamos este artigo falando sobre indicadores de mercado que apontam para aumento na demanda de crédito.

E ainda, vamos falar de duas estratégias que se encaixam perfeitamente para atender a essa demanda: o uso da inteligência de crédito e o cartão de marca própria.

Aumentar os conhecimentos sobre o tema é muito importante para o lojista, tendo em vista que algumas escolhas podem contribuir para a fidelização dos consumidores e ganho de credibilidade no segmento. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Números apontam para aumento da demanda por crédito

Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), os meses de fevereiro e março de 2022 apresentaram alta em comparação com mesmo período do ano anterior na demanda por crédito: em fevereiro, o índice foi 21%. Já março registrou aumento de 25%.

O índice INDC é acompanhado todos os meses com base no número de solicitações de financiamentos dentro dos segmentos de varejo, bancos e serviços.

Comparando março com fevereiro de 2022, a busca por crédito no varejo teve alta de 31%, bancos e financeiras, 5%.

Outros números importantes apontados pela pesquisa:

– O setor de serviços, embora passando por um período de sazonalidade, viu a procura por financiamentos crescer 126% em relação a março de 2021. Com isso, o setor de serviços está na liderança entre as altas na comparação interanual.

– No segundo mês do ano foi registrado um aumento na demanda de crédito para o segmento de eletroeletrônicos da ordem de 135%. Para supermercados, a procura aumentou 26%.

Esses levamentos mostram, entre outras coisas, que o momento econômico que o país vive pede oferta de crédito para aumentar lucros e rentabilidade, apoiado por soluções ágeis e inovadoras para auxiliar a inteligência na hora de oferecer o crédito, reduzindo o risco de inadimplência.

Estratégia 1 – Por que é fundamental ter uma solução com inteligência de crédito.

Aproveitar essa oportunidade para aumentar faturamento disponibilizando crédito é fundamental. Mas tudo precisa ser feito com critério e inteligência para gerar perdas ao invés de ganhos.

É aí que a tecnologia e a inovação entram, quando o lojista automatiza sua política de crédito. A plataforma INFOX para Meios de Pagamentos tem, por exemplo, a solução ideal pois utiliza a inteligência artificial para cruzar todas as informações sobre o cliente originárias de diversas fontes disponíveis no mercado, indicando se ele já foi inadimplente em algum momento.

Tudo isso de maneira muito rápida e permitindo ao lojista personalizar a plataforma com todos os parâmetros de políticas e limites de crédito iniciais e recálculo, para novos e atuais clientes, considerando o que for mais estratégico para a empresa.

Outras vantagens de uma plataforma com inteligência de crédito:

– A loja poderá analisar um número muito maior de solicitações de crédito;

– Vai poder reduzir a subjetividade na hora de conceder crédito, pois fará com base em números;

– O cliente não vai precisar esperar muito para saber se seu crédito está aprovado, o que ajuda não perder vendas e fidelização;

– É possível controlar o percentual de inadimplência e de fraude;                

– Diminui drasticamente os custos de análise das propostas de crédito.       

Estratégia 2 – As vantagens de oferecer um Cartão de crédito marca própria

Até aqui, você percebeu que a demanda por crédito está em crescimento e que existem formas inteligentes e segura de ofertar e faturar mais.  Entretanto, você já pensou nas vantagens que o seu negócio poderia experimentar ao disponibilizar um cartão de crédito marca própria?

Um cartão de crédito com a marca do seu negócio permitirá o seu cliente comprar mais, voltar mais vezes ao seu estabelecimento e poder parcelar suas compras. Sua empresa assume toda a operação de crédito e rentabilidade, uma vez que deixam de existir as taxas cobradas por administradoras.

 Além disso, é uma forma de aumentar o engajamento dos clientes, trazendo mais credibilidade para seu varejo e abrindo uma gama incrível de possibilidades, como a elaboração de programas de fidelidade, uma das grandes tendências do segmento.

Gostou de saber que a demanda por crédito para o varejo está aumentando? Quer contar com a solução que a INFOX oferece para aproveitar esse movimento do mercado e conceder crédito ao seu cliente de maneira prática e segura? Então, entre em contato conosco e conheça nossa solução!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.