ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS PARA O VAREJO

Gestão do Varejo

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS PARA O VAREJO

Por ser dinâmico, o varejo demanda pessoas, que precisam ser bem selecionadas, motivadas e que recebem constante capacitação profissional, já que muitos interagem diretamente com os consumidores e são um fator importante para a boa experiência de compra do cliente e o funcionamento correto do negócio. Infelizmente, muitos gestores negligenciam a gestão de pessoas, uma atitude que pode levar o seu negócio ao fracasso.

Quer saber qual é a importância da gestão de pessoas? Descubra com o nosso artigo do dia!

 

Recrutamento

A área comercial é vista por muitos como um pontapé inicial para entrar no mercado de trabalho, uma atividade temporária, com jornadas de trabalho pesadas (feriados e finais de semana). Justamente por esse motivo, a captação de talentos é complexa!

Neste caso, o varejista precisa investir na criatividade e buscar candidatos interessados, que gostem e queiram estar nessa área. Afinal, existem pessoas capazes de vender um “gato para um rato”.

Seleção de candidatos

A pessoa responsável pela seleção de candidatos jamais deve baixar o nível de exigência caso poucas pessoas se candidatem àquela vaga ou porque ela está aberta há muito tempo e precisa ser preenchida com urgência. O ideal é que seja realizada uma boa gestão de pessoas, levando em conta os conhecimentos, as atitudes e as habilidades de cada candidato.

A experiência profissional anterior também conta, para que sejam identificadas as melhores opções para o cargo. Se o recrutador contrata sem muitos critérios, possivelmente o colaborador também não ficará satisfeito no emprego.

Rotatividade

É muito comum a rotatividade de funcionários no varejo, especialmente em locais que não valorizam o profissional. Toda demissão gera custos para o varejista, tanto os da rescisão quanto os custos ligados à capacitação e treinamento. Por isso, é importante motivar o profissional e incentivar a sua permanência na empresa sempre.

Remuneração

É comum as pessoas que trabalham no setor do varejo reclamarem dos baixos salários e da dificuldade na hora de pedir um aumento de salário. Isso deixa o colaborador desmotivado com o seu trabalho e com forte tendência a buscar outra colocação que ofereça uma melhor remuneração.

Uma boa gestão de pessoas é aquela que premia o colaborador que se dedica, que paga comissões que realmente valem a pena e que mantém o funcionário interessado em continuar onde está, esforçando-se para crescer mais. Isso evita a rotatividade e agrega valor à marca, já que a pessoa se sente orgulhosa de trabalhar naquela empresa que o valoriza.

Capacitação profissional

O treinamento dos profissionais do varejo deve ser constante e contínuo, de forma que o colaborador sinta-se impelido e motivado a melhorar nas suas tarefas. Dessa forma, o cliente terá uma experiência de compra mais efetiva, com mais conhecimento do produto que está adquirindo. Consequentemente, sairá mais satisfeito com a loja que escolheu e com o atendimento que recebeu.

O mais indicado é que o gestor estabeleça um cronograma de treinamentos, de forma a motivar a sua equipe. Colaboradores treinados e motivados conseguem dar todo o seu potencial para o varejo. Invista nisso e veja os resultados!

Soluções em Tecnologia para a gestão de pessoas

A tecnologia é uma grande aliada na gestão de pessoas para o varejo. É importante que todos os colaboradores se utilizem da mesma para melhorar o atendimento ao cliente e trabalhar com maior agilidade, além de ter um maior conhecimento do perfil de compra de cada um e, assim, efetuar maiores vendas.

A partir disso, é possível focar em uma melhor experiência de compra do cliente, uma vez que a loja já sabe quais são as suas preferências de acordo com as suas últimas compras e pode até mesmo fazer melhores sugestões de produtos e serviços, de modo a atender a todas as necessidades do cliente e conquistar a sua fidelização.

Achou interessante o artigo? Tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.