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Entenda como fazer uma boa análise de crédito para jovens

Nos dias atuais uma grande parte das requisições de crédito financeiro são feitas por jovens que estão na faixa etária dos 18 aos 25 anos. A maioria deles busca por cartões de crédito, já que estão começando sua vida profissional e financeira.

O perfil desses clientes costuma ser avaliado por bancos de pequeno porte e fintechs, considerando que as instituições tradicionalistas têm preferência por fidelizar clientes das classes A e B.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o perfil do jovem que está em busca de crédito e destacar o que é preciso para que lojas e administradoras de cartões façam uma boa análise de crédito. Boa leitura!

Saiba qual o perfil do jovem que busca por crédito.

O jovem que busca por crédito geralmente é aquele que conquista o seu primeiro emprego ou que ingressa em uma faculdade. Nos casos onde a universidade ou a empresa está vinculada à algum banco, lojas e administradoras de cartões encontram maior segurança na hora de concederem o crédito.

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Veja abaixo mais detalhes sobre esse perfil de consumidor:

  1. O que esse perfil busca?

    O jovem que está no mercado de trabalho busca independência financeira e geralmente esse é o motivo que os leva a buscar pelo primeiro cartão de crédito ou conta-corrente. Tendo posse de um cartão e uma conta bancária, ele terá meios para realizar suas compras com mais facilidade e frequência.

  2. Sua condição econômica

    Como sua vida econômica está ainda no início, as poucas informações sobre seu histórico financeiro podem ser uma armadilha para lojas e administradoras de cartões que não fazem uma análise criteriosa do pedido. Porém, negar o crédito somente por conta da idade pode representar uma perda enorme de bons clientes que, mesmo iniciando sua carreira, pagam suas contas em dia e possuem uma renda condizente.

  3. Fatores que podem trazer segurança

    No caso de jovens que estão vinculados a uma empresa na qual o salário é pago mensalmente ou a uma universidade que ofereça a chance de receber uma renda fixa, existirá maior segurança para a concessão do crédito. Lojas e Administradoras de Cartões podem ainda fazer uma análise de dados dos pais para ter uma garantia maior e evitar prejuízos.

  4. Desafios do público jovem

    A análise de crédito é o momento em que são solicitadas todas as informações relevantes de uma pessoa e é realizada uma avaliação se existe ou não a possibilidade de conceder o limite de crédito solicitado. Oferecer crédito para jovens exige um pouco mais de cuidado, já que eles estão sendo inseridos no mercado de trabalho.

    A avaliação de crédito faz parte do atendimento aos clientes, sejam eles jovens ou adultos. Pedir informações, solicitar referências para entrar em contato e contestar dados faz parte da análise. Mas é importante ter em mente que cada indivíduo é um futuro cliente e que ainda poderá indicar outras pessoas a comprarem na sua loja ou adquirir um cartão de sua administradora.

    Os jovens podem se sentir constrangidos se perceberem a desconfiança, pois o maior desafio que enfrentam na hora de conseguir a análise de crédito pessoal é provar que vão pagar as suas contas. Seja cauteloso e não constranja a pessoa, pois dessa forma as portas sempre estarão abertas para fechar novos negócios e fidelizar esses novos clientes.

Entenda como funciona o mapeamento de riscos

Todas as categorias de riscos aos quais a loja ou administradora fica sujeita devem ser observadas com cautela e isso envolve controles e processos. Tendo posse das informações necessárias, fica mais fácil adotar medidas para a mitigação dos eventuais contratempos. Para que o mapeamento seja um sucesso, é preciso tomar cuidado para não expor os dados levantados.

Descubra como fazer a análise de crédito da melhor forma

O ideal é que seja feita uma avaliação dos dados do solicitante e de pessoas com as quais ele convive, sejam eles pais, irmãos ou futuros cônjuges. Essa técnica é conhecida como análise 360°. A tática é uma das mais antigas presentes no universo das financeiras, e acredite, ela faz muita diferença entre o sucesso e o fracasso de uma operação.

Outro ponto fundamental é ter a tecnologia a seu favor para que a verificação do perfil seja muito mais criteriosa e automatizada. Assim se impede que o crédito seja concedido sem o devido cuidado, garante a venda e reduz custos da operação. A inteligência de crédito, por exemplo, pode fazer o cruzamento de diversas informações, do jovem e da família, originárias das mais importantes instituições financeiras do país para evitar o erro e achismos na hora de ofertar o crédito.

A INFOX oferece uma solução que permite essa análise completa, permitindo ainda que o lojista ou administradora faça a calibragem de pontuações que o jovem precisa atingir para que se enquadre no tipo de cliente rentável desejado pela empresa.

Além disso, a plataforma da INFOX oferece uma jornada do cliente 100% digital, o que é cara desse público que já nasceu com a internet. Segunda via de faturas, consultar estabelecimentos credenciados, conferência de extratos e últimas compras podem ser feitas com facilidade pelo cliente através do celular. Gostou do nosso post sobre crédito para jovens?

Leia também nosso artigo “Como funciona a análise de crédito de pessoas físicas?” e entre em contato com nossos consultores para saber o que a INFOX pode fazer para transformar o seu negócio, com segurança e tranquilidade.

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