fbpx

Quais as consequências da falta de capital de giro para a empresa?

Assim como um carro precisa de combustível para seu motor funcionar, a sua empresa precisa de capital de giro para manter o funcionamento saudável. Despesas recorrentes, como folha de salário, contas de luz e água, impostos e custos de suprimentos, são essenciais e dependem de valores sempre em caixa, pois não podem sofrer atrasos.

Também, é fundamental que você não dependa do capital de terceiros para manter essas contas em dia, como empréstimos por exemplo. Pois, pode virar uma bola de neve e impactar gravemente as finanças da sua empresa no futuro. Por isso, neste artigo, trouxemos alguns alertas sobre as consequências que a falta de capital de giro pode trazer à sua empresa e algumas dicas que vão ajudar você a manter ele em dia. Confira!

O QUE PODE ACONTECER COM A FALTA DE CAPITAL DE GIRO

Sua empresa cresce menos

Se você está com dificuldade de manter as contas em dia, pode ser difícil manter um ritmo interessante de crescimento. Afinal, os investimentos em novas linhas de produtos, a expansão da equipe ou as inovações tecnológicas só podem ser feitas quando as contas estão todas em dia. Por isso, é fundamental estar atento ao fluxo do caixa do seu negócio e controlar o ritmo de gastos, para que não haja surpresas no início do mês seguinte e para que a sua empresa possa expandir as operações.

A operação do dia a dia fica mais desafiadora

Quando a vida financeira da sua empresa está desorganizada, transações simples do cotidiano, como a expedição de produtos ou o pagamento de fornecedores, podem se tornar grandes fardos. Se esse estresse é algo recorrente, todos os pontos de contato acabam sofrendo e surgem problemas como a insatisfação dos clientes ou a desmotivação dos funcionários. Assim, manter tudo na ponta do lápis e se prevenir contra imprevistos é uma tarefa fundamental para todo gestor.

COMO GERENCIAR MELHOR O CAPITAL DE GIRO

Controle o fluxo de caixa

Ao longo do tempo, você compreende com maior precisão a sazonalidade de gastos e receitas da sua empresa. É fundamental usar esse conhecimento a seu favor e tabelar com atenção o fluxo de caixa, para que não falte capital de giro no futuro. Além disso, é importante se esquivar de juros decorrentes de atrasos de pagamento e garantir que não exista o risco de sua empresa sofrer processos trabalhistas, pois esses gastos podem sugar bastante o faturamento e impactar a saúde financeira do seu negócio.

Negocie prazos com os fornecedores

Em parcerias comerciais equilibradas, é possível organizar os prazos de pagamento e isso ajuda todas as partes envolvidas. Quando você tem uma data combinada para faturar os compromissos com seus fornecedores, a sua empresa tem um controle melhor dos gastos e o contratado também consegue prever os recebíveis com mais tranquilidade. Por isso, não tenha medo de negociar os pagamentos, de forma a garantir que o seu negócio não fique sobrecarregado.

Facilite sua vida com a INFOX

Para facilitar sua vida no controle e gestão da sua loja e evitar ficar sem capital de giro, a INFOX oferece assessoria com equipe especializada e plataforma de ponta para trazer indicadores dos setores da sua loja, tornando o gerenciamento mais fácil, organizado e principalmente, refletindo na redução de custos e aumento do seu faturamento.

Entre em contato com nossos consultores e descubra o que a INFOX pode transformar na sua empresa.  

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.