fbpx

Como realizar uma gestão logística estratégica? Descubra aqui!

Você sabe se ganha ou perde hoje com sua logística de entregas? Seu cliente está satisfeito com o serviço prestado? No setor do varejo, atuar com o máximo de precisão é imprescindível para ter sucesso e garantir um bom fluxo de caixa no fim do mês. Por isso, aprender como fazer uma gestão logística estratégica pode ser muito importante.

O conceito aborda toda a sua movimentação de materiais e mercadorias, incluindo estratégias para que a operação seja mais eficiente e, de quebra, tenha custos menores, o que é fundamental para ter sucesso em segmentos mais competitivos do mercado.

Quer descobrir como fazer isso? Então, continue a leitura!

Qual o significado de logística estratégica?

A área de logística estratégica é definida como o conjunto de ações e escolhas responsáveis pela implementação de fluxos de transporte, entrega, recolhimento e circulação de materiais. Assim, otimiza o serviço de uma empresa, criando valor, reduzindo custos e elaborando soluções diferenciadas, que podem ajudar na obtenção de vantagens competitivas.

Então, fica muito mais fácil fidelizar os clientes e mantê-los satisfeitos, tendo em vista que eles terão suas necessidades bem atendidas e receberão seus itens com precisão, velocidade e praticidade. Por outro lado, quando isso não é feito de forma adequada, o resultado pode ser perda de credibilidade e autoridade no ramo de atuação.

Quais as consequências de não enxergar a logística de forma estratégica?

Uma loja de material de construção, por exemplo, visando atender seu cliente da melhor forma, deve se preocupar em entregar o pedido mais rápido possível. No entanto, nem sempre isso é feito de maneira estratégica, o que pode aumentar os custos para o lojista, eventualmente até sem que ele se dê conta disso.

Muitas vezes, os gastos acabam por ser muito maiores quando não há uma gestão eficiente para a logística de itens básicos, como areia, pedras, cimento e ferro. No fim das contas, as despesas acabarão corroendo as margens de lucro de tais artigos, comprometendo o fluxo de caixa e tornando toda a operação mais dispendiosa.

O que fazer para adotar uma gestão logística estratégica?

O primeiro passo consiste em mapear os seus processos logísticos, de forma a compreender se eles são eficientes e de boa qualidade. Além disso, é fundamental observar se os processos internos e externos estão bem articulados, para que se possa aprimorar o funcionamento da empresa como um todo.

Outro ponto crucial é alinhar a comunicação entre áreas e colaboradores, para evitar ruídos e alcançar os resultados esperados. Uma opção que pode ajudar em todos os aspectos é a adoção de uma boa solução em tecnologia, como sistemas de automação, que ajudarão a reduzir gastos, diminuir falhas, aumentar a produtividade e monitorar as atividades.

Agora, você já sabe como fazer uma gestão logística estratégica. A INFOX pode oferecer uma excelente solução para você conseguir monitorar e otimizar seus processos de entrega, reduzindo despesas, aumentando o faturamento e atendendo o seu cliente da melhor forma.

Gostou do post? Quer contar com a nossa assessoria e ferramenta tecnológica que vão transformar a sua empresa? Então, entre em contato conosco e conheça a nossa solução!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.