fbpx

Gestor, até quando você vai ficar só no operacional?

Você, dono ou gestor de uma loja de materiais de construção, elétrica ou hidráulica, certamente já parou para pensar: será que estou realmente gerenciando o meu negócio ou as atividades operacionais tomam todo meu dia?

Se você chegou à conclusão que o operacional ocupa a maior parte do seu trabalho, perdendo seus horários de almoço para ajudar na hora de carregar o caminhão para as entregas, recomendamos fortemente que você leia este artigo que preparamos até o fim.

Qual o papel de um gestor na loja de materiais de construção?

O gestor é o guardião dos objetivos estratégicos do negócio, ou seja, para onde e por quais caminhos a empresa quer chegar. Alguns dos objetivos que a loja pode ter:

  • Abrir mais pontos de vendas em outros bairros ou cidades vizinhas;
  • Oferecer outros tipos de serviços ou até agregar outros negócios que tenham relação direta com a loja e com o que o cliente precisa;
  • Posicionar-se no mercado estrategicamente, considerando seus concorrentes e o perfil dos clientes, entre outros.

Como guardião e para atingir os objetivos estratégicos, o gestor precisa planejar as ações, definir quais metas acredita serem importantes, avaliar o perfil de seus colaboradores para que estejam alinhados com suas atividades e ter atenção ao financeiro, infraestrutura e recursos tecnológicos da loja.

Em resumo, o gestor precisa ter uma visão do todo, como se olhasse para sua empresa do alto, onde enxergasse, em detalhes, cada setor da loja. Um exemplo desse papel é do técnico de futebol que, fora do campo, consegue pensar na estratégia, avaliar o desempenho de seus jogadores e, principalmente, observa os movimentos do outro time e se prepara para enfrenta-los.

Mas já pensou se o técnico, em um dado momento da partida, entrasse em campo para marcar um gol? Ficaria difícil dar conta de tudo, concorda? Acredite: você é o gestor e o operacional precisa funcionar sem você.

Para te ajudar, separamos 4 dicas que vão fazer a diferença para a sua gestão:

  1. Aprenda a delegar

    Avalie o potencial e habilidade de cada colaborador e estimule ao máximo naquilo que cada um tem de melhor. Lembre-se que o fundamental é você acompanhar o desempenho da sua equipe e não ser o executor das atividades deles.
  2. Organize seu tempo e sua rotina

    Ficar o tempo todo “apagando incêndios”, como se diz popularmente, não condiz com o que se espera do gestor. Até porque, pensar estrategicamente exige tempo, pesquisa e avaliação. Portanto, procure ao máximo, seguir uma agenda das suas atividades. Ter uma planilha, onde estão todos os seus compromissos da semana agendados já ajuda a organizar seu tempo e esforço.
  3. Automatizar processos

    Anotar em um papelzinho o que foi retirado do estoque para depois ser contabilizado é uma prática aparentemente corriqueira, mas que coloca em risco seu estoque e capital de giro, concorda?

    Portanto, tudo que puder ser automatizado com o apoio da tecnologia e da inovação vai reduzir o tempo de trabalho da sua equipe, diminuir erros humanos, aumentar sua rentabilidade e não perder nenhuma venda, satisfazendo seu cliente.
  4. Analisar resultados

    Quem não tem números, não sabe dizer como está o negócio. A análise dos números de cada setor da sua loja é crucial, visto que você vai poder identificar gargalos, falhas, custos desnecessários e possíveis oportunidades de investimento e crescimento.

    Porém, só uma solução tecnológica pode reunir todos esses dados e ajudar você a gerenciar o todo de maneira assertiva, através de relatórios, gráficos e indicadores claros e precisos.

O que a INFOX pode fazer para você sair do operacional?

Você sabe dizer, com certeza, se você obteve lucro no faturamento do mês anterior? Suas entregas estão dentro do prazo e usando a quantidade certa de caminhões e equipe? O controle do seu estoque está em dia?

Pensando neste cenário que o dono ou gestor de loja de materiais de construção vive, a INFOX desenvolveu a metodologia Varejo Avançado, que combina a assessoria de especialistas no varejo com a tecnologia de uma plataforma que faz a gestão de cada setor da sua loja.

Já pensou em tirar pedidos diretamente na obra? A nossa plataforma oferece a venda mobile, ou seja, o seu vendedor pode visitar uma obra e solicitar tudo que o cliente precisa diretamente para a loja.

Então clique aqui, solicite o contato com um de nossos consultores e descubra tudo que a INFOX pode fazer pelo seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.