O QUE LEVAR EM CONTA NA ESCOLHA DE UMA SOLUÇÃO DE GESTÃO INTEGRADA?

Gestão do Varejo


            O QUE LEVAR EM CONTA NA ESCOLHA DE UMA SOLUÇÃO DE GESTÃO INTEGRADA?

O sucesso do varejo está diretamente ligado ao resultado de seus processos, uma vez que todas as áreas envolvidas da empresa precisam estar em perfeita sintonia para que as informações auxiliem o gestor em seu processo de tomada de decisão. Além disso, uma empresa financeiramente saudável precisa gerenciar com segurança tudo o que entra e sai de sua loja, além de acompanhar minuciosamente seus números diários.

Esta é uma tarefa que pode demandar trabalho e atenção, no entanto, pode ser bem menos complicado se a empresa contar com uma solução de gestão integrada, facilitando o acesso à visão holística do negócio, isto é, mais completa e abrangente.

Quer saber por onde começar? Então confira algumas dicas que separamos neste artigo e pontue os principais pontos de atenção para auxiliar sua escolha!

1) Tamanho do negócio

Avalie a solução tendo como base o tamanho do seu negócio. É claro que um varejo que conta com apenas uma loja terá necessidades diferentes de uma rede com várias unidades, por isso, é imprescindível mensurar a real necessidade de sua operação de acordo com a abrangência oferecida pela empresa que oferece a solução.

2) Confiabilidade da empresa

Leve em conta que a empresa parceira na oferta da solução terá participação ativa no sucesso do seu negócio, sendo assim, pesquise suas referências: satisfação de clientes atuais, casos de sucesso, tempo de participação no mercado e, principalmente o nível de experiência no segmento em que atua.

3) Experiência é fundamental

Não basta apenas contar com uma boa solução se a empresa não conhecer com propriedade a área de atuação do seu negócio. O melhor caminho é contar com uma empresa que possua, de fato, experiência no seu segmento, pois poderá auxiliá-lo na adequação de processos, na proposta de ações e, principalmente, compreender as implicações e peculiaridades de sua área. Muito mais do que uma solução integrada, a INFOX, conta uma metodologia exclusiva voltada à assessoria e gestão de loja, tendo como experiência mais de vinte anos de participação no segmento de materiais para construção, elétricas, hidráulicas, móveis e eletrodomésticos.

4) Defina seus objetivos e metas da mudança

Para obter sucesso com o processo de mudança, é imprescindível ter todos os objetivos do negócio muito bem definidos. São eles que pautarão suas ações e farão seu negócio ser trilhado com foco na meta final, seja organizar os processos da loja, obter maior controle no cotidiano da operação ou, ainda, ter um melhor resultado nas finanças da empresa. Coloque este plano no papel e garanta que a empresa pesquisada poderá auxiliá-lo nestes quesitos.

5) Liste e repense os processos da loja

Para garantir a abrangência da solução escolhida, pontue todos os processos de sua empresa e avalie de que forma a nova solução irá auxiliá-lo na gestão do varejo. Neste ponto, é importante que sejam apontados os pontos que merecem atenção e quais suas expectativas de melhoria em cada área e etapa.

6) Envolva as pessoas no processo

Após listar suas opções de oferta da solução, envolva as pessoas mais importantes para seu negócio no processo de checagem e alinhamento dos processos. Lembre-se que elas que farão, efetivamente, sua empresa funcionar e alcançar o resultado esperado!

7) Planeje a mudança

Como o processo de troca de solução envolve todas as áreas da empresa, é importante que você planeje este projeto da melhor forma possível, sem causar transtornos à sua operação. Para isso, é importante contar com o conhecimento da empresa contratada, para garantir a segurança de suas informações e a adaptação da equipe.

8) Pensar a longo prazo

Tenha em mente que, apesar do investimento inicial, o resultado de uma empresa organizada e com fácil acesso às suas informações tem incontáveis vantagens! Uma empresa que consegue controlar e gerir com sucesso seu estoque, por exemplo, pode obter uma rentabilidade muito superior àquela que conta com perdas ou grande volume não planejado. Em outro caso, a empresa pode estar deixando de ganhar por não calcular adequadamente sua margem sobre os produtos comercializados, enquanto poderia estar tendo uma lucratividade bastante favorável. O retorno de investimentos, neste caso, é fundamental para conseguir mensurar os benefícios da adoção de uma nova solução.

9) Treinamento

Tão importante quanto a escolha e o sucesso do projeto, são a capacitação de sua equipe para o uso adequado da nova solução. Garanta que as principais pessoas envolvidas na sua operação estejam alinhadas à mudança.

10) Atendimento de qualidade

Não basta ter passado por todas estas etapas se a empresa escolhida não garantir um bom atendimento à sua equipe. Lembre-se que será uma relação duradoura, por isso, considere a qualidade do atendimento ao cliente neste processo. É fundamental contar o apoio da empresa continuamente e este é um dos principais pontos a serem levados em consideração.

E agora? Está preparado para avaliar de maneira mais criteriosa as ofertas de solução disponíveis? Nós da INFOX podemos ajudá-lo! Conte com nossos especialistas. Faça como as mais de 100 lojas que contam com nossa experiência!

SOBRE A INFOX:

As soluções da INFOX para o varejo contemplam desde o diagnóstico da operação do cliente até a implantação dos melhores processos de gestão, visando redução de custos, aumento de receitas e lucratividade. Saiba mais: https://www.infoxnet.com.br/produtos/varejo-avancado

Fonte:

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