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Saiba como criar sua política de crédito e aprovar mais solicitações

Todos os dias, lojistas e administradoras de cartões recebem inúmeras solicitações de clientes para concessão de crédito e sem uma política de crédito, o que acaba representando um desafio: como atender a demanda sem se perder na análise de tantos critérios e acabar ofertando crédito para quem não tem o perfil adequado.

Por outro lado, entre diversas solicitações a perda de tempo na análise e sinônimo de perda de vendas e faturamento. O sucesso deste processo depende de organização, automatização e a definição de uma política de crédito bem alinhada com a estratégia do negócio.

Neste artigo você vai saber como é feita a análise de perfil de clientes por instituições financeiras, a importância da sua loja ou administradora definir uma política de crédito e como usar todas essas informações para acelerar a análise dessas solicitações, aprovar mais pedidos e, o que é melhor, aumentar a rentabilidade e faturamento.

Como funciona a análise de perfil feita pelas instituições financeiras.

O meio de pagamento mais usado no Brasil é o cartão de crédito e não para de crescer. Segundo o Banco Central, no ano de 2020 o país atingiu a marca de 134 milhões de cartões de crédito ativos, o que representa um aumento de 12% em relação ao ano anterior.

No geral, as pessoas estão procurando por uma concessão de crédito que seja fácil e rápida de ser aprovada e o fazem por terem renda baixa, por nunca terem usado serviços financeiros ou até por estarem no mercado informal e não conseguirem comprovar renda.

As grandes instituições financeiras pesquisam todo o tipo de informação sobre a vida financeira do possível cliente, para cumprir o principal objetivo que é saber se a dívida criada por aquela pessoa será quitada. Por este motivo, quanto maior for o risco de inadimplência, mais o score (pontuação) do perfil do cliente é prejudicado, já que o risco de não cumprir com os pagamentos é grande.

Em resumo, o levantamento das informações dos clientes, com a profundidade que as instituições financeiras mais renomadas do mercado fazem, traz segurança e tranquilidade para quem oferta o crédito.

Porém todas essas informações só são efetivas quando a loja ou administradora tem sua política de crédito bem definida.

Política de crédito: qual a importância e como elaborá-la.

Lojistas e gestores de Administradoras de Cartões precisam dar atenção especial à política de crédito da empresa, pois com ela é possível determinar as regras de cadastro e liberação de crédito, auxiliando no processo de venda, melhorando o fluxo de caixa e diminuindo riscos. A política de crédito precisa estar alinhada com as demais políticas e estratégias da loja ou administradora para que tudo converta no mesmo objetivo.

A elaboração de uma política de crédito deve estar apoiada em quatro pontos:

  1. Padrões de crédito: aqui serão definidas as condições mínimas que o cliente precisa ter para a empresa ofertar o crédito. Pode-se fazer a divisão dos perfis dos clientes por grupos conforme o risco e calcular o custo de perda que cada grupo pode gerar;
  • Prazo de crédito: estipula-se aqui o período que a empresa consegue financiar o cliente, geralmente em dias. O prazo considera política adotada pela concorrência, riscos do mercado, tipo de produto vendido, entre outras variáveis;
  • Concessão de Desconto: toda a redução do preço na hora da venda é considerada uma política de crédito, já que é um estimulo à compra, mas que impacta diretamente nas vendas.
  • Política de cobrança: neste ponto, o lojista ou gestor define os métodos que a empresa usa para receber o crédito e as datas de vencimento mais adequadas.

Como aprovar mais solicitações de crédito com segurança?

Gerir todas essas informações originadas a partir da definição da política de crédito não é tarefa fácil. Entretanto a tecnologia tem evoluído muito neste segmento de concessão de crédito e isso é fundamental para lojistas e administradoras de cartões.

Hoje em dia, com a inteligência de crédito é possível consultar múltiplas instituições financeiras e cruzar dados daquele determinado cliente, de forma muito rápida e precisa. A velocidade no processamento de dados permite o aumento de volume de propostas analisadas, coisa que no modo manual de avalição seria inviável.

A INFOX possui uma solução tecnológica voltada para lojistas e administradoras de cartões que agrega toda a análise por meio da inteligência de crédito e permite que seja montada sua própria política de crédito, com relatórios gerenciais que indicam se as estratégias estão resultados positivos e o que precisa ser melhorado. A solução tecnológica é indicada para:

– Aumentar as oportunidades de negócios, analisando mais propostas e reduzindo custos;

– Reduzir a subjetividade na decisão de dar crédito;

– Padronizar os critérios de avaliação;

– Agilizar a resposta ao cliente;

– Controlar os percentuais de inadimplência e de fraude.

Pense em como pode ser lucrativo para sua empresa ter uma solução que vai trazer segurança na análise de crédito, aprovando mais solicitações e sua empresa vendendo mais! Por isso, fale com um consultor INFOX e descubra o que podemos transformar no seu negócio.

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