fbpx

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE UM AGENTE DE PORTARIA DE CONDOMÍNIO HORIZONTAL?

agente de portaria
7 minutos para ler

Você sabia que, embora seja responsável pelo controle de visitantes, o agente de portaria do condomínio — informalmente conhecido como porteiro — também pode ser incumbido de outras atividades fundamentais para o bom funcionamento da propriedade? Além disso, ele é a primeira impressão que todos têm quando entram ou saem do local e precisa ser alguém que goste do que faz para sempre estar com uma boa expressão e com atitudes agradáveis.

Esse profissional deve ser, ainda, uma pessoa capaz de lidar com situações delicadas que, por vezes, podem ocorrer no cotidiano dos moradores de um condomínio. Neste artigo, vamos falar sobre o que é agente de portaria e qual é a sua importância em um condomínio, bem como apontar as condições que possibilitam a realização de um excelente trabalho.

Quer saber quais as atribuições desse profissional tão importante para a ordem de um condomínio horizontal? Acompanhe!

Saiba que é o agente de portaria

O agente de portaria é o profissional que exerce funções diferentes do vigilante, já que ele não utiliza arma de fogo, mas permanece sempre atento à entrada de pessoas nos ambientes residenciais ou comerciais. Ele repassa informações aos usuários do local, orienta para que cheguem com segurança até o seu destino e registra quem entra e sai do condomínio.

Por isso, ele precisa ter excelente visão de todo o ambiente ao redor, saber a quantidade de veículos suportados pela garagem — no caso de condomínios verticais — e dar atenção aos visitantes, moradores e prestadores de serviço. Portanto, ele é fundamental para o funcionamento adequado dos condomínios e suas atribuições são muito importantes para a segurança de todos.

Entenda a importância do agente de portaria em um condomínio

O agente de portaria desempenha inúmeras funções importantes, como dito. Entre elas, está a guarda do registro de ocorrências que fica aos seus cuidados. Esse registro é utilizado para que os moradores informem sobre problemas com outras pessoas ou com as estruturas físicas.

Eles também podem fazer pedidos de manutenções para áreas comuns ou dar sugestões de melhorias. Não são aceitas denúncias ou reclamações anônimas, sendo que o agente de portaria é o responsável por repassar os dados à administração do condomínio ou ao síndico.

Esse profissional também zela pela ordem do ambiente, devendo ser gentil durante o atendimento ao público. Além de ser educado e saber se comunicar com objetividade, tem o dever de evitar confusões e tumultos na portaria. Ele pode sair do seu posto para operar e fiscalizar o uso dos interfones para que os equipamentos sejam mantidos em perfeito estado. Observe, a seguir, as principais funções do agente de portaria!

Reestabelecimento da ordem no condomínio

Quando os usuários descumprem as normas, por exemplo, a lei antifumo, o agente de portaria alerta para que cumpram as determinações legais. Por outro lado, ele é o responsável por entrar em contato com os serviços de emergência, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, entre outros.

Sempre que acontecer algo fora do comum no condomínio, o profissional deve agir para reestabelecer a ordem. Vale destacar situações de vandalismo, indivíduos estranhos acessando as edificações, assaltos, incêndios ou o simples fato de alguém ficar preso no elevador (se for o caso). O agente de portaria monitora os circuitos de segurança, os monitores de TV e os alarmes e pede socorro sempre que for necessário.

Recebimento e distribuição da correspondência

Todas as encomendas feitas pelos moradores do condomínio são entregues na portaria e cabe ao agente não permitir que o entregador entre, mas fazer uma triagem de todos os documentos, envelopes e pacotes para encaminhar às pessoas certas, evitando extravios e outras situações desagradáveis.

Caso chegue uma encomenda dos Correios, o agente de portaria geralmente chama o destinatário mencionado no pacote. Contudo, se não houver ninguém na unidade, o profissional pode receber o volume. Claro, no entanto, que estes processos são adequados conforme necessidade e regras do próprio condomínio.

Controle do acesso de visitantes

Controlar a entrada e saída de pessoas talvez seja a atribuição mais básica e óbvia de um agente de portaria, mas não deixa de ser uma das mais importantes. Com o objetivo de garantir a segurança no condomínio, o profissional deve interfonar para o morador solicitado para, então, permitir ou não a entrada de pessoas estranhas.

Atualmente, algumas soluções tecnológicas já oferecem opções mais práticas e dinâmicas, como a lista de visitantes pré-autorizados, que pode ser adicionada por meio de um portal exclusivo aos condôminos. Com base nessas informações, a portaria valida o acesso poupando tempo, porém, ainda garantindo a segurança no controle da entrada.

Monitoramento da entrada de prestadores de serviços

Quando a visita é de prestadores de serviços — como eletricistas, encanadores e funcionários de empresas de internet ou TV a cabo —, o ideal é que o agente de portaria se certifique de que aquele profissional foi realmente requisitado.

Para tanto, é necessário que o agente verifique junto aos moradores ou ao zelador se tais serviços foram pedidos. Feito isso, pode-se ligar para a empresa e perguntar se a pessoa que está pretendendo entrar no condomínio é um de seus funcionários. Após permitir a entrada do prestador de serviço, o agente de portaria deve fazer um registro, coletando o seu nome e os demais dados, e, posteriormente, monitorar a sua saída.

Conhecimento dos sistemas eletrônicos de segurança

Já é bastante comum o uso da tecnologia a favor da segurança em condomínios, devido à eficiência obtida com esse recurso. Nesse contexto, é crucial que o agente de portaria seja capacitado para operar os sistemas de segurança utilizados pelo condomínio. Além disso, o profissional deve sempre ficar atento às câmeras de segurança e ao sistema de alarme.

Compreenda as condições para o agente de portaria trabalhar melhor

Existem várias condições que facilitam o trabalho do agente de portaria e, entre elas, está o uso de uma portaria blindada e com boas condições de trabalho. Ela precisa ser bem ventilada e conter um mínimo de espaço para que o funcionário consiga se locomover sem dificuldades. Além disso, é preciso disponibilizar uma linha telefônica para as atividades da portaria e, além disso, é recomendado uma reciclagem (em relação às boas práticas da operação) a cada semestre.

Confira como escolher um bom agente de portaria

Para contar com um bom agente de portaria, é preciso escolher um profissional que se ajuste às regras dos condomínios e que tenha uma boa relação com os moradores. Ser cordial e simpático nos atendimentos é crucial para estabelecer relacionamentos de confiança no local de trabalho.

O profissional não poderá comentar fora do trabalho sobre a sua rotina e nem sobre o cotidiano dos usuários. Por isso, uma das características do agente de portaria é a discrição, assim como ele não poderá conversar com outros funcionários nas áreas comuns por períodos prolongados. Contrate alguém que tenha atenção e responsabilidade.

Enfim, agora, você já sabe o que é agente de portaria e quais são as funções desse profissional que atua em condomínio horizontal! Neste artigo, você conferiu as funções de um profissional de portaria de condomínio e verificou que todas requerem muita responsabilidade, atenção, comprometimento e solicitude. Por isso, escolha um candidato qualificado para o trabalho.

Quer conferir mais artigos sobre gestão condominial e colocar em prática em seu condomínio? Então, assine a newsletter e receba dicas de novos conteúdos!

Você também pode gostar

12 thoughts on “QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE UM AGENTE DE PORTARIA DE CONDOMÍNIO HORIZONTAL?

  1. Não concordo com esse item ,recebimento de encomenda, eu mesmo não queria receber uma encomenda e avise p meus familiares agora em um condominio se o morador não quer mais a encomenda ? eu recebo e ai quem vai se responsabilizar acho muito vago esse procedimento

    1. Olá, Joaci! Esse item trata especificamente sobre a função do agente de portaria que lida no dia a dia com funções como o recebimento de encomendas. Ele deve fazer a triagem na própria portaria, visando a segurança dos condôminos.

      Caso o morador não queira receber uma “encomenda” ele deve entrar em contato diretamente com a empresa responsável pelo envio. O agente de portaria está ali para facilitar a triagem de recebíveis e manter a segurança do local! Qualquer dúvida entre em contato conosco que podemos apresentar tecnologias para a segurança e facilidades para controle de encomendas na portaria. Obrigada pelo contato!

  2. o agente de portaria tem o direito de ficar no lugar do acensorista de elevador, enquanto ele tira seus 15 minutos de descando?

      1. Olá, Maria Alice! Tudo bem por aí?
        O agente de portaria também é a função mais conhecida como porteiro(a). Hoje em dia, o termo mais utilizado para o escopo costuma ser este: agente de portaria. Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Até mais!

Deixe um comentário