SEGURANÇA DE PORTARIA: CONFIRA O CHECKLIST DE PROCEDIMENTOS

4 minutos para ler

A segurança de portaria deve estar entre as maiores preocupações de um síndico. Afinal, qualquer falha pode comprometer o bem-estar e a integridade dos moradores e funcionários de um condomínio.

Mais do que simpatia e bom humor, o agente de portaria precisa estar bem preparado para lidar com situações que podem causar algum risco ao local — isso significa que investir em procedimentos de segurança na portaria é primordial.

Pensando nisso, preparamos um checklist para a segurança de portaria do seu condomínio. Acompanhe nossas dicas!

Checklist para segurança de portaria

O que fazer ao atender visitantes

Nesses momentos, é preciso que o agente de portaria tenha muita atenção, pois muitos ladrões se disfarçam para cometerem crimes — fingem ser amigos e parentes de condôminos ou prestadores de serviço.

Para evitar esse tipo de ameaça, o ideal é interfonar para o morador e avisá-lo sobre a presença do visitante, pedindo sua autorização.

Como proceder em entregas de delivery e encomendas

Avisar o morador e pedir sua presença na portaria são as melhores medidas a serem tomadas nessas situações. Em caso de ausência, o correto é receber e guardar a encomenda na portaria para ser retirada pelo condômino posteriormente ou entregue por um funcionário.

Caso haja necessidade da entrega diretamente na residência, a triagem feita na portaria deve ser bastante criteriosa, a partir da conferência e validação do documento de identificação do entregador (classificado, neste caso, como visitante) e a liberação deve ser feita sob autorização do morador.

Como abordar prestadores de serviços

A triagem de prestadores de serviços é outro momento que merece atenção. Inicialmente, é preciso informar o morador e só autorizar a entrada mediante confirmação e cadastro dos dados do prestador no sistema (como documento de identidade e foto).

Caso o prestador de serviços não esteja ali a pedido de um morador, mas sim do próprio condomínio, o indicado é apenas autorizar sua entrada após o reconhecimento e autorização do zelador. Mesmo nesse caso é necessário pedir o crachá e fazer registro dos documentos no sistema de controle de acesso.

O que fazer nos horários de limpeza e em casos de obra no condomínio

Nos horários de retirada do lixo e limpeza, a atenção à portaria devem ser redobradas, afim de garantir a segurança do local.

Outra situação que merece atenção é quando o condomínio está em obras, devido à grande quantidade de pessoas que entram e saem o tempo todo. Nesse caso, o ideal é permitir a passagem somente daqueles funcionários listados pelo morador responsável pela obra.

Contudo, o procedimento padrão de triagem no controle de acesso é fundamental, a partir da conferência dos dados e documentos e mediante autorização do proprietário do imóvel.

Como reconhecer os chamados de emergência

Um exemplo bastante comum é o morador ser abordado pelo criminoso em seu carro, seja antes de entrar no condomínio ou em percurso anterior. Nesse tipo de emergência, é interessante oferecer ao condômino uma forma de se comunicar com a portaria, para que, assim, medidas sejam tomadas para o seu socorro.

Funcionalidades conhecidas como “alarme de pânico” são bastante indicadas para controlar situações como essas e acionar uma medida de segurança pela equipe do condomínio.

Dicas de segurança de portaria

Confira, agora, mais algumas dicas de segurança para a portaria do seu condomínio:

  • orientar funcionários para que jamais compartilhem informações pessoais de moradores com alguém;
  • sempre conferir se não há suspeitos na entrada ou saída de pessoas do condomínio;
  • capacitar os funcionários e moradores para a segurança em condomínio;
  • empregar soluções para controle de acesso e monitoramento das áreas;
  • não permitir que carros com vidros escuros levantados entrem sem contato visual com o visitante/morador, ainda que a entrada tenha sido liberada de maneira automática por algum equipamento;
  • contratar uma empresa especializada em controle de acesso para garantir a dinâmica eficiente e a segurança do condomínio.

Essa última dica é fundamental, pois, com uma empresa especializada em soluções de tecnologia para o controle de acesso, o condomínio estará nas mãos de quem realmente entende do assunto, garantindo, assim, medidas mais eficazes para a tranquilidade de todos.

Quer conversar um pouco mais sobre a segurança do seu condomínio e conhecer as soluções que temos para você? Entre em contato conosco! Aproveite também para baixar este e-book: “Controle de acesso: o guia para garantir a segurança do condomínio”.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Share This