Segurança em condomínio: guia para síndicos e administradores!

Segurança em condomínio: guia para síndicos e administradores!
12 minutos para ler

A segurança em condomínio é um ponto que merece muita atenção por parte do síndico. Isso porque os moradores esperam que o seu lar seja um ambiente seguro, no qual eles possam transitar sem se preocupar com o seu bem-estar. Além disso, a falta de segurança pode acarretar em prejuízos maiores, como furtos, e até trazer danos irreparáveis, como é o caso de acidentes.

Levando tudo isso em consideração, é importante fazer um bom planejamento para garantir que todos os condôminos terão a proteção que merecem. No entanto, muitos não sabem exatamente como proceder nesse momento ou quais decisões tomar.

Para ajudar você a garantir mais segurança para o seu condomínio, escrevemos este artigo completo que traz muitas informações relevantes sobre o assunto. Confira!

Que obrigação o síndico tem com a segurança do condomínio?

O síndico tem várias obrigações durante a sua gestão, mas as que estão relacionadas à segurança do condomínio merecem uma atenção especial. Isso porque se eventuais problemas ligados à segurança estiverem previstos na convenção de condomínio, o síndico, como gestor do local, terá que responder pelos prejuízos causados, ressarcindo as vítimas pelos danos em questão.

Se, porventura, não houver determinação expressa na convenção de que o condomínio deve ressarcir os danos causados pela falta de segurança ou, ainda, constar no respectivo documento que o condomínio não deve responder por esse tipo de ocorrência, quem fica com a responsabilidade de arcar com os prejuízos é a pessoa que foi lesada.

Além dessa questão, existe outra exceção à regra, que refere-se a quando há prova efetiva de que o síndico tenha ocorrido em culpa. Por exemplo, quando o agente de portaria não segue o padrão de segurança e, negligentemente, permite a entrada de um malfeitor no condomínio.

Como melhorar a segurança em condomínio?

Existem várias formas de melhorar a segurança do condomínio. A seguir, listamos as que consideramos mais eficientes. Veja!

Faça uso da tecnologia

O uso da tecnologia é considerado indispensável para manter uma eficiente segurança em condomínio, mas, para isso, você precisa contar com um fornecedor de credibilidade e que garanta a eficácia dos seus serviços. Você já ouviu falar da INFOX? Ela oferece uma solução que ajuda a otimizar o controle de acesso ao seu condomínio.

Embora você faça uso de câmeras de segurança e possa ter investido em concertinas para proteção de muros, por exemplo, isso nem sempre garante total segurança para os moradores do local, certo? Agora, ter uma solução que contribui para identificação rápida e segura de pessoas autorizadas a entrar no condomínio torna o seu dia a dia muito mais tranquilo, certo?

A INFOX faz um diagnóstico dos procedimentos necessários em seu condomínio e elabora um projeto personalizado de segurança e controle de acesso. Incrível, não?

Adote boas medidas de segurança

Facilitar o acesso a pedidos de ajuda por exemplo, é uma boa medida de segurança. Se, porventura, um morador sofrer uma tentativa de assalto do seu carro, é importante que ele possa contatar algum funcionário do condomínio para pedir ajuda por meio de uma senha ou código específico.

Outra situação comum é quando o morador tem algum problema dentro da residência e necessita de ajuda. Oferecer a ele meios eficientes para solicitar suporte o mais rápido possível é essencial para garantir sua segurança.

Além disso, a contratação de profissionais especializados é indispensável nesse momento. Sendo assim, na hora da contratação, leve em consideração as referências do candidato à vaga e suas habilitações. Se preferir, determine um período de teste para avaliar como ele se comporta em situações reais.

Ademais, esses profissionais também devem saber aplicar medidas preventivas de segurança, a fim de diminuir a vulnerabilidade do condomínio a riscos externos.

Estabeleça regras para os moradores

Estabelecer regras para os moradores é essencial para garantir a segurança em condomínio. Essa é uma maneira de orientá-los sobre a necessidade das medidas corretivas e até mesmo preventivas para mantê-los protegidos do perigo. Entre as principais regras que podem ser estabelecidas estão:

  • os cuidados com as portas, incentivando que os moradores sempre verifiquem quem está do lado de fora (por meio do olho mágico) antes de liberar a trava de segurança;
  • evitar que os portões automáticos sejam acionados a longas distâncias, especialmente se identificar que tem algum suspeito vigiando;
  • evitar que a porta do imóvel fique aberta ou destrancada mesmo em casos de saídas rápidas;
  • estabelecer boas formas de comunicação com os vizinhos em caso de situações de perigo;
  • evitar de deixar cópias das chaves com funcionários ou na portaria. Inclusive, também é importante orientar os moradores para que não deixem as chaves em “lugares secretos”, como embaixo do tapete ou no vaso de flor;
  • caso o condomínio faça uso de cartão de proximidade como tecnologia de controle de acesso, jamais emprestar ou ceder a um terceiro.

Ofereça treinamentos

Embora a contratação dos funcionários seja realizada da melhor maneira possível, levando em consideração experiências anteriores e habilidades de cada candidato, é importante que você ofereça a eles treinamentos para lidar com as soluções tecnológicas e saber exatamente o que fazer em situações de risco.

A INFOX, por exemplo, oferece aos seus clientes todo o treinamento necessário para que os operadores saibam como trabalhar com a sua solução, oferecendo todo o suporte necessário em caso de dúvidas ou eventuais problemas que possam surgir ao longo da adaptação. O treinamento é realizado presencialmente e também pela plataforma EaD.

Por mais que os funcionários tenham experiência no ramo, uma situação de perigo pode fazer com que eles tenham receio de tomar alguma decisão importante ou, até mesmo, de agir no momento certo. Exigir a reciclagem de vigilantes é outro ponto indispensável para garantir a segurança em condomínio.

Quais as melhores tecnologias para segurança de condomínio?

Como você pode perceber, o uso da tecnologia é indispensável quando o assunto é segurança em condomínio. Conheça as que proporcionam melhores resultados.

Tenha um excelente controle de acesso

Quando falamos em controle de acesso, não podemos deixar de explicar melhor como funciona a solução da INFOX. Ela acelera a liberação de acesso de maneira eficiente, podendo ser integrada a catracas, terminais de acesso, cancelas, portões eletrônicos, entre outros.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Gmail

A INFOX trabalha com as melhores tecnologias, como identificação biométrica, cartão de proximidade, TAG veicular ou código de acesso. A operação pode ser em ambiente próprio ou em nuvem (cloud service). Sem contar na funcionalidade “papa-filas”, que nada mais é que um dispositivo móvel com tecnologia que visa garantir a agilidade no cadastro e liberação de visitantes e prestadores de serviços.

O agente de portaria ganha em produtividade, pois é possível que os moradores façam o agendamento de visitas previamente via portal do cliente, acompanhem por meio de relatórios as informações de acesso e têm a possibilidade de realizar uma comunicação direta com a administração, por meio da gestão de solicitações e dúvidas. Todas estas facilidades podem ser disponibilizadas tanto via portal como por um app personalizado para o condomínio.

Faça uso de circuitos internos de câmeras

Os circuitos internos de câmeras são essenciais para identificar a presença de pessoas não autorizadas dentro do condomínio. Além disso, eles também ajudam a reconhecer situações de riscos, por exemplo, uma atitude suspeita de um terceiro no condomínio ou até mesmo entre alguma ação entre moradores que possa colocar em risco a segurança.

Além disso, os circuitos também são muito eficientes para identificar os responsáveis por danos ao patrimônio dos moradores e até do condomínio. Dessa forma, é possível diminuir bastante os transtornos de prejuízos causados por terceiros mal-intencionados.

É importante que as câmeras ofereçam uma boa resolução e sejam de qualidade. O fornecedor desses equipamentos precisa oferecer todo o suporte necessário em caso de falhas em condições normais de uso.

Invista em cercas elétricas

As cercas elétricas inibem a ação de pessoas mal-intencionadas por meio do choque. Dessa forma, o acesso ao condomínio de pessoas não autorizadas diminui, pois a única maneira de adentrar ao local sem se ferir é por meio da entrada principal, a qual é monitorada rigorosamente pelos funcionários e uso da tecnologia.

Algumas cercas elétricas oferecem uma inovação, que nada mais é que um sensor que utiliza infravermelhos para detectar a presença de suspeitos fora do alcance da cerca elétrica. Além disso, elas também contam com alarmes e sirenes que são acionados quando há algo de errado acontecendo.

Dessa forma, o síndico e sua equipe de segurança têm mais controle não só sobre o que está acontecendo dentro do condomínio, mas também ao seu redor.

Não esqueça dos alarmes de segurança

Além das cercas elétricas com alarmes, os alarmes tradicionais são de grande importância. Eles também receberam inovações muito úteis para o dia a dia e que visam otimizar cada vez mais a segurança em condomínio. Geralmente, seu sistema é composto por sensores que, ao identificar um movimento, emitem um som similar ao de uma sirene.

Com o avanço da tecnologia, alguns desses alarmes melhoraram a identificação de perigo dentro dos condomínios. Por exemplo, ao serem ativados, eles acionam uma central, enviando uma mensagem no celular. Isso permite que a ação dos profissionais seja mais rápida e eficiente. 

Assim, os eventuais prejuízos podem ser reduzidos e até mesmo evitados, tendo em vista que não será necessário esperar muito tempo para a ajuda chegar.

Invista em um sistema de gerador de energia

A energia elétrica é muito importante para manter o lugar seguro. Isso porque a maioria dos equipamentos de segurança necessitam dela para apresentar uma melhor performance. Nesse sentido, fazer uso de um gerador de energia é fundamental para evitar transtornos em momentos de queda da energia elétrica.

A partir do momento que você faz uso dessa medida de segurança, logo perceberá que isso trará muitos benefícios não só à administração do condomínio, mas também aos moradores, os quais não precisarão mais ficar preocupados com eventuais quedas de energia, principalmente quando isso acontece no período noturno.

Como o gerador permite que os trabalhos relacionados à segurança e à gestão do condomínio como um todo não parem, os gastos consideráveis decorrentes de prejuízos ocasionados pela falta de luz diminuem muito.

Quais as dicas para segurança em condomínio?

Ao chegar até aqui, você já percebeu que garantir a segurança em condomínio é uma tarefa de grande responsabilidade, certo? Veja o que mais pode ser feito para colocar essa ação em prática de maneira eficaz!

Reúna os moradores para conscientizá-los das regras

Como dito, os moradores também precisam seguir algumas regras importantes que contribuem para o aumento da segurança no condomínio. Nesse sentido, reúna todos para expor os procedimentos a serem seguidos e esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir. Deixe claro que se eles não colaborarem, todos os esforços e medidas preventivas serão ineficientes.

Portanto, além de reuni-los, é importante também deixar alguns avisos em áreas comuns do condomínio para ajudá-los a lembrar de suas obrigações. Um alerta como “não esqueça de fechar o portão” é necessário para evitar esquecimentos por parte dos moradores e garantir uma maior segurança no condomínio.

O mais importante de tudo isso é que os funcionários e moradores precisam estar alinhados no que se refere aos padrões de segurança, sabendo exatamente o que devem fazer em caso de riscos.

Escolha o fornecedor ideal para a instalação do sistema de controle de acesso

Para que a segurança em condomínio seja eficiente, você precisa contar com um fornecedor especializado e que preste um serviço impecável para manter o local seguro. O controle de acesso, que tanto falamos ao longo deste artigo, é um dos fatores de segurança mais importantes.

A INFOX, por exemplo, garante excelência na segurança e privacidade dos dados, além de ótimo desempenho e qualidade no controle de acesso a condomínios.

O principal objetivo da empresa é ser vista como uma parceira para o síndico e para a administração do condomínio, a fim de evitar ao máximo os riscos inerentes ao controle de acesso.

Garantir a segurança em condomínio é uma responsabilidade do síndico, mas para que todas as medidas tomadas sejam eficientes, ele precisa da colaboração dos moradores e, principalmente, de fornecedores e funcionários capacitados e dispostos a oferecer o melhor desempenho. Sem esse auxílio, todo o planejamento e investimento não serão suficientes para manter o local seguro.

Quer melhorar o controle de acesso ao seu condomínio com a tecnologia da INFOX? Entre em contato conosco agora mesmo para entender mais sobre a nossa solução!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Share This