fbpx

Sua loja faz a conciliação de cartões corretamente?

Como sua loja tem feito a conciliação de cartões de crédito? Você sabe se está ganhando ou perdendo com essa operação?

Você sabia que até 2% das vendas podem não ser confirmadas pelas operadoras de cartões? Parece pouco, mas faça as contas sobre o número de transações realizadas na sua loja durante 30 dias e tenha uma ideia do tamanho que pode ser o seu prejuízo.

Mas calma, existe uma solução para essa questão. Sua loja de materiais de construção, elétrica, hidráulica ou móveis não precisa ficar correndo riscos sem uma forma eficaz de fazer a conciliação dos recebimentos através de cartões de crédito, ou débito, pois sabemos que isso impacta diretamente na rentabilidade do seu negócio.

Neste artigo você vai entender um pouco mais sobre a conciliação de cartões, a importância de ter um bom controle sobre ela e a solução para automatizar esse processo. Boa leitura!

O que é a conciliação de cartões?

Estima-se que 3 em cada 10 empresas já tiveram algum problema relacionado a vendas através de cartão de crédito ou débito. E cerca de 28% das empresas não fazem nenhum controle destas vendas.

Fazer a conciliação de cartões é, basicamente, confrontar os números gerados das vendas através de cartões de crédito ou débito com o montante recebido das operadoras. Na prática, significa que você vai controlar, operação por operação, as informações repassadas pela máquina de cartão de crédito que você contratou (chamadas adquirente), verificando se os valores repassados estão corretos, se as taxas combinadas correspondem com o contrato, entre outras informações.

A conciliação de cartões é fundamental para que você e sua loja saiba o quanto tem a receber e o quanto tem a pagar de taxas em cada operação. Sem isso, fica impossível administrar o fluxo de caixa por falta de dados precisos, colocando a saúde financeira do seu negócio em risco.

Por que é importante fazer uma eficaz conciliação de cartões?

1) Com a conciliação vai ficar muito claro o quando é descontado pelas empresas adquirentes.

2) Controle o valor que será repassado para sua loja por data.

3) Confirmar se os valores que estão sendo descontados estão batendo com o que foi contratado com a empresa adquirente.

4) Identificar facilmente quais são as vendas no cartão de cada lançamento na sua conta bancária.

5) Identificar com mais agilidade erros na operação, cancelamentos não previstos, vendas em duplicidade que tenha eventualmente ocorrido.

Use a tecnologia para gerenciar a conciliação de crédito

Vamos supor que, sua loja de materiais para construção fez três vendas ontem, para diferentes clientes com cartões diferentes. Um deles pagou no débito e os outros dois parcelaram em diferentes números de vezes, em seis vezes sem juros e o outro em doze vezes com juros. São três operações distintas, com datas diferentes, cujo valor deve ser repassado para sua loja. Como controlar isso tudo?

Se sua empresa não tem uma solução que gerencie esses dados, acaba perdendo muito tempo com essa função, com uma margem enorme de erros. Utilizar uma planilha é uma opção, mas mesmo assim a possibilidade de erros ainda é grande, o que no fim das contas acaba não sendo eficaz.

Por isso, uma solução tecnológica automatiza o processo, simplifica o trabalho, aumenta a produtividade da equipe e o mais importante: garante que sua rentabilidade não será perdida.

A INFOX, presente há mais de 34 anos no mercado de tecnologia, oferece a solução com metodologia exclusiva Varejo Avançado, feita pensando na realidade das lojas de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis. Essa metodologia combina a tecnologia para fazer toda gestão da loja (da venda à expedição) com assessoria de equipe especializada no segmento do varejo.

A solução INFOX oferece a automatização da conciliação dos seus cartões alinhada com duas das mais renomadas empresas adquirentes do mercado: Getnet e Cielo. Portanto, entre agora mesmo em contato com um de nossos consultores e tenha a gestão completa da loja na palma da sua mão.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.