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7 TENDÊNCIAS PARA O VAREJO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

7 tendências para o varejo de material de construção
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A crise causada pelo Coronavírus afetou, praticamente, todos os setores do mercado. Diante das medidas de isolamento social, muitas obras ficaram praticamente paradas e as pessoas com medo de fazer novos investimentos. Para evitar a falência, muitos empreendedores desse ramo começaram a fazer atendimentos por meio das mídias sociais e passaram a usar o e-commerce para manter os negócios ativos.

Então, se você está em busca de informações relevantes sobre as atuais tendências para o varejo de material de construção, apresentaremos algumas previsões para quem trabalha com esse segmento. Na área de venda de materiais para a construção civil, tendências surgem a cada ano, determinando novos passos para os gestores alinhados aos movimentos da indústria.

Sendo assim, neste artigo, apresentaremos as principais tendências para o ano de 2021 e explicaremos qual é a importância de acompanhar essas mudanças. Aqui, você descobrirá como fazer o planograma das gôndolas para loja de material de construção e encontrará outras informações relevantes.

Achou este assunto interessante e quer saber mais a esse respeito? Acompanhe a leitura deste conteúdo até fim!

Confira as principais tendências para este ano de 2021

Você, que empreende um negócio voltado para a construção e deseja impulsionar o crescimento gerando mais receita, precisa caminhar lado a lado com a evolução do mercado. Caso contrário, o desinteresse pode resultar na falta de clientes pela desatualização, que só trará prejuízos financeiros para a empresa. Por isso, mantenha-se atualizado para aumentar a competitividade diante da concorrência.

Há muitos estabelecimentos que vendem materiais para a construção em nosso país e a cada ano surgem novos concorrentes. Por esse motivo, acompanhe a evolução do mercado para oferecer os melhores produtos e serviços, captar novos clientes e fidelizar aqueles que já compram na sua loja. Em épocas de crise, quem fica estagnado acaba por ter prejuízos financeiros.

1. Produtos reciclados

Falar sobre o comportamento do consumidor brasileiro ainda significa tocar nos efeitos econômicos do país. Afinal, a forma de comprar foi bastante alterada, abrindo portas para um crescimento do consumo de produtos reciclados ou usados. Ainda, a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente são temas que estão em alta e influenciam os hábitos dos consumidores.

Em virtude disso, os itens reciclados com aparência nova roubam a cena, cada vez mais, nas residências sofisticadas, sem deixar de marcar presença nas casas simples, práticas e confortáveis. Atento a isso, o setor tem concentrado esforços no investimento de práticas sustentáveis, como a gestão de resíduos nas obras, procurando dar um destino adequado para tudo o que não pode ser reusado.

Além da ampla promoção para favorecer o uso de materiais ecológicos, há um alto número de construtoras se engajando em projetos em prol da eficiência energética e do uso de recursos naturais. A abordagem sustentável prova que, no meio de uma conjuntura complicada, sempre é possível enxergar oportunidades quando há problemas não solucionados.

Assim, a venda de itens reciclados é fomentada por uma nova visão de mundo, que se alastra aos poucos entre os brasileiros. Trata-se de um conceito mais voltado para a automatização de serviços e a construção de novos sistemas multimodais e de distribuição nas cidades. É o reflexo de um consumo mais consciente, que vai se expandir durante os meses que estão por vir.

2. Lojas antenadas às tecnologias

Não há dúvidas de que a tecnologia, finalmente, chegou para trazer uma grande transformação digital, tanto no setor de construção civil quanto no comércio de materiais. Empreendedores com os olhos mais abertos estão antenados a esse fato, apostando suas fichas. As soluções tecnológicas oferecidas no mercado prometem mais facilidade para as operações, otimizando processos e aumentando o nível de satisfação do cliente.

São diversas as opções disponíveis:

  • possibilidade de encontrar uma representação da sua loja física na internet, por meio do e-commerce;
  • oportunidade para comentar ou avaliar com notas;
  • facilidade de contato e relacionamento por meio de SMS e e-mail;
  • solução de gestão na nuvem;
  • facilidade de buscar informações e fazer operações por meio de dispositivos móveis;
  • agilidade na emissão de boletos e faturas.

Ainda, existem soluções que podem direcionar a clientela até que ela decida passar pela experiência de comprar com você. Um ponto que vale a pena ressaltar é a qualidade do atendimento que, como nunca, se tornou capaz de definir o rumo dos varejistas. O avanço dos e-commerces e das redes sociais possibilita que o consumidor vá até a loja física munido de informações sobre o item que deseja adquirir. Assim, ele consegue acessar inúmeras informações por meio de seu celular.

Sendo assim, ele não tende a fazer tantas perguntas como antes, tomando decisões baseadas no que aprendeu online sobre determinado produto ou serviço. Por sua vez, os vendedores precisam vestir a camisa de embaixador das marcas, proporcionando uma ótima experiência no ato da compra e corrigindo as informações equivocadas acerca das mercadorias. Poucos lojistas se mostram, de fato, prontos e dispostos a isso, pois é necessário ter uma adaptação com a realidade atual do mercado de consumo.

3. Atacarejo

A criação de novos nichos de mercado possibilitou o surgimento de um formato recente no setor: o atacarejo. A combinação costuma ligar os conceitos de autosserviço com o famoso “pague e leve”. Assim, independentemente da quantidade comprada, o consumidor final se autoatende, paga os produtos e os retira por si só.

O público do atacarejo são compradores de lojas de materiais de construção, mesmo consumidores que constroem ou reformam sem a intervenção de construtoras. O projeto principal, que atende a um público segmentado, se resume a uma grande loja sem a figura de vendedor atuando. Os únicos funcionários presentes são os responsáveis pela reposição, limpeza e operação dos caixas.

4. Inovação no orçamento

Ninguém gosta de passar horas calculando os produtos necessários para fazer uma determinada obra, considerando todos os preços e as negociações. Além disso, por mais cálculos que se faça, é normal faltarem materiais durante as construções ou as reformas. Essa atividade longa e complicada está na mira dos empreendedores, uma vez que busca identificar os problemas para encontrar soluções prósperas.

A transparência e a agilidade com o orçamento é uma preocupação do setor e continuará a percorrer os próximos meses. Os lojistas percebem que quanto mais tranquilos os seus clientes estiverem no cálculo das compras, mais confiança será depositada na sua empresa. No entanto, já existem diversas soluções tecnológicas disponíveis para o segmento, as quais facilitam a gestão de projetos e outras atividades relacionadas.

5. Integração de serviços

O mercado de reforma permanece aquecido durante o ano inteiro no Brasil, pois o país tem milhões de casas, apartamentos e salas comerciais sendo reformados constantemente. Isso significa que elas sobrevivem bem até o momento no qual vão demandar leves reparos. Uma hora ou outra, esse fato acontece na maioria das casas por conta do uso e do desgaste natural. Além do mais, todos os anos, surge a necessidade de novas construções e milhares de novas obras são iniciadas.

Com isso, a concorrência no setor de varejo de materiais de construção aumenta, obrigando que as empresas busquem diferenciais relevantes diante da clientela. Uma das possibilidades mais encaradas ultimamente é o oferecimento de um serviço completo, capaz de ir além da mera venda de produtos. Falamos de agregar tarefas, como a entrega de produtos sem custo e os treinamentos grátis abordando dicas de reformas e uso de materiais.

Com o aumento da oferta de capacitações a distância para funcionários da construção civil, o problema da falta de profissionais qualificados tem sido resolvido aos poucos, melhorando o cenário do setor. Para aderir a essa tendência, é necessário fazer as contas e pensar de forma estratégica. Sua oferta para o cliente precisa ser a mais tentadora possível na realidade do seu empreendimento.

Estudar um comércio espaçoso e amplamente distribuído como o de materiais de construção não é fácil. Se preparar para o futuro desse mercado é um desafio ainda mais exigente, porém, contra as claras tendências e números em destaque, não há argumentos. Para ter um bom ano em seus negócios, não deixe de caprichar na escolha de fornecedores comprometidos e de boa procedência.

6. Marcas próprias

As previsões para o comércio de materiais de construção são promissoras, mas fazer uma análise 100% correta é praticamente impossível. Contudo, o que já se pode afirmar como realidade é o comportamento das empresas de varejo nos dias atuais. A maioria delas cria as suas marcas próprias e diversifica os produtos que são colocados à venda para os seus clientes.

A ideia é aumentar os lucros oferecendo opções interessantes com materiais diversos e que sejam de produção própria. Com isso, o faturamento tende a se elevar, uma vez que os produtos da sua própria marca não incluem o custo comercial, os investimentos em publicidade, as despesas com transporte e outras taxas. As novas mercadorias são produzidas e vendidas entre os fornecedores e o dono da marca.

7. Inovação nas vendas

As inovações tecnológicas são aplicadas em todos os setores das organizações. Elas marcam presença no procedimento operacional, no atendimento aos clientes, nas análises administrativas e nos mais variados modelos de gestão. As soluções ainda abrangem as vendas, que acontecem na internet com muita frequência, por meio do ecommerce.

Você pode investir no seu próprio site e conseguir vendas online diariamente. Então, crie a sua loja virtual, ela tem um custo bem pequeno se comparada aos benefícios que pode proporcionar. Não se esqueça de caprichar na descrição dos seus produtos, oferecer diversas possibilidades de pagamento, com parcelamento em cartão de crédito e, se possível, sem a aplicação de juros.


Descubra como fazer o planograma das gôndolas

Na hora de incluir os materiais de construção no planograma das gôndolas do seu estabelecimento comercial, você pode usar algumas técnicas para elevar os lucros. Faça a segmentação dos itens de acordo com as necessidades dos clientes, por exemplo, jardinagem, elétrica, hidráulica e reparos. Pense na praticidade e na comodidade almejada pelo público.

Alguns produtos podem ser exibidos fora da embalagem para serem analisados pelos consumidores, então deixe-os expostos. Também, instale um equipamento para a testagem das lâmpadas, de modo que os clientes consigam averiguar o funcionamento de cada item. Nas prateleiras, distribua as mercadorias colocando aquelas que são mais lucrativas alinhadas com a altura do rosto.

Elas serão os itens encontrados primeiro e que terão mais saídas diariamente. Os materiais essenciais podem ficar na parte de cima para que o cliente olhe toda a gôndola enquanto os procura. Na área próxima ao chão, disponibilize os materiais mais pesados e os produtos de grande rotatividade e mais baratos. Ainda, use prateleiras adequadas para esse tipo de material.

Entenda a importância de acompanhar essas tendências

É importante monitorar essas tendências porque os consumidores mudam de hábito rapidamente e a tecnologia evolui constantemente. Essas alterações causam impactos econômicos negativos para os estabelecimentos comerciais desatualizados. O acompanhamento das novidades traz benefícios financeiros para os empreendimentos.

Os clientes acessam muitas informações a partir dos seus aparelhos celulares conectados à internet. Assim, quando eles entram em um ponto de venda, já sabem exatamente o que procuram e quais são as opções existentes para sanar as suas dificuldades. Por essa razão, eles estão mais exigentes e cobram transparência, agilidade e comunicação apropriada.

As pessoas querem receber mais que produtos de boa qualidade, elas querem atendimento rápido e personalizado. O perfil de consumo atual é interativo e seleciona varejistas que estão dispostos a fazer parte dessa dinâmica. Trata-se de uma realidade irrefutável, que requer esforço e dedicação dos empreendedores para que eles estejam cientes de tudo o que acontece ao seu redor.

Saiba como pode acompanhar as tendências

Crie o hábito de fazer pesquisas constantes em sites voltados para a sua área de atuação. Assim, você encontrará novos produtos que aumentarão a sua receita e conseguirá fidelizar a carteira de clientes. Busque dicas para a atração dos consumidores e use as soluções tecnológicas que foram criadas para propiciar o desenvolvimento dos negócios.

Você pode acompanhar as tendências do varejo por meio do blog da Infox, que oferece conteúdos atualizados continuamente. Além do mais, os empreendedores que gostam de estar sempre atentos às mudanças do mercado podem obter informações importantes nas redes sociais: YouTube, Instagram, LinkedIn e Facebook. Elas também podem ser ferramentas para gerar interação e networking.

Agora que você já conhece as 7 tendências para o varejo de material de construçãodeste ano, coloque os seus projetos em prática e busque sempre investir na qualificação contínua das suas equipes de trabalho, prezando sempre pela implantação de boas práticas de gestão. Fazendo isso, você terá sucesso na sua loja de material de construção civil, já que se manterá atualizado para atender o público nos próximos tempos.

Gostou de conhecer melhor os segmentos mais promissores no varejo de material de construção, mas ainda tem algumas dúvidas ou necessita de informações? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento!

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