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Tracking de Expedição: saiba por que é ideal para fidelizar clientes

Fazer uma boa gestão dos setores de uma loja de materiais de construção é fundamental para reduzir custos, otimizar o trabalho dos colaboradores, aumentar a rentabilidade do negócio e, o mais importante, satisfazer e fidelizar os clientes. 

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre um dos setores mais importantes da loja, a expedição dos produtos. Vamos explicar o que é tracking de expedição, como ele pode ser a oportunidade de fazer o cliente da sua loja voltar mais vezes e comprar mais e como automatizar este processo para garantir todo o seu potencial.

O que é tracking de expedição?

O chamado tracking de expedição nada mais é que o rastreamento de cada etapa da compra feita pelo cliente, desde a confirmação do pagamento no caixa até a logística de entrega na obra. Esse controle é de extrema importância pois garante uma excelente experiência de compra para o cliente, reduzindo custos por organizar de maneira eficiente a entrega. 

Ter relatórios à mão sobre o tracking de expedição podem trazer ao gestor da loja informações importantes, como: 

– identificar e corrigir algum atraso que possa acontecer na entrega em tempo hábil; 

– analisar como está o desempenho de seus colaboradores na expedição dos produtos;

– ajudar a suspender entregas caso o cliente solicite, sem impactar a operação;

– permite otimizar o tempo da equipe de colaboradores para consultas sobre o status das entregas;

– consegue avaliar se os recursos usados na entrega (caminhões, colaboradores, etc.)

Por que um bom processo de tracking de expedição pode fidelizar seu cliente?

Fazendo um processo de tracking de expedição, a loja passa a oferecer ao seu cliente mais tranquilidade, uma vez que ele vai poder acompanhar o status do andamento das entregas e ter a certeza que, o que foi programado está sendo cumprido.

Quando o cliente faz a compra, muitas vezes ele está preocupado com o prazo de entrega da obra e em evitar ao máximo problemas que possam afetar o projeto. Sua loja vai poder construir um relacionamento mais transparente e seguro com seu cliente, garantindo sua satisfação e fazendo com que ele retorne para comprar mais.

Um outro ponto bastante importante para a sua loja é o diferencial competitivo que ela vai ter em relação aos concorrentes, pois grande parte das empresas não fazem uma boa gestão da sua expedição e não cumprem prazos de entrega. 

Automatização: a receita do sucesso

Ter uma plataforma que faz toda a gestão da sua loja, inclusive o tracking da expedição já é primeiro passo. Porém é preciso ter uma análise mais criteriosa dos dados, com base nos parâmetros do mercado. 

E por isso, a INFOX, presente no setor de tecnologia para o varejo desde 1987, oferece aos seus clientes a metodologia exclusiva Varejo Avançado que combina a solução tecnológica com assessoria de especialistas no segmento de varejo para lojas de materiais de construção, elétrica, hidráulica e móveis. 

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