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VANTAGENS DO CARTÃO PRÓPRIO DA LOJA

12 minutos para ler

Lojas que têm cartão próprio (também conhecido como private label) garantem uma série de benefícios, o principal é o fortalecimento da relação com o cliente, mas existem diversas outras vantagens importantes para a gestão do negócio.

Entre as inúmeras práticas que os varejistas podem adotar, a oferta do private label é uma das que mais trazem resultados, pois ela proporciona um maior poder de compra ao cliente, incentiva a recorrência e possibilita um profundo conhecimento sobre sua clientela.

Desse modo, é possível trabalhar a fidelização dos clientes, visando aumentar o valor do ticket médio das vendas, gerar um faturamento constante e ter um diferencial importante em relação à concorrência.

Neste artigo, você vai saber mais sobre esses e outros pontos positivos ao adotar essa facilidade na sua loja.

Confira as principais vantagens das lojas que têm cartão próprio

As lojas que têm cartão próprio, além de promover o fortalecimento da sua marca, contar com o auxílio de uma empresa especializada em financiamentos e oferecer programa de crédito próprio, ainda consegue aumentar o engajamento dos seus clientes e melhorar a gestão para o varejista. Sem falar nos benefícios alcançados à sua clientela, por exemplo, o recebimento de até 40 dias para pagar as suas compras.

Aumento da fidelização do consumidor

A fidelização dos clientes é um fator fundamental para o sucesso de um empreendimento. O cartão próprio da loja oferece benefícios ao consumidor, torna as compras ainda mais interessantes e faz com que eles voltem com mais frequência. Prepare novidades para atrair clientes que desejam fazer o cartão da sua loja e para apresentar ao seu público-alvo, tais como:

  • ofertas para clientes fiéis;
  • promoções exclusivas;
  • descontos especiais.

Os cartões próprios ajudam as lojas a fidelizar seus clientes. É comum que as pessoas ainda se dirijam ao estabelecimento para realizar pagamentos de prestações, mesmo com outras opções disponíveis para pagar boletos.

Dessa maneira, o consumidor circula mais dentro da loja e, consequentemente, crescem as chances de uma nova compra ser realizada. Outro ponto positivo é que, como o cliente já tem o cartão da loja, ele acaba dando preferência para a sua marca na hora de fazer novas aquisições, principalmente pela familiarização e facilidade do pagamento.

Melhor gestão administrativa

Por meio da administração própria da operação do cartão (isto é, sem terceirizar a gestão), a sua loja tem o benefício de estabelecer os critérios para a análise de crédito da maneira que desejar, proporcionando ao lojista mais autonomia e flexibilidade na gestão.

Com o private label, o consumidor não precisa se preocupar com o limite do seu cartão de crédito comum, privilegiando, portanto, o cartão da loja na hora de fazer novas compras. Você também pode oferecer crédito diferenciado para facilitar a jornada de compra do cliente, por exemplo:

  • descontos para perfis específicos;
  • limites de crédito;
  • parcelamentos especiais.

Muitos clientes ficarão satisfeitos em receber um cartão próprio da loja, pois, dessa forma, o seu cartão de crédito fica livre para outras operações. Essa é uma oportunidade atraente para o seu cliente, que percebe a facilidade de efetivar as compras, não influenciando no limite do cartão de crédito comum. Com isso, as suas vendas vão aumentar e o lucro no final do mês vai ser ainda maior!

Maior otimização no trabalho de marketing

Um resultado bastante interessante da adesão ao private label é a facilidade que ele pode trazer ao seu setor de marketing e inteligência de mercado. Quando os clientes usam o cartão da loja, automaticamente, você passa a ter acesso a dados relacionados aos padrões de compra como:

  • período do mês;
  • montante gasto;
  • datas de recorrência.

Com essas informações em mãos, o seu time de marketing pode traçar o perfil dos clientes, personalizar as estratégias de marketing e criar campanhas de vendas direcionadas, aumentando suas chances de conversão. Essa sintonia entre a loja e o cliente garante uma maximização do número de vendas e maiores índices de satisfação, até mesmo daqueles que são mais exigentes.

Conheça as vantagens adicionais

O objetivo principal da solução do cartão próprio da loja é proporcionar um ganho financeiro, baseado no crédito oferecido pela sua empresa aos clientes. Sendo assim, não há interferência na lucratividade apurada em relação às vendas de produtos, mas, sim, um incremento de lucro em cima da operação de crédito que a loja oferece, por exemplo, a partir da receita adicional sobre:

  • juros;
  • encargos;
  • tarifas da operação.

Além disso, as campanhas de publicidade das lojas que têm cartão próprio, é possível fornecer informações atrativas, os seus benefícios, os programas de desconto e as ofertas exclusivas para clientes fidelizados. Desse modo, um volume interessante de vendas pode surgir e aumentar a sua lucratividade.

Modernização da operação

As tecnologias atuais utilizadas nas operações de cartão das lojas oferecem oportunidades incríveis para os lojistas. As soluções que já estão acessíveis no mercado aumentam a competitividade de negócios de todos os ramos. Ao optar por trabalhar com lojas que têm cartão próprio você vai ter acesso aos seguintes componentes:

  • operação moderna;
  • agilidade nos processos de aprovação de novos clientes;
  • aumento progressivo de limite de crédito;
  • melhor experiência de compra para o consumidor;
  • envio de mensagens (SMS) relacionadas às transações do cartão.

Consequentemente, as possibilidades de fraudes vão ser praticamente eliminadas. Outras vantagens são a facilidade em gerenciar as cobranças e o aumento da experiência do consumidor, que pode consultar seu saldo por meio de um aplicativo móvel ou de um portal online, por exemplo.

Fortalecimento de marca

Lojas que possuem cartão próprio passam uma imagem mais imponente e moderna, além de ser um ótimo meio de divulgar a sua marca de maneira simples e direta. Essa é uma demonstração de segurança e de “poder” para qualquer estabelecimento, pois para o cliente a sua loja é tão forte que tem até “cartão próprio”, gerando um sentimento de admiração pela marca e fixando-a na mente de seus consumidores.

Geralmente a marca é impressa no cartão da sua loja que vai ficar nas mãos do seu cliente. Sempre que ele ver esse cartão vai poder se lembrar:

  • das compras realizadas;
  • das promoções aproveitadas;
  • dos descontos recebidos;
  • dos produtos de qualidade adquiridos.

Isso é vantajoso para a sua empresa, já que o fato de trazer à memória dos seus clientes fatos positivos pode influenciar nas decisões das próximas compras. A relação é fortalecida quando o cliente é bem atendido e tem a sua loja como referência no mercado que atualmente apresenta uma competitividade elevada.

Facilidade na cobrança de juros e encargos

Já na emissão da fatura, é possível que a loja inclua todos os juros e encargos de maneira simplificada, sempre que eles sejam aplicáveis. Essa prática aumenta a rentabilização das operações realizadas pelos clientes, pois esses valores vão para a loja e não para as financeiras ou bancos.

No seu contrato do cartão próprio da sua loja pode ficar registrado que as faturas devem ser pagas até a data do seu vencimento. Caso isso não ocorra ou se o cliente pagar um valor menor do que a parcela mínima, precisa ter ciência de que sobre o débito pode incidir:

  • juros contratuais;
  • imposto sobre operações financeiras;
  • encargos do atraso;
  • multa percentual sobre o valor devido;
  • juros moratórios , por exemplo, de 1% ao mês.

Essas sanções são consideradas sempre após a data de vencimento das faturas e incidem até a data da quitação do valor devido. Alguns empreendimentos oferecem a possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes sem juros. No entanto, se você desejar, pode ofertar o parcelamento em até 24 vezes, desde que esteja ciente da incidência dos encargos adicionais, que podem estar incluídos no preço final dos produtos.

Análise de crédito fixa

Por ser uma modalidade de crédito própria, a análise segue uma regra fixa, não necessitando de uma nova avaliação a cada compra, como acontece no crediário. Ter uma análise de crédito fixa permite mais agilidade no processo de compra, oferecer facilidade ao cliente e fazer com que ele opte por sua loja em relação aos concorrentes. Além disso, ao optar pela gestão interna da operação do cartão da loja, o lojista tem a autonomia para definir regras próprias na análise de crédito, gerando mais flexibilidade e controle no procedimento.

Aumento de ticket médio

Quando você administra lojas que têm cartão próprio, sabe que pode aumentar o poder de compra do consumidor e consequentemente elevar o volume das suas vendas, em função do acesso facilitado ao crédito que é oferecido, pois essa se torna uma alternativa viável à população desbancarizada.

A dificuldade de acesso aos cartões de crédito e as taxas cada vez mais elevadas (anuidades, juros etc.) tornam os private labels atrativospor serem menos onerosos ao consumidor, além de oferecer um maior controle de gastos ao cliente.

Compartilhamento de limite

O compartilhamento de limite é um diferencial importante. Nas lojas que têm cartão próprio, pode-se compartilhar um limite único entre o titular do cartão e os dependentes, oferecendo mais independência a cada um eles. O titular não necessita estar presente a cada compra realizada por aqueles que foram presenteados com um cartão adicional, de modo que estes ficam livres para comprar de acordo com as suas necessidades.

Única emissão de fatura do cartão

Ao contrário do carnê, que exige a emissão de uma guia para cada venda, com um cartão próprio da loja o cliente escolhe uma data de vencimento e todas as compras são processadas em um único documento, gerando economia ao lojista. Veja agora outras vantagens do private label:

  • mantém a base de clientes de posse da loja (no caso da administração própria);
  • cria programas de fidelidade para incentivar vendas;
  • gera flexibilidade para regras de vendas e planos de pagamento;
  • integra com facilidade a sua frente de caixa;
  • dispensa investimentos em equipamentos, pois geralmente opera por meio da internet;
  • garante que os ganhos financeiros da operação fiquem com a loja e não com um terceiro (no caso das financeiras);
  • oferece mais tranquilidade na hora de comprar e simplicidade na hora de pagar.

O cliente que tem um cartão próprio da sua loja para fazer as suas compras, de modo que não reduz o limite do cartão de crédito comum, é altamente atrativo. Dessa forma possibilita uma compra facilitada ao consumidor, e que não vai prejudicá-lo futuramente, seja na hora de realizar o pagamento, ou quando estourar a fatura e ficar sem limites para novas aquisições.

Como você pode observar, as lojas que têm cartão próprio podem se beneficiar muito ao optar por essa solução. Além de fidelizar os seus clientes, é possível rentabilizar a sua loja e trazer diferenciais ainda mais competitivos ao seu negócio.

Saiba como escolher uma empresa que ajuda na administração do cartão

O ideal é escolher uma parceira que permita o controle e o acompanhamento das operações e transações do cartão private label por meio de soluções integradas de pagamento online. Uma empresa especializada nesse segmento vai tornar os seus procedimentos mais seguros e dinâmicos, com uma plataforma moderna e eficiente.

Essa empresa responsável pelo processamento dos cartões deve oferecer ao seu estabelecimento as melhores condições e um excelente custo-benefício. Vale também checar se é estratégico para seu negócio permitir que os clientes façam compras em outros locais além da sua loja (pensando no modelo de cartão open private), pois o objetivo do cartão próprio é permanecer vinculado ao público-alvo, além de proporcionar ótimas experiências de compras em comparação aos outros cartões disponíveis no mercado. 

Enfim, você vai precisar de uma parceria tecnológica para implantar o cartão da sua loja. A INFOX atua no mercado de tecnologia há mais de trinta anos, oferecendo soluções flexíveis, com consultores especializados e excelente infraestrutura para atendimento aos seus clientes. Além disso, disponibiliza treinamentos e atendimento técnico para a sua clientela e suas equipes de colaboradores, trabalhando em conjunto com inúmeras lojas que têm cartão próprio!

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe aqui o seu comentário que em breve entraremos em contato e forneceremos todas as informações solicitadas!

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6 thoughts on “VANTAGENS DO CARTÃO PRÓPRIO DA LOJA

    1. Olá Débora! Nosso consultor entrará em contato por e-mail para passar as informações, agradecemos o interesse!

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