fbpx

Confira 5 dicas para ter vendas mais estratégicas

Os consumidores do varejo estão cada vez mais exigentes e na hora de comprar. Além de produtos de qualidade e preço competitivo, eles estão buscando também por informação, comodidade e, principalmente, experiência de compra, necessitando conhecer novas técnicas de vendas mais estratégicas, o que pode ser decisivo na hora de escolher onde comprar.

Para atender essa demanda, uma loja de materiais para construção, elétrica ou hidráulica precisa estar atenta para permitir condições de compra mais acessíveis e por este motivo, ter estratégias para aumentar as vendas é fundamental. Só assim é possível ampliar a vantagem competitiva em relação aos concorrentes, já que esses clientes, quando satisfeitos, vão voltar mais vezes para comprar mais.

Se você tem ou trabalha em uma loja de materiais para construção, leia nosso artigo onde mostramos algumas estratégias que podem incrementar suas vendas. Veja que muitas delas são mais fáceis do que parecem para serem implantadas. Boa leitura!

Estratégia 1 – Repense o layout da sua loja

Uma boa e organizada distribuição dos produtos faz muita diferença. Ainda mais no segmento de lojas materiais de construção, que recebem públicos com objetivos distintos: do pedreiro que busca material pesado ou ferramentas até uma consumidora que quer decorar a sala da sua casa. Portanto, limpeza e conservação do ambiente dos produtos são muito importantes.

Importante também é ter uma exposição chamativa e prática de produtos, visando facilitar a vida do cliente. Segmentos de produtos que vendem mais devem estar em pontos estratégicos da loja e se possível perto de outros produtos que completam a venda, por exemplo, espátulas para aplicação de rejunte próximo a pisos e azulejos.

Selecione os seus fornecedores que investem em comunicação no ponto de venda e feche parcerias. Quanto mais impactado de maneira organizada e chamativa, mais seu cliente vai comprar.

Estratégia 2 – Foco no atendimento

Uma equipe de atendimento bem treinada, é uma equipe que tem empatia pelo cliente. Afinal de contas, o seu balconista também é um consumidor. Quando ele vai comprar um tênis, por exemplo, ele não quer ser bem atendido e ter sua necessidade compreendida?

Ao treinar sua equipe aborde também que, o cliente está ali na loja para realizar, provavelmente, um dos maiores sonhos da vida dele e de sua família, que é construir ou reformar sua casa. Entendendo isso o atendimento passa a ser muito mais estratégico e cria um relacionamento mais próximo e de confiança.

Estratégia 3 – Controle dos setores da loja

Os diversos setores da loja de materiais para construção precisam ter uma gestão centralizada, tecnológica e estratégica. De nada adianta você trazer o cliente para loja, gerar nele a expectativa de compra e na hora de fechar o pedido, descobrir que o estoque não está correto e não existe o produto procurado para entrega.

Outro ponto é a gestão financeira. Quando bem organizada e controlada, auxilia o gestor de loja a tomar decisões e planejar investimentos para aprimorar os resultados. Em resumo, com uma boa gestão a loja compra o que precisa, ter poder de barganha maior, vende mais, garante a entrega e fideliza o cliente.

Estratégia 4 – Estar presente no on-line

A maioria dos consumidores começam suas pesquisas no on-line, por isso, é muito importante que sua loja esteja presente nas redes sociais para eles poderem acompanhar suas promoções, novidades, produtos em destaque e dicas de uso e aplicação.

E para complementar tudo isso, é fundamental que a loja tenha um site bem completo e atualizado. Ali será a grande vitrine aumentando a visibilidade e relevância da sua marca, e um importante canal de contato com o cliente.

Estratégia 5 – Diversificar os canais de venda

Para evitar a estagnação de público e vendas, a loja de materiais para construção pode adotar uma estratégia mais abrangente para oferecer uma experiência de compra diferenciada. Um exemplo disso é integrar ao site da loja um e-commerce.

Outra forma de diversificar os canais é a venda direta. Usando a tecnologia, sua equipe de vendedores pode visitar os locais de obra e lá mesmo, usando um tablet, consultar o estoque e selecionar os itens que o cliente ou mestre-de-obras, está precisando. Assim rapidamente o pedido é fechado e a entrega agendada, tudo de maneira automatizada e segura. Além disso, por estar na obra, o vendedor pode perceber a falta de outros itens e sugerir a compra, o que poderia não acontecer se o cliente fosse à loja.

Quer saber mais sobre gestão de loja, venda direta e como implantar tudo isso pode ser mais fácil do que você imagina?

Então você precisa de assessoria de especialistas no segmento de materiais para construção e uma solução tecnológica completa para gerenciamento dos setores da loja. Você precisa então falar com um consultor da INFOX e descobrir tudo que podemos fazer para transformar seu negócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.