O comércio eletrônico brasileiro vem crescendo ano após ano. Somente em 2017, o faturamento teve um crescimento de 12% em comparação ao ano anterior. Já para 2018, a previsão é de crescimento de 15%.

É nítido que as facilidades para se encontrar uma grande diversidade de produtos e serviços, além das várias formas de pagamento, influenciam nesse crescimento. Isso, inclusive, tem estendido às lojas físicas.

De acordo com o IBGE, existem cerca de 60 milhões de brasileiros que não possuem vínculo com bancos e esse grupo movimenta, aproximadamente, R$ 665 bilhões ao ano. Mas, como os lojistas estão fazendo para atrair esses clientes desbancarizados? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe.

Entenda o que são clientes desbancarizados

É interessante definirmos esse conceito para facilitar a identificação, além de mostrar a importância que esses consumidores terão quando forem incluídos nas estratégias da sua empresa.

De modo geral, essa população contém pessoas que recebem seus salários sem a mediação de bancos, outras são autônomas e não necessitam da intercessão de bancos para receberem dinheiro.

Resumindo, os clientes desbancarizados são aqueles que não possuem contas em bancos. Mesmo que essas pessoas não possuam vínculos bancários, elas consumem produtos e movimentam a economia. Portanto, é necessário criar alternativas para fidelizá-los.

Identifique o perfil do cliente desbancarizado

Os consumidores desbancarizados possuem um perfil diferente daqueles que as empresas estão acostumadas a lidar. Normalmente, devido a falta de alternativas de crédito pelo varejo, este público acaba optando por pagar produtos e serviços à vista e, quando utilizado, o crédito possui poucas parcelas.

Com isso, esse público realiza grande parte das suas compras no ambiente digital. Mas, antes mesmo de tomar a decisão final, eles efetuam várias pesquisas — etapa presente na jornada do consumidor — e optam pelo e-commerce com os melhores benefícios.

Uma forma de atrair ainda mais esses consumidores é oferecer planos de fidelidade (cartão da própria loja) com descontos e promoções exclusivas. Normalmente, esse público busca por preços menores e essa forma de fidelidade é um grande atrativo.

Além disso, é importante ressaltar que, no caso da gestão própria do cartão private label da loja, a política de crédito é do varejista, portanto, há uma maior flexibilização nas formas e condições de pagamento do que o habitual.

Ofereça a opção de compra com o cartão da loja

Essa opção é ótima para que clientes desbancarizados possam efetuar o pagamento de suas compras. A partir da análise do perfil de cliente, a loja pode oferecer o que for mais conveniente para esta necessidade: cartões exclusivos da loja, nas modalidades pré ou pós-pago.

No caso do pós-pago, o cartão de crédito é exclusivo para uso na loja e possui uma série de vantagens, que vão desde a oferta atrativa de pagamento à fidelização de clientes para o negócio. Neste modelo, o limite é estabelecido pelo varejista e pode ser, inclusive, compartilhado por mais membros da família, a partir da solicitação de cartão adicional.

Já no caso do cartão pré-pago, de maneira simples, esse tipo de cartão não precisa de comprovação de renda e nem do CPF. Basta que o usuário recarregue com o valor desejado e pronto, já poderá comprar dentro do valor creditado. Viabilizar esse tipo de pagamento no seu negócio ajudará a atrair ainda mais consumidores.

Disponibilize planos de assinatura

Os planos de assinatura já estão ganhando destaque no ambiente digital. Esse modelo de pagamento recorrente é uma forma de fidelizar ainda mais os consumidores, visto que eles podem ter benefícios com o acesso.

O ponto alto é a falta de exigência dos famosos vínculos bancários, liberando o pagamento por meio de meios alternativos, como os já citados anteriormente.

Clientes desbancarizados precisam de uma atenção maior por parte dos lojistas. Por isso, no planejamento estratégico sempre inclua maneiras de atrair e fidelizar essa população.

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