ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO POR MEIO DA ENTREGA E OFERTA DE SERVIÇO NO VAREJO

Gestão do Varejo


            ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO POR MEIO DA ENTREGA E OFERTA DE SERVIÇO NO VAREJO

Diferenciar a sua empresa de varejo das concorrentes é um passo importante para fidelizar seus clientes e aumentar as vendas. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento de negócio.

Apesar de muitas pessoas ainda relacionarem o varejo com questões como ponto de venda, variedade de produtos, estoque, preços e vitrine, nada disso é eficaz para diferenciar empresas similares. A qualidade da prestação dos serviços é que tem o grande potencial para fazer isso.

Desta maneira, desenvolver uma estratégia de diferenciação por meio da entrega e oferta de serviço no varejo é marcar pontos com o seu cliente. Pensando nisso, separamos neste artigo algumas dicas valiosas sobre o assunto. Confira!

Importância da oferta de serviço no varejo

Como já dissemos, a época em que as empresas conquistavam a visibilidade de seus clientes por meio de disputas de preço, vitrines diferenciadas ou propagandas cada vez mais invasivas e cansativas já passou.

Hoje, para que uma empresa de varejo ganhe destaque, é importante que sua oferta de serviço seja realizada de forma diferente —, oferecendo valor ao cliente por meio do atendimento diferenciado, dos serviços de conveniência prestados e também das facilidades financeiras oferecidas. 

Entenda melhor essas ofertas com os exemplos abaixo:

Serviços de conveniência

Quando falamos em serviços de conveniência, estamos tratando de detalhes que, muitas vezes, fazem a diferença no atendimento e fidelizam o cliente, já que trazem satisfação e também a sensação de privilégio.

Entre os serviços de conveniência que podem ser parte de sua estratégia, é possível destacar:

  • entregas em domicílio;

  • entrega com data e/ou horários agendados;

  • prazo de garantia ou de troca estendidos;

  • café ou espaço de atendimento diferenciado;

  • cursos para usar os produtos adquiridos.

Serviços complementares ao produto

Outra forma de criar um vínculo mais forte entre sua loja e seu cliente e diferenciar o atendimento, é oferecer serviços complementares à compra de determinado produto ofertado por você.

Essa oferta deve ser feita de forma complementar ao foco do seu negócio, ou seja, não deve desvirtuar o objetivo da loja nem seu direcionamento.

Em uma loja de materiais de construção, por exemplo, a oferta complementar pode ser de equipamentos e acessórios necessários para as atividades de construção ou mesmo vestuário e calçados específicos para esse trabalho.

Serviços financeiros

Também é válido buscar oferecer serviços financeiros — elementos que tornem as transações financeiras mais fáceis e descomplicadas para seu cliente.

Se sua loja de materiais de construção trabalha com a venda de produtos utilizados por prestadores de serviço, é possível oferecer cartões pré ou pós-pagos. Com eles, o prestador de serviço pode adquirir os materiais necessários contando com um pagamento realizado de forma direta e segura pelo contratante do mesmo.

Comunicação e fidelização por meio de SMS integrada ao sistema de gestão

Também é possível aproveitar-se das ferramentas de gestão para criar e desenvolver um relacionamento de proximidade entre seu negócio e seus clientes.

Por meio do disparo de mensagens via SMS integrado à solução de gestão, é possível enviar notificações sobre pagamentos, como agradecimento por pagamento realizado ou nota fiscal emitida, enviar mensagens especiais em datas como aniversários, entre outras, e, desta forma, estreitar o relacionamento com o cliente.

E então, gostou das nossas dicas? Se deseja saber mais sobre como realizar a oferta de serviço no varejo e se diferenciar da concorrência, ou ainda conhecer as possibilidades do Cartão Obra Fácil, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.