fbpx

A importância do FAQ na oferta do cartão próprio

6 minutos para ler

O cartão próprio é um instrumento que oferece benefícios aos consumidores e aos gestores de um negócio. Com ele é possível criar vínculo com os clientes e realizar negociações que rendam lucro ao vendedor, bem como descontos para o comprador. Para oferecer essa opção de crédito para as pessoas, muitas empresas enfrentam desafios.

As maiores dificuldades dos empreendedores são referentes à área das informações que poderiam ser obtidas de maneira mais fácil. Porém, sem o uso das tecnologias fica difícil para as equipes de atendimento coletá-las para aplicar nas estratégias do negócio. O FAQ é uma ferramenta estratégica que auxilia os colaboradores no relacionamento com os consumidores.

Neste post, vamos explicar o que é FAQ, como funciona e qual é a sua importância para a loja de material de construção. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é FAQ?

FAQ é a siga de Frequently Asked Questions, que traduzido para o português significa perguntas mais frequentes. Nada mais é do que uma poderosa ferramenta que agiliza o tempo de atendimento ao cliente.

Com ele, as perguntas frequentes são respondidas com muita agilidade. A maioria das pessoas faz as mesmas perguntas sobre determinados temas, mas essa tecnologia responderá a essas dúvidas de maneira automática.

Como o FAQ funciona?

Muitos sites possuem páginas criadas para responder às perguntas mais frequentes realizadas pelos clientes. Os dados são inseridos na base de dados de conhecimento ou locais específicos para dar suporte aos atendimentos realizados e os questionamentos são respondidos de maneira rápida.

Isso é feito por meio da tecnologia que filtra as informações e oferece respostas automáticas para os consumidores.

Qual é a importância do FAQ na hora de ofertar o cartão próprio?

Oferecer o cartão próprio para as pessoas de maneira virtual tornou-se um grande diferencial para as empresas. Essa é uma consequência do avanço tecnológico e da pandemia, que afetaram o povo brasileiro e fizeram com que a maioria da população comprasse os itens necessários a partir de suas casas.

O oferecimento do cartão próprio que utiliza tecnologia automatizada é mais do que um diferencial, é uma questão de sobrevivência para as empresas. Saiba que o sistema de FAQ facilita a oferta desse serviço. Então observe a seguir os principais motivos pelos quais é importante contar com essa possibilidade!

1. Aproximar a empresa do público

Com o FAQ, a empresa fica ainda mais próxima do cliente, podendo interagir com ele, falar a mesma língua e atraí-lo para realizar novas compras. As perguntas e respostas funcionam como um diálogo entre o cliente e o vendedor. Às vezes a pessoa fica curiosa pela oferta dos produtos e por causa da sua curiosidade acaba fazendo um cartão da loja de material de construção.

Uma página do FAQ demonstra transparência para o público-alvo e isso é algo muito importante para as pessoas. A maioria dos cidadãos costuma fazer uma pesquisa antes de fechar a compra e ninguém melhor do que o vendedor para explicar quais são os itens ofertados e as vantagens de se obter o cartão próprio.

2. Responder dúvidas repetidas

Responder aos clientes dúvidas repetidas por e-mail se torna uma tarefa cansativa e que ocupa muito o tempo dos colaboradores. A maioria das páginas de FAQ foi desenvolvida para dar suporte nessas questões. As pessoas recebem as respostas em poucos segundos, já que elas são disparadas pelo sistema. Por essa razão, as lojas estão percebendo que o autoatendimento é uma ótima solução.

O ideal é pensar em assuntos relativos ao crédito que são considerados importantes, ainda que a dúvida não tenha surgido. Deixe a questão em standby para que, quando o cliente perguntar, a resposta esteja à sua disposição. Lembre-se de que o FAQ é uma página que possibilita conversas com o cliente e que, por meio deste contato, é possível convencê-lo a adquirir o cartão customizado com a sua marca.

3. Reduzir as objeções

A oferta dessa solução pode ser realizada pelo FAQ e desse modo é possível ter menos objeções em relação à aquisição dos produtos. O cliente que chega ao estabelecimento físico deixa de optar pelo crédito porque está com pressa.

Com o FAQ, ele não terá essa desculpa e poderá analisar com calma os benefícios adquiridos com o cartão.

4. Aumentar as vendas

Se o FAQ funcionar corretamente, existirão maiores chances de os clientes adquirirem o cartão da loja e fecharem a compra com você. Pelo uso dessa página, você permitirá que o público-alvo explore os questionamentos relativos aos seguintes assuntos:

  • condições de pagamento;
  • termos de uso;
  • prazos para parcelamento;
  • troca e devolução de produtos.

Isso facilitará a fidelização do cliente e, como consequência, as vendas aumentarão. Sem contar que é muito mais cômodo para o cliente ter suas dúvidas respondidas no site onde fará a compra do produto.

Quais são as melhores dicas para criar um FAQ?

Criar um FAQ parece uma tarefa complicada, mas com o auxílio de profissionais que possuem capacitação para isso será mais fácil. Para facilitar ainda mais essa tarefa, separamos algumas dicas para você. Veja abaixo quais são elas!

1. Listar dúvidas comuns

Faça uma lista com as dúvidas mais comuns dos clientes. Se preocupe com a cor de fundo e da fonte, tamanho da letra e outros pontos que vão deixar a página mais atraente. E não se esqueça de links que levem os clientes até os tutoriais e vídeos. Isso tornará o FAQ mais organizado e didático.

2. Organizar as perguntas por assunto

Agora que você já tem a lista das dúvidas mais frequentes, é hora de organizar essas questões. Faça um agrupamento por assunto. Dessa forma, além de ser mais fácil preparar as respostas por tema, ainda haverá um norte para adicioná-las na página e separar por categoria.

3. Responder as questões com cuidado

Na hora de responder às questões, tome cuidado para usar uma linguagem de fácil entendimento e evite erros de português. Quanto mais clareza você tiver, melhor. Procure adequar a linguagem ao seu cliente. Seja sucinto e gentil, visto que as pessoas desejam receber um bom atendimento.

Enfim, agora que você já sabe o que é FAQ, como ele funciona e qual a sua importância na oferta dos produtos e do cartão próprio, não deixe de criar essa página. Assim você conseguirá conquistar a atenção de muitos clientes e terá sucesso em seu negócio.

Gostou do nosso post sobre o FAQ e cartão próprio? Leia também o conteúdo “Como tornar o atendimento ao cliente um diferencial competitivo” e adquira conhecimento sobre mais esse assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.