Aprenda agora como calcular a margem de lucro da sua empresa

Gestão do Varejo


            Aprenda agora como calcular a margem de lucro da sua empresa

Independentemente de você ser um micro, pequeno ou um empreendedor de grandes negócios, é essencial conhecer algumas métricas para mensurar o desempenho do seu empreendimento. Além dos indicadores focados nos resultados, você deve aplicar cálculos prévios para identificar quais são as necessidades financeiras da sua empresa. Uma dessas métricas é a margem de lucro.

É por meio dela que o gestor consegue fazer a precificação certa dos seus produtos e garantir o desenvolvimento inteligente do negócio. O termo é muito comum, mas o conceito é, muitas vezes, exposto de maneira irresponsável e incorreta, o que induz o empresário a erros sucessivos.

Neste artigo, você vai aprender o que é a margem de lucro e como calculá-la. Se você quer melhorar o gerenciamento da sua empresa, continue a leitura deste artigo!

O que é margem de lucro?

A margem de lucro corresponde a uma métrica utilizada para encontrar o valor referente a quanto o seu negócio tem de lucro, apresentando-o em porcentagem. O cálculo da margem de lucro, na maioria das vezes, é feito de maneira equivocada por muitos empreendedores. Na contabilidade, existem 4 estágios:

  1. trata apenas do custo das mercadorias (lucro bruto);
  2. deduz esse custo e os operacionais (lucro antes do resultado financeiro e dos tributos);
  3. subtrai as despesas financeiras (lucro antes do Imposto de Renda);
  4. reduz as provisões para Imposto de Renda, Contribuição Social e Participações Estatutárias (lucro líquido).

Margem de lucro bruta vs. margem de lucro líquida

O cálculo da margem de lucro bruta, frequentemente, é feito de forma equivocada. Em vez de considerar todo o custo envolvido no processo de venda de um produto, ele só faz o cálculo de subtração entre o valor de repasse ao cliente e o preço de compra no fornecedor. No entanto, para encontrar o montante real, é preciso apresentar outros custos, como o de transporte da mercadoria.

A margem de lucro líquida é aquela em que o cálculo é feito considerando todos os custos e as deduções tributárias incidentes na operação do seu negócio. Ela é o indicador mais limpo que você vai ter em relação à performance financeira da sua empresa.

Para fins contábeis, é possível encontrar esses valores na DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). É essencial que todas as informações de custos, despesas e entradas sejam consolidadas por meio do balanço patrimonial. É com o cálculo da DRE que os gestores conseguem identificar qual foi o desempenho financeiro do negócio.

Como calcular a margem de lucro?

Você pode fazer o cálculo de margem de lucro de um produto em específico ou de todo o negócio, ou seja, tendo como parâmetros todas as interfaces e operações da empresa. Para calcular a sua margem de lucro, basta fazer a seguinte operação:

margem de lucro = (receitas/despesas)*100.

Esse valor deve ser mensurado com o resultado do negócio, mas é essencial que ele seja ajustado conforme os objetivos e os produtos da sua empresa. Para quem está começando um negócio, é mais difícil encontrar a margem de lucro, uma vez que a sua definição é feita “no escuro”.

O ideal é o que empresário busque mapear todos os custos envolvidos no processo, pesquisar a margem de lucro praticada por produto e, assim, definir quanto ele espera de retorno por item e pela plataforma de negócio. Assim, é feita a precificação.

Como interpretar os resultados

Não existe uma taxa de margem de lucro padrão que todos os negócios devem seguir. Isso vai depender exclusivamente do tipo de produto comercializado, do local e do público da sua empresa. Mas, pensando em uma análise de resultados do desempenho do seu negócio, quanto maior o valor encontrado, melhor.

Esse dado pode ser otimizado por meio da implementação de estratégias para a redução de custos, não mexendo no valor de repasse para os clientes. Quando pensamos em um único produto, pode ser difícil encontrar oportunidades para isso. Porém, é possível melhorar a performance financeira, contribuindo para o crescimento da margem de lucro, atuando em despesas fixas, como água e energia, por exemplo.

Você viu que cuidar das informações do seu negócio é o passo primordial para fazê-lo crescer, não é verdade? Por isso, tenha um contador parceiro para ajudar você a identificar oportunidades e a fazer o planejamento da sua empresa para os próximos anos. Além disso, vale contar com uma solução de gestão integrada confiável para otimizar o desempenho do seu negócio.

Se você achou o nosso partigo sobre o cálculo da margem de lucro interessante, aproveite e confira o nosso guia completo de como aumentar a receita no varejo. Boa leitura!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.