O que é experiência de pagamento? Saiba por que você deve se preocupar com isso

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Talvez você já tenha ouvido falar em experiência de pagamento, mas ainda tem dúvidas sobre esse assunto! Neste artigo, vamos explicar os motivos pelos quais os lojistas devem se preocupar com o tema. Depois de ler este conteúdo, você vai entender o que é a experiência de pagamento e como ela funciona.

Descubra, ainda, qual é a importância da experiência de pagamento para o varejo, de que modo ela pode aumentar a taxa de conversão, propiciar a fidelização da clientela e impactar positivamente o crescimento do seu negócio. Ficou curioso para saber mais a esse respeito? Acompanhe a leitura!

O que é a experiência de pagamento? Entenda!

A experiência de pagamento é o modo como os clientes se sentem ao realizar uma compra e efetivar a quitação do valor do produto pessoalmente nas lojas físicas ou por meio da internet.

Por conta do cenário atual de pandemia, principalmente por conta do desafio dos varejistas que podem eventualmente estar com sua loja física fechada, atualmente, essa é uma prática bastante comum para uma parcela significativa de consumidores que estão inseridos no mundo digital.

A experiência de pagamento refere-se às etapas do processo de pagamento, que devem ser facilitadas ao máximo.

Como funciona a experiência de pagamento? Descubra!

Em alguns casos, a experiência de pagamento acaba sendo pouco impactante para o consumidor, devido aos inúmeros obstáculos oferecidos pelos sites das lojas online, ou pelas filas nos estabelecimentos físicos (hoje bastante evitadas e desaconselhadas por conta do risco de contágio da Covid-19).

Se esta experiência for ruim, um número elevado de potenciais clientes abandona o carrinho de compras antes de concluir a transação, ou vai embora sem pagar a sua fatura e decide comprar em outros locais.

Quando a compra é pela internet, uma outra possibilidade de experiência pouco positiva é quando os clientes desistem pela obrigatoriedade de registro no site, ou pelo não oferecimento de alternativas para o pagamento. Por esses motivos, é importante oferecer diversas possibilidades para o pagamento das compras, por exemplo, parcelamento em cartão de crédito, ofertas exclusivas a partir do pagamento preferencial da loja, como o private label, boletos enviados por e-mail, aplicativos que permitam o acesso às faturas com códigos de barras, entre outros.

Por que o lojista deve se preocupar com a experiência de pagamento? Confira!

Você precisa se preocupar com a experiência de pagamento porque o varejo está passando por mudanças significativas advindas das inovações tecnológicas e do novo cenário de compras instaurado após o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, desde março desde ano.

A clientela que, antes, buscava as lojas físicas para adquirir os seus itens preferidos e pagar as suas contas na fila dos caixas, agora, já está se adaptando aos recursos acessíveis por meio do celular.

Como a experiência de pagamento é importante para o varejo? Verifique!

Houve um aumento enorme da competitividade pelo rompimento das fronteiras e pela facilidade que os dispositivos móveis oferecem ao público. O número de pessoas que compram e pagam virtualmente cresce diariamente, portanto, a experiência de pagamento é um diferencial que pode levar o seu empreendimento ao sucesso tão almejado. Veja outras razões para investir em melhorar a experiência de pagamento:

A lucratividade da sua empresa tem potencial de aumento se os seus processos de compra e de pagamento forem intuitivos e oferecerem segurança. Se os clientes ficarem satisfeitos com a compra dos produtos e com a experiência de pagamento em sua loja, eles vão retornar e podem ser fidelizados. Além do mais, vão indicar o local para os seus amigos e familiares, compartilhando a satisfação com conhecidos.

O que deve ser considerado para uma boa experiência de pagamento?

Uma boa experiência de pagamento ocorre quando o cliente chega ao caixa sem uma longa espera em filas, ou conclui o checkout facilmente, além de todas as medidas de segurança e isolamento determinadas por órgãos de saúde.

Se o empreendedor facilita e agiliza os procedimentos de compra, vai se destacar da concorrência. Também é aconselhável oferecer um design atrativo e não solicitar cadastros detalhados, com informações pessoais, que podem ser colhidas por e-mail em ocasião oportuna. Além do mais, você também pode:

  • simplificar a jornada;
  • oferecer ajuda;
  • reduzir distrações;
  • fornecer opções de pagamento certas.

Vale destacar que não existe uma abordagem que sirva de modelo para todos os negócios, contudo, seguindo essas dicas, você vai perceber os resultados dentro de pouco tempo. A INFOX é especializada, entre outros setores, em meios eletrônicos de pagamentos e tem a melhor solução para otimizar esta experiência da sua clientela.

Agora, você já sabe a importância da experiência de pagamento para atrair e reter clientes em sua loja! Deseja obter mais informações? Entre em contato conosco agora mesmo!

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