AFINAL, O QUE É GESTÃO DE RISCO DE CRÉDITO?

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Atualizado em: 26/12/2019


Correr riscos é parte da rotina diária de qualquer empreendedor. Afinal, sem fazer algumas apostas, dificilmente você ganha os prêmios maiores. Porém, é importante seguir esse caminho com responsabilidade para não sofrer perdas desnecessárias. Para isso, serve o trabalho de gestão de risco de crédito.

E o que seria isso? Bem, os riscos de crédito são as chances de que sua empresa sofra algum prejuízo associado ao não cumprimento de um acordo. Na oferta de crédito no varejo, por exemplo, isso acontece quando um cliente não efetua um pagamento no prazo determinado. A gestão desse risco representa as atitudes que você pode tomar para prevenir essa perda.

Esse processo é muito importante para qualquer empresa que pretende se manter no mercado. Pode parecer mais importante se concentrar em aumentar os ganhos, mas se eles se perderem, no fim das contas, você não manterá sua margem de lucro.

Agora que você entende um pouco o que é a gestão de risco de crédito, veja aqui os principais benefícios e passos para colocá-la em prática!

Quais são os benefícios da gestão de risco de crédito?

Antes de saber como colocar a gestão de risco de crédito em prática, é importante saber o que o seu negócio tem a ganhar com ela. Confira!

Prevenção de inadimplência

Um dos maiores riscos de crédito que uma empresa pode ter é a inadimplência. Especialmente se você oferece vendas parceladas ou outros tipos de pagamento posteriores à aquisição. A saída do produto significa que o seu investimento já foi fechado, enquanto o não pagamento transforma esse custo em prejuízo.

Há várias maneiras de lidar com essa situação. Uma delas é avaliar o perfil do cliente antes de conceder o crédito para uma compra ou para o cartão/crediário da loja, por exemplo. Alguns compradores que estejam com o nome sujo, ou que não possuem o crédito necessário para fazer uma compra segura, podem ter sua aprovação de compras bloqueada temporariamente, por exemplo. Pode parecer uma medida drástica, mas é bem melhor para ambas as partes que não haja uma dívida em aberto acumulando juros.

Acompanhamento orçamentário

Uma gestão de risco de crédito eficiente também envolve um acompanhamento preciso do seu orçamento. Afinal, é assim que você descobrirá quais áreas estão gerando mais prejuízo e como você poderá lidar com a situação. Quanto mais dados você tiver sobre suas finanças, melhor.

Para este ponto, vale a pena investir em uma solução de gestão integrada. Por meio dela, você pode captar informações de forma mais rápida e de diferentes fontes. Tudo de forma padronizada e facilmente legível para análise.

Elaboração de estratégias de crédito

É importante lembrar que sua prevenção de riscos também envolve suas próprias atitudes. Ou seja, você deve se preparar antes de fazer um investimento para garantir que ele terá o retorno desejado. Por isso, você deve desenvolver uma estratégia de crédito antes de começar.

Esse planejamento envolve vários aspectos, desde a manutenção do seu faturamento até os possíveis problemas de mercado que possam ocorrer. Isso ajuda a empresa a se prevenir contra eventualidades, reagindo mais rapidamente e minimizando perdas, quando necessário.

Como fazer uma gestão de risco de crédito eficiente?

A seguir, mostramos os principais passos para você fazer a gestão de risco de crédito em sua empresa. Acompanhe!

Compreenda os riscos existentes

As ameaças estão presentes em todo tipo de transação. Nesse sentido, compreender quais são os riscos de crédito existentes é fundamental para proporcionar mais segurança ao negócio.

Entender essa questão ajuda o gestor a identificar possíveis problemas que podem comprometer a funcionalidade da empresa, o que contribui para a criação de estratégias eficientes que garantem que o negócio não sofrerá prejuízos.

Além disso, ao compreender os riscos existentes, o gestor também consegue verificar se as reservas de capital são capazes de cobrir perdas a curto prazo.

Conheça os 5Cs do crédito

Você sabia que a gestão de riscos está embasada em cinco pilares? Pois bem, eles são essenciais para trazer mais segurança nas tomadas de decisões, pois como diferentes critérios são analisados, as incertezas são reduzidas. Veja quais são os 5Cs:

  • caráter: está ligado à reputação do cliente no mercado e, consequentemente, ao seu histórico financeiro. Isto é, a avaliação das transações anteriores também são analisadas;

  • capacidade: aqui é verificado se a empresa é capaz de honrar com todos os seus compromissos;

  • capital: diz respeito ao patrimônio líquido do cliente;

  • colateral: refere-se a todas as garantias que são oferecidas para possibilitar a transação, como carro, imóveis e outros ativos;

  • condições: é a análise de potencial crescimento ou declínio do cliente, no que se refere à sua situação financeira.

Invista em tecnologia

O monitoramento dos riscos e a automação dos processos precisam estar alinhados para atender às necessidades da empresa e, com isso, reduzir os riscos de crédito. Com soluções específicas, você consegue avaliar várias informações, como histórico de transações financeiras, bancos de dados, consultorias cadastrais, entre outros.

Essas informações trazem mais segurança com relação às condições do cliente, possibilitando que a concessão de crédito seja feita com o mínimo de risco possível. Sendo assim, além de realizar transações seguras, você também consegue ter uma boa relação com o seu cliente.

Conte com o auxílio de uma empresa especializada

Nem sempre o gestor consegue ter um conhecimento absoluto sobre todos os processos de uma empresa; no entanto, isso não é um problema, é algo natural. O importante aqui é reconhecer a necessidade de auxílio e contar com uma empresa que apoio esta estrutura de maneira consultiva para otimizar a rotina do seu negócio. Entre os principais benefícios que isso vai lhe proporcionar podemos citar:

  • aumento das vendas pelos clientes que apresentam baixo risco de inadimplência;

  • redução das chances de erros;

  • diminuição das perdas pela limitação de vendas aos clientes que apresentam risco elevado.

Além disso, o seu negócio também se beneficia com:

  • auxílio na definição da política de crédito;

  • modelos estatísticos para prever a inadimplência de clientes;

  • automação e padronização do processo;

  • redução de perdas com crédito e despesas;

  • otimização do tempo;

  • suporte na tomada de decisão.

 A gestão de risco de crédito deve ser levada muito a sério nas empresas. Isso porque sem uma receita suficiente, o negócio não tem como se desenvolver, realizar novos investimentos e o pior: não consegue arcar com seus compromissos, o que faz com que ele contraia muitas dívidas e perca credibilidade com seus fornecedores.

Agora que você entende melhor a importância da gestão de risco de crédito, é hora de aplicar essas práticas no seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Então baixe nosso e-book gratuito: “Como lidar com a inadimplência no seu negócio”.


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