O que é a curva ABC e como usá-la na loja de materiais de construção?

3 minutos para ler

Em uma loja de materiais de construção, um dos pontos mais importantes para a gestão está relacionado com o controle de estoque. Por meio dele, há a possibilidade de comprar e repor produtos sem afetar a experiência do cliente, otimizando o espaço físico do ambiente e, ainda, acordando as melhores condições de negociação com os fornecedores.

Com o objetivo de que essa tarefa seja cumprida de forma eficaz, a curva ABC é uma estratégia a ser considerada, uma vez que ela vai sanar a maior parte dos problemas enfrentados pela gestão.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você saiba o que é essa curva, qual a sua importância e como utilizá-la em uma loja de materiais de construção. Boa leitura!

O que é a curva ABC?

Conforme abordado, a curva ABC é uma técnica utilizada que visa, principalmente, a diminuir os gargalos de um controle de estoque. Por meio dela, os profissionais têm a oportunidade de classificar os produtos que vão compor o estoque de acordo com a sua importância.

Os que trazem maior retorno, por exemplo, são classificados como produtos da curva A. Da mesma forma, produtos que se classificam como itens que oferecem um retorno médio ficam na curva B, enquanto os da curva C são aqueles que não trazem um resultado significativo para a loja.

Como utilizar a curva ABC em sua loja?

Com a finalidade de utilizar a curva ABC em sua loja de materiais de construção, para que seja viável obter o retorno esperado, existe a necessidade, inicialmente, de fazer um inventário do estoque e de organizá-lo em ordem decrescente. Isto é, o primeiro passo é obter uma listagem de quais são os seus produtos disponíveis, bem como entender aqueles que estão em falta e têm saída no mercado.

Logo em seguida, existe a necessidade de calcular valores acumulados. Exemplo: se o seu negócio tem 10 unidades de um produto Y que custa R$ 20 e conta também com 20 unidades de um produto X que custa R$ 10, o valor acumulado de ambos é o mesmo. Ao entender essa porcentagem, você tem a possibilidade de contar com um melhor controle sobre as mercadorias e, até mesmo, de reduzir desperdícios.

Por fim, contar com a tecnologia como aliada é o mais indicado para o cálculo eficaz da curva ABC, justamente porque isso vai automatizar o processo e facilitar a visão estratégica de seu negócio.

Hoje, com as possibilidades amplas de soluções de gestão para as lojas de materiais de construção, contar com a tecnologia como aliada auxiliará a gestão a reduzir erros, além de trazer a oportunidade, para toda a equipe, de contar com uma visão mais estratégica do negócio, baseada, principalmente, em dados.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é a curva ABC e como aplicá-la em uma loja de materiais de construção. Conforme abordado, existem soluções que trarão mais facilidade para esse cálculo, possibilitando que todas as tarefas sejam automatizadas e simplificadas. Além disso, há empresas que oferecem alternativas flexíveis, com consultores especializados que vão tirar todas as dúvidas para uma gestão mais dinâmica e efetiva.

Bateu o interesse? Entre em contato com a gente e conheça a INFOX e as soluções que oferecemos para o seu mercado!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Share This