Perfil do devedor: qual a importância e como identificá-lo?

4 minutos para ler

Entender o perfil do devedor é muito importante para proteger a sua empresa de prejuízos. A partir do momento que você identifica esse tipo de cliente inadimplente, é possível criar estratégias específicas para abordá-lo e solucionar o problema da melhor forma possível.

Neste artigo, explicaremos a você como identificar cada perfil de devedor, apresentando os principais tipos. Continue a leitura e confira!

Quais os tipos de perfil do devedor?

Antes de ensiná-lo a identificar os tipos de perfil de devedor, você precisa conhecer cada um deles. A seguir, trazemos uma breve explicação sobre eles. 

Devedor ocasional

O devedor ocasional refere-se a um grupo de pessoas que não costumam deixar de pagar ou atrasar seus compromissos. Geralmente, essa inadimplência está relacionada a imprevistos. No entanto, quando ocorre a cobrança, esse tipo de perfil de devedor tende a quitar o débito o mais rápido possível.

Esse é um tipo de crédito fácil de recuperar, devido a isso, o relacionamento com o cliente precisa ser mantido. Oferecer descontos nos juros, por exemplo, é uma forma de melhorar a experiência desse cliente com a sua empresa.

Devedor crônico

Esse perfil de devedor tende a atrasar constantemente o pagamento de suas obrigações, devido à sua falta de organização financeira. Muitas vezes, a quitação do débito só ocorre após uma ação efetiva de cobrança.

Vale destacar que, embora ele atrase com frequência as suas contas, o devedor crônico sempre quita os seus débitos, mesmo com a aplicação de juros e multas. Pode demorar, mas ele paga. Apesar dos atrasos, o relacionamento com esse tipo de cliente deve ser mantido por conta dos retornos financeiros que ele gera ao negócio.

Devedor negligente

O devedor negligente, por ter muito descontrole financeiro, contraindo dívidas maiores que seu poder aquisitivo, não tem condições para quitar seus débitos imediatamente. O risco desse perfil de devedor manter a sua inadimplência por um grande período de tempo é alto, por isso, sua empresa corre o risco de ter perdas.

A abordagem na cobrança precisa ser incisiva, pois a negociação costuma ser bem delicada. Avalie cada caso especificamente e ofereça condições especiais para facilitar a quitação do débito.

Mau pagador

O mau pagador representa um grande perigo para as empresas, pois eles não dão atenção necessária às ações de cobrança, o que torna a recuperação da dívida um verdadeiro desafio. Como esse perfil de devedor parece não se abalar com a dívida em atraso, é muito difícil conseguir um contato ou diálogo com ele.

Durante a abordagem, é importante deixar claro os riscos de implicações legais. Esse é um tipo de cliente que não é interessante para a empresa manter um relacionamento.

Como identificar os tipos de perfil de devedor?

O primeiro passo é consultar o banco de dados para analisar se o cliente mantém suas informações pessoais atualizadas, como e-mail, endereço e telefone. Isso é de fundamental importância para facilitar uma eventual cobrança.

Contar com uma política de crédito também é essencial para evitar o aumento da inadimplência. Colocar em prática procedimentos como consultas nós órgãos de proteção ao crédito é uma maneira eficiente de avaliar a postura de seus clientes em relação a outras dívidas.

Entender o perfil do devedor é uma excelente maneira para identificar quais clientes valem a pena manter um relacionamento e quais não. A inadimplência é um problema que assola muitas empresas, mas não é só por ser algo comum que você deve se conformar com ela. Muito pelo contrário! As cobranças são essenciais para otimizar seu fluxo de caixa e reduzir os prejuízos da empresa.

Este conteúdo foi útil para você? Então continue por dentro do assunto e confira este e-book gratuito: Como lidar com a inadimplência no seu negócio.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

-
Share This