Estoque parado: quais são as consequências e como evitá-lo?

Gestão do Varejo


            Estoque parado: quais são as consequências e como evitá-lo?

Todo empreendedor sabe a relevância de manter a boa gestão de estoque para mantê-lo em movimento, não é mesmo? Quando as mercadorias que estão no depósito de uma determinada empresa são vendidas, geram dinheiro. Esses valores são utilizados para arcar com os salários dos funcionários, assim como para manter a empresa funcionando.

Por outro lado, um armazenamento sem a gestão adequada pode ficar parado e impedir a entrada de dinheiro. No entanto, há soluções para ajudar na resolução do estoque parado e aumentar as finanças do seu negócio. Temos todas as informações que você precisa para cuidar dessa parte da empresa com mais atenção.

Separamos somente as informações relevantes para sanar todas as suas dúvidas. Siga com a leitura!

Quais são as causas do estoque parado?

Há diversas causas para justificar o estoque sem movimento de empresas, desde a falta de análise da mercadoria até o planejamento de compras. São situações que podem colaborar com a diminuição de lucro do seu negócio, além de alta nos custos com a manutenção do depósito. Por esta razão, empresas devem demonstrar preocupação em otimizar seus recursos para cuidar do armazenamento e mantê-lo em movimento.

Controle do depósito significa gerenciar as compras da mercadoria, evitar adquirir produtos em excesso e itens que acabaram de chegar no mercado. Afinal, os clientes não estão acostumados com uma mercadoria específica e precisam de um certo tempo para conhecê-la. Para esclarecer melhor essas informações sobre estoque parado, separamos algumas outras causas desse problema, confira nos tópicos a seguir.

Cadastro genérico

É comum que funcionários de empresas prefiram catalogar produtos de forma genérica, seja devido a atrasos ou falta de atenção. O cadastro genérico pode ser uma falha humana que atrapalha todo o andamento da mercadoria armazenada. Em seguida, a equipe da empresa utiliza o mesmo cadastro utilizado em alguns produtos, para catalogar outros que sejam totalmente distintos. Talvez na marca, tamanho ou tipo.

Por isso, ressaltamos que o cadastro é fundamental para controlar o estoque, mas cada item precisa ser catalogado com detalhes. Todas as informações da mercadoria devem ser incluídas no sistema, sem esquecer do nome do produto, tamanho, da marca e seção. Quando a equipe da empresa consultar a quantidade, vão ter que lidar com o cadastro genérico. Isso é um grande incômodo nas tarefas da empresa.

Falta de controle nas entradas

Toda etapa da mercadoria no depósito deve ser controlada pelos funcionários desse setor. O produto, ao chegar no depósito, passa por diversos momentos desde a entrada até chegar ao cliente. Quando empreendedores não investem no gerenciamento do estoque, nunca vão saber quais produtos chegaram e qual a quantidade que está sendo armazenada.

A falta de controle nas entradas pode ocasionar estoque parado e é fácil de ser evitada. É fundamental que haja uma fiscalização presente nesse espaço. Não somente na entrada, mas também que acompanhe a movimentação de toda a mercadoria até o envio para o cliente.

Controle manual da operação

Sabemos que falhas humanas podem acontecer, mas contar com empresas que forneçam soluções inteligentes é o que falta no seu negócio. Empresas tecnológicas podem facilitar e até realizar diversas operações no controle do estoque. Desse modo, não há necessidade de submeter os deveres da sua empresa de forma integral ou parcial para os funcionários.

Produtos em falta ou em excesso no estoque

Não saber quais produtos estão em falta ou em excesso no estoque pode definitivamente causar estoque parado. Por esta razão, ter uma gestão de estoque eficaz é de suma importância para não ter falta ou desperdícios de mercadoria. Mantendo a quantidade certa dos produtos no estoque, você estará sempre a postos para atender a preferência da clientela.

Imagine que um produto específico de alta demanda está em falta no armazenamento. Seus clientes não podem ficar esperando, caso contrário vão procurar outra empresa para fechar negócio. Um cadastro adequado ajuda a controlar as compras para o estoque. É a melhor forma de manter os produtos organizados e o armazenamento controlado. Essa é uma outra razão para automatizar as tarefas do seu negócio.

Quais são as principais consequências do estoque parado?

Agora que você já sabe todas as causas do estoque parado, vamos conhecer as consequências desses problemas. Como mencionamos, o problema mais crítico está relacionado à diminuição de lucro por causa da falta de um bom controle do estoque. Além disso, o armazenamento pode ficar desordenado, com produtos faltando e outros em excesso.

Vale ressaltar que algumas mercadorias têm prazo de validade, ou seja, caso alguns produtos fiquem armazenados por muito tempo, deverão ser descartados. No entanto, tudo depende do tipo do item e sua matéria-prima. Por isso, enfatizamos a necessidade de sempre manter o funcionamento adequado e todos os produtos cadastrados apropriadamente.

Como o gestor pode evitar o estoque parado?

Gestores de empresas precisam agir de forma estratégica para evitar o estoque parado. São algumas técnicas que fazem toda a diferença no momento de gerenciar as mercadorias do seu negócio. É fundamental que os funcionários participem de treinamentos, pelo menos duas vezes ao ano, para se atualizarem sobre controle de estoque.

Novas tecnologias sempre surgem para facilitar o trabalho desses profissionais e é recomendado que elas sejam implantadas. Realizar tarefas manualmente aumenta as chances de erros no ambiente profissional. Afinal, produtos passam por tantas etapas e isso torna complicado o trabalho para apenas um gestor. Para diminuir essas falhas, devemos tomar algumas precauções. Veja alguns exemplos a seguir.

Realize uma boa gestão de estoque

Todo negócio que tem estoque, seja varejista ou e-commerce, precisa ter uma excelente gestão de tudo que acontece. Por isso, é fundamental ter uma equipe preparada e capacitada para gerenciar a chegada e movimentação dos produtos, assim como para realizar o cadastro de tudo que será armazenado nesse espaço.

Lembre-se de manter todos os supervisores e gestores atentos às normas de organização e evitar qualquer empecilho que impede a saída de mercadorias. Esses profissionais realizam funções de suma importância e devem estar acompanhados de soluções tecnológicas que facilitem o trabalho deles nas empresas.

Invista em uma boa relação com os supervisores

Os supervisores são os profissionais que administram os estoques, logo, são tão importantes quanto os gestores. Por outro lado, caso essa relação não seja positiva, problemas futuros podem surgir, atrapalhando o funcionamento do espaço de armazenamento. Funcionários precisam estar em harmonia no ambiente de trabalho, manter esse espaço pacífico torna a equipe mais produtiva e determinada.

Os gestores acompanham as movimentações do depósito e os supervisores controlam o andamento das entregas e o armazenamento dos produtos. Como ambos os profissionais exercem funções de gerenciamento do estoque, é preciso que haja cooperação. Afinal, uma gestão de estoque eficaz precisa que eles estejam trabalhando juntos e compartilhando todas as informações necessárias sobre as mercadorias.

Faça promoções atrativas

Quando a demanda por algum produto diminuir, temos que encontrar maneiras de aumentar as vendas. Tudo isso precisa ser feito para disponibilizar o espaço no depósito para outra mercadoria, que esteja em alta. Frequentemente, clientes mudam seus gostos e preferências, os gestores precisam estar cientes sobre quais produtos eles estão buscando e comprando mais para deixá-los disponíveis.

Que tal oferecer promoções para seus clientes? Elas são perfeitas para os produtos que estão próximos da data de vencimento ou quando a busca por uma determinada mercadoria diminuiu. Isso coopera também no espaço de armazenamento disponível. Dessa forma, permitindo que todos os produtos que estejam em excesso sejam vendidos, liberando espaço no estoque.

Com o armazenamento mais livre, a equipe de gestores consegue identificar os produtos que podem ocupar esse espaço. Sendo esses itens os que estão em sendo procurados com frequência pela clientela.

Identifique a sazonalidade dos produtos

Como mencionamos ao decorrer do artigo, há alguns produtos que têm data de validade e precisam ser vendidos para evitar o descarte. Quando os alimentos são mantidos no estoque por muito tempo, eles podem perder toda a qualidade e ficarem impróprios para o consumo. Uma excelente forma de evitar esse problema crítico, é identificar com bastante clareza quanto tempo os produtos costumam durar.

Similar a esse caso, temos a sazonalidade dos produtos. Isso refere-se à época do ano em que é registrada uma alta nas vendas de determinado item. Identificando o período certo quando os clientes vão buscam pelos produtos, compreendemos como manter o armazenamento da empresa. Esse é um outro ótimo motivo para fazer o cadastro correto de toda mercadoria que chegar no estoque, evitando a desorganização.

Nesse sentido, temos também os produtos das datas festivas, que geralmente são procurados somente em um momento do ano. Mercadoria de peças de vestuário de inverno provavelmente não serão vendidas no verão. Quando nos preocupamos com a sazonalidade, conseguimos aumentar a lucratividade da empresa, porque disponibilizamos a mercadoria certa quando os clientes precisam.

Use a tecnologia a seu favor

Usar soluções tecnológicas é fundamental para que os estoques estejam sempre em movimento e com a mercadoria necessária. Com a plataforma certa, é possível capturar e aprimorar o acesso aos dados do estoque em tempo real sobre a chegada, armazenamento e saída de produtos do local. Uma outra vantagem do uso de tecnologias, é que elas reduzem o tempo de recebimento e embalagem dos itens.

Todas as informações dos produtos ficam acessíveis a qualquer momento em qualquer dispositivo com acesso à internet. Assim, fica ainda mais fácil saber quais produtos os clientes mais compram e procurar os fornecedores ideais para deixar o estoque sempre renovado. Dessa maneira, a equipe da sua empresa será auxiliada por serviços que consideram a importância do controle do estoque.

Se você ainda está em dúvidas sobre investir em tecnologias para sua empresa, saiba que elas vão manter seu estoque em movimento. Ou seja, acabando de vez com o estoque parado e permitindo a entrada e saída frequente das mercadorias. Após alguns meses, será perceptível como essas soluções são capazes de indiretamente aumentar as finanças da sua empresa.

Qual a importância de utilizar um software para auxiliar na gestão de estoque?

Já compreendemos que profissionais sem ajuda de soluções tecnológicas podem cometer erros. O mais surpreendente disso tudo é que esses equívocos causam contratempos, assim como também podem ser facilmente solucionados. Seja no momento de cadastrar os produtos, conferir quais mercadorias chegaram ou quais itens saíram para entrega para outros clientes.

Esses são somente alguns exemplos de operações que podem ser automatizadas. É recomendado que empreendedores entrem em contato com as empresas tecnológicas para entender como as soluções oferecidas serão úteis ao contexto da sua empresa. Afinal, cada negócio tem suas especificações e todas elas precisam ser levadas em consideração no momento da transição das operações de manual para automatizada.

Experimente serviços tecnológicos fornecidos por empresas que desenvolvam suas próprias plataformas. São tecnologias infalíveis que vão tornar o trabalho dos gestores de estoque cada vez mais fácil e rápido, permitindo que eles foquem em outros setores da empresa. A produtividade da equipe será elevada para outro nível quando você contratar serviços dessas empresas. Você precisa aproveitar esses benefícios!

Como escolher um software de qualidade?

No momento de escolher uma solução de qualidade para seu negócio, conte com empresas tecnológicas renomadas. Especialmente aquelas que estão há bastante tempo nesse segmento facilitando o trabalho dos profissionais. E claro, automatizando tarefas e aumentando os lucros. Informe-se sobre as melhores empresas e pesquise por avaliações dos clientes, elas são determinantes para auxiliar você nessa decisão.

Geralmente, empresas de tecnologia avançada disponibilizam diferentes soluções, como gestão de loja, segurança e controle de acessos, assim como administração de cartão. Confira quais serviços são oferecidos e encontre aquele que mais se encaixa com seus diferenciais e suas necessidades. Se necessário, contacte a empresa desejada, é importante que eles estejam prontos para atender sua solicitação.

A melhor maneira de aprimorar o processo de gestão de estoque do seu negócio é seguir nossas sugestões de como evitar o estoque parado. Faça treinamentos regulares com toda a equipe e contrate soluções de empresas tecnológicas. Isso é essencial para manter a produtividade dos funcionários e supervisores em alta. Sendo assim, suas vendas vão crescer e a reputação da sua marca será cada vez mais alta.

Esperamos que a leitura tenha sido agradável! Se você gostou do conteúdo, que tal contar com uma empresa que forneça soluções inteligentes para seu negócio? Chegou a hora de resolver seus problemas de estoque. Entre em contato com a Infox, empresa que atua no setor de tecnologia há mais de 30 anos!

Fonte:

Blog Infox
Materiais com download gratuito

Saiba como transformar seu negócio com tecnologia

Baixar materiais
Logotipo INFOX

Centro de preferências de privacidade

Nos preocupamos com sua privacidade.

Quando você navega em um site, ele pode coletar informações ou armazenar em seu computador, geralmente em forma de cookies. As informações coletadas/armazenadas podem ser sobre você, suas preferências ou dispositivos, porém normalmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência web mais personalizada.

Você pode definir suas preferências ou rejeitar os cookies (exceto os de funcionalidade), no entanto rejeitando os cookies pode afetar na sua experiência de navegação no site.

Gerenciar preferências de consentimento

Sempre ativos
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desativados. Geralmente eles são utilizados para guardar preferência como filtros, ordenação, e opções de privacidade. Você poderá bloquear através do seu navegador, porém o funcionamento do website poderá ser prejudicado. Estes cookies não armazenam informações pessoais identificável.
Estes cookies tem a finalidade de contar visitas e informar origem do tráfego, para que possa medir e melhorar o desempenho das páginas do website. Eles ajudam a contabilizar quais as páginas são mais e menos visitadas e entender como os visitantes navegam pelas páginas. Todas as informações reunidas por estes cookies são agregadas, portanto são anônimas. Se não permitir estes cookies, não poderemos contabilizar quando visitou o site.
Estes cookies podem ser inseridos/criados através do nosso site pelas empresas parceiras de publicidade. Podem ser utilizados para construir um perfil sobre seus interesses online e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas se baseiam na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo. Se não permitir estes cookies, receberá menos conteúdo/publicidade direcionada.